Faça uma gestão de estoque de sucesso

Faça uma gestão de estoque de sucesso

Apesar de ser identificada como uma tarefa básica do cotidiano de uma empresa, a gestão de estoque muitas vezes não é feita como deveria. Quando há falhas nessa etapa, surgem outros problemas como excesso ou falta de produtos, custos de armazenamento, atrasos na entrega, entre outros erros que comprometem o funcionamento do negócio.

No entanto, uma gestão de estoque bem planejada e controlada, significa menores custos de armazenamento, maior produtividade, otimização do tempo de procura de determinados itens e, como consequência, vendas e compras fluindo em equilíbrio, sem excessos e nem sobras.

Não há uma fórmula mágica e tampouco uma regra única que defina qual a melhor maneira de fazer um controle de estoque eficiente. Mas está dentro das possibilidades encontrar o melhor método ou ferramenta que atenda às necessidades do negócio, ou seja, que busque solucionar os empecilhos do cotidiano e se encaixe no orçamento do negócio.

Benefícios de terceirização logística para gestão de estoque de sucesso

Quando falamos em terceirizar logística, na prática, significa passar para o outro uma tarefa que é responsabilidade, à principio, da própria empresa.

A terceirização já vinha sendo bastante debatida nos bastidores de negócios. Agora, nesse cenário de busca por novas soluções que garantem a adaptação no mercado, ela vem se tornando ainda mais popular. 

Há tempos que as expectativas sobre terceirização são positivas, o que tem feito alguns gestores de logística superar os desafios colocados por essa crise. 

1) Custos reduzidos

Sem dúvidas um dos principais motivos para que empresas optem por terceirizar logística é a redução de custos. Ela se dá por meio da diminuição da folha de pagamento e os encargos referentes a elas e pela troca de alguns custos fixos por variáveis. O que significa que, com a terceirização da logística, seu negócio só absorve os gastos referentes ao trabalho que foi realizado.

2) Gestão logística feita por equipes com know-how

Ter uma equipe especializada em logística faz toda a diferença no mercado competitivo, isso porque a logística terceirizada proporciona para as empresas, a execução dos processos por profissionais que possuem conhecimento das melhores práticas de mercado.

Logo, como as empresas são especializadas nas atividades em que atuam, pode-se esperar resultados ainda melhores do que na gestão própria.

3) Controle simplificado dos processos

Ter uma gestão logística também significa ter controle do que está acontecendo nos processos. A partir de uma gestão, passa a ser de responsabilidade do parceiro de negócio, o papel do gestor de logística passa a ser analisar os resultados, compará-los aos objetivos que foram definidos e verificar os motivos que possam ter levado ao não cumprimento das metas,  e até ajudar na identificação de soluções.

Mas o que diz respeito à parte operacional, execução dos processos e métodos de trabalho, desde que o desempenho esteja dentro do esperado, passa a não ser obrigação da sua empresa. Ou seja, há mais tempo para outras tarefas. 

4) Uso de equipamentos específicos e soluções assertivas 

Até agora falamos muito sobre o conhecimento (know-how) que uma equipe de logística terceirizada tem, contudo, além disso, sobre as atividades que as empresas terceirizadas possuem, elas também contam com equipamentos específicos para o trabalho que será realizado. Portanto, sua empresa não precisa arcar com os custos de aquisição e manutenção dessas ferramentas.

5) Aumento na qualidade do serviço

Ao terceirizar empresas de logística, é possível focar na atividade final. Ou seja, ao mesmo tempo em que a sua equipe pode direcionar os esforços em melhorar suas atividades, você possui a segurança de que as demais também estão sendo executadas por equipes que possuem total capacidade.Nesse sentido, é possível alcançar um aumento na qualidade dos produtos que são oferecidos ao mesmo tempo em que os serviços também proporcionam resultados satisfatórios.

Terceirização de logística para gestão de estoque eficiente

Se por um lado ainda há empresas que olham para cada um dos canais de vendas (online/offline) e de tráfego (busca, social, etc.) de maneira isolada, por outro, surge uma grande necessidade no mercado: conectar tudo isso considerando a experiência do consumidor.

Nem a experiência do consumidor foge das transformações, hoje, buscadores e redes sociais são seus canais favoritos. A questão é: a internet venceu, o mundo digital venceu, a reabertura total e o fim do isolamento social, continuará mantendo a internet no topo do pódio. O Marketing, mais do que nunca, vai mais além, e precisa ser pensado para pessoas e algoritmos.







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