Formas de melhorar a experiência de compra

Formas de melhorar a experiência de compra

Existem muitas discussões sobre a experiência de compra do cliente e como melhorá-la. Não é à toa: é a estratégia implementada por meio dele que ajuda a aumentar a satisfação do comprador e suas chances de serem leais ao seu negócio.

A experiência de compra inclui a percepção que o consumidor tem ao interagir com a loja, em busca de produtos, no fechamento de negócios e até no pós-venda.

Esses processos formam a impressão do cliente sobre o e-commerce e decidem se ele retornará ao mesmo local para fazer compras ou se recomendará a loja para familiares e conhecidos (mesmo nas redes sociais).

Com essa definição, você entende a importância de investir nessa questão: se sua empresa proporcionar uma experiência de compra diferenciada e altamente positiva, a fidelidade e as chances dos compradores de se tornarem promotores de sua marca aumentam muito.

Neste artigo, explicaremos melhor esse conceito e forneceremos dicas sobre como melhorar essa experiência e como a tecnologia pode ajudar no processo. Se ficou interessado, continue lendo e receba informações valiosas na íntegra!

7 formas de melhorar a experiência de compra em seu e-commerce

1. Conheça seu público e entenda suas necessidades

A primeira etapa para atender às expectativas do público é identificar as necessidades e mapear os perfis dos clientes. Para auxiliar nesta tarefa, estratégias de busca podem ser criadas para obter informações sobre eles. Portanto, procure:

  • Descubra suas expectativas;
  • Esclareça a importância dos clientes para a loja e torne-a única;
  • Entenda quais canais são mais comumente usados ​​para interagir com o público e quais canais fornecem uma experiência mais satisfatória;
  • Entenda quais são as prioridades de cada consumidor.

2. Tenha um objetivo claro

Outro aspecto importante são objetivos claros. Isso permite que você determine qual caminho é o melhor para atingir uma meta específica. Em outras palavras, eles ajudam a definir um plano de ação com maior probabilidade de sucesso.

Portanto, se sua meta é melhorar o serviço por meio da qualificação da equipe, você precisará determinar quais habilidades precisam ser desenvolvidas e quanto investimento é necessário para o treinamento relacionado.

3. Forneça um serviço impecável

Nenhum cliente gosta de atendimento insuficiente, isso é um fato! Portanto, para evitar essa situação - que pode levar à desistência da compra antes de uma abordagem mais aprofundada - é importante ter uma equipe qualificada.

Oferecer treinamentos e cursos aos colaboradores, orientando-os sempre para que sejam atenciosos, prestativos, educados e dispostos a solucionar os problemas do consumidor, seja de pequeno porte ou de reclamação mais séria.

Ao mostrar interesse em um serviço excelente, o colaborador conquistará a simpatia do cliente, e o cliente levará em consideração a cumplicidade e a honestidade do vendedor. Isso tornará a experiência de compra mais satisfatória e pode estimular a fidelidade do cliente.

4. Melhorar o processo e torná-lo mais ágil

Uma das características distintivas de muitos consumidores hoje é o imediatismo. Isso significa que as pessoas querem resolver seus problemas com rapidez e urgência, por isso as empresas devem se adaptar a essa exigência.

Portanto, é muito importante prestar serviços práticos e eficazes - não se esqueça do cuidado, não ignore as sutilezas do método e a vontade de ajudar os clientes.

Uma das medidas que podem ser tomadas para agilizar o atendimento é:

  • Evita a formação de filas muito longas;
  • Mantenha pessoal de vendas suficiente para atender os clientes quando a loja estiver cheia;
  • Reduza a burocracia no atendimento e reduza a quantidade de formulários e informações necessárias para a finalização da compra.

5. Crie um método para a experiência do cliente

Após implementar tecnologias que melhoram a experiência de compra, muitas empresas acabam cometendo crimes por falta de interesse nos níveis de satisfação do cliente. Nesse sentido, a presença online é importante para manter relacionamentos e atuar como termômetro.

A mídia social e os sites de análise são uma ótima maneira de identificar as reclamações mais comuns e os métodos necessários para resolvê-las.

Lembre-se, é sempre bom que outras pessoas tenham acesso às opiniões cadastradas, dependendo do grau de insatisfação, o que pode criar uma imagem ruim da empresa no mercado. O resultado disso é a perda de clientes potenciais, que deixarão de comprar com base em avaliações negativas.

6. Expansão dos métodos de pagamento

Fornecer vários métodos de pagamento é outra opção para melhorar a experiência de compra. Dessa forma, você pode permitir que os clientes concluam as transações da maneira mais conveniente.

7. Investimento pós-venda

Mesmo depois que o produto é pago e entregue ao cliente, o serviço deve continuar a existir. A empresa que dá essa atenção aos consumidores é a que mais os retém.

E existem alguns métodos que podem ser bem aplicados no pós-venda, como:

  • Entre em contato com os clientes para saber se o produto atende às suas expectativas;
  • Fornecer pesquisa de satisfação;
  • Crie um programa de fidelidade;
  • Disposto a esclarecer dúvidas e solucionar reclamações de consumidores.

Seguindo essa estratégia, você proporcionará aos clientes uma experiência de compra que lhes permitirá estabelecer uma imagem positiva da empresa mesmo após a conclusão da venda.

Tecnologia digital como uma grande aliada da experiência de compra

O surgimento de novas tecnologias tem beneficiado diversos setores do mercado. Portanto, as empresas devem se adaptar ao progresso tecnológico e usar suas vantagens para sobreviver em um mercado altamente competitivo.

As empresas que não se dispõem a acompanhar este progresso - não combinando os seus processos com a inovação - acabarão por ficar obsoletas e perder mercado porque não podem garantir a satisfação de clientes cada vez mais atentos e exigentes. 

A plataforma da Infracommerce foi desenvolvida com o objetivo de otimizar seu e-commerce, resultados e métricas, com toda dinâmica do Full Service . Tendo a missão de gerar mais vendas e conversões através de uma plataforma multicanal, com disponibilidade 24h, além de soluções modernas e únicas no mercado brasileiro.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o blog e receba mais dicas para seu negócio!

Fale com um especialista

Leia também

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Já ouviu falar da estratégia multi warehouse? Essa é uma das soluções para ter um Fulfillment gerenciado. Entenda como funciona o processo e como aplicar.

Acessar
Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Veja as diferenças entre marketplace e marketing digital. Duas modalidades ideais para qualquer negócio online ter sucesso no processo de vendas.

Acessar
Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evitar a ruptura de estoque no seu negócio utilizando os serviços da InfraLog. A solução Infracommerce que disponibiliza a gestão completa do seu estoque!

Acessar

Explore todos os assuntos do Blog

Revolucione sua
Customer Experience!


Descubra qual solução Infracommerce é a ideal para o sucesso do seu negócio.

Preencha o formulário abaixo que nossa equipe
entrará em contato para mais informações








Obrigado! Seu contato foi enviado com sucesso!
Oops! Algo deu errado, tente novamente.