Existem riscos no dropshipping?

Existem riscos no dropshipping?

Você conhece os riscos do dropshipping? Existe uma infinidade de possibilidades de trabalhar pela internet, mas é necessário estar atento aos detalhes.

O dropshipping tem uma promessa tentadora: pode começar a vender online com um baixo investimento inicial, pois não tem de investir em stock, armazenamento, logística e transporte; e é fácil de começar, pois o seu principal foco é na promoção do produto e da sua marca, já que serve apenas como intermediário entre os fornecedores que escolher e os clientes que angariar com a sua estratégia de marketing.

Também ajuda a alimentar “o sonho”, afinal, o fato de pesquisarmos por dropshipping no Google ou no YouTube e encontrarmos incontáveis vídeos que prometem que conseguimos começar um negócio de dropshipping com zero euros e começamos a faturar milhares de euros por dia num ápice. Seria o chamado “é fácil, é barato e dá milhões”.

Parece incrível, não é mesmo? Mas conheça os riscos desse modelo de negócio.

O que é dropshipping?

A maioria das lojas virtuais mantém seu próprio estoque e envia os itens da compra ao cliente após a confirmação do pedido. Entretanto, essa operação acaba gerando um alto custo relacionado à compra de produtos, à estocagem, ao espaço físico, equipe, além das dificuldades de gestão, etc.

Muitas vezes, o empreendedor quer abrir uma loja virtual, porém não tem como investir em estoque ou alugar um ponto para estocagem. É aqui que o dropshipping entra em ação.

O dropshipping é uma estratégia que visa minimizar esses custos. Nesse tipo de operação, o fornecedor é o responsável pelo armazenamento dos produtos. Assim que um pedido é feito, o lojista virtual aciona seu fornecedor e passa o pedido com todas as informações. A partir deste momento, o fornecedor fica responsável por todo o processo, desde a embalagem até o envio do produto ao cliente.

Conheça os riscos do dropshipping

Existem sim alguns riscos ao se dedicar ao dropshipping e vamos mostrar na sequência:

  • Os riscos no processo de importação

Antes de começar a investir nesse negócio, precisamos falar dos riscos operacionais, aduaneiros e cambiais, que são relevantes, e podem levar o seu negócio para o brejo.

Dos problemas mais comuns em uma operação de dropshipping na importação, principalmente para quem deseja ter um negócio viável, duradouro e lucrativo, o mais primeiro mais relevante está na liberação alfandegária no Brasil.

Quando alguém compra um produto em um site hospedado no Brasil ou no Exterior, o principal atrativo é o preço.  E em muitos casos, não é dito claramente para este consumidor, que ele pode ser tributado em 60% de Imposto de Importação, além do ICMS que pode variar entre 17% e 25% do preço aduaneiro (mercadoria + frete internacional).

Do mesmo modo, esta tributação adicional não tira a viabilidade financeira da importação, mas já é uma quebra de confiança entre as partes.

O consumidor final, na maioria das vezes, acredita que aquele preço já é com entrega, e que ele não terá nenhum outro valor a pagar, ou problema para resolver.

Isto se resolveria com uma informação detalhada no site, explicando a forma como a tributação acontece, mas nem sempre isto é dito.

E o pior, este valor adicional pode causar uma insatisfação no comprador, e ele poderá usar o direito de arrependimento previsto no Código do Consumidor, e o prejuízo será amargado pelo intermediário (o dono do DropShipping).

  • Os riscos cambiais da importação

O segundo problema, em escala de importância na minha visão, é o cambial.  Existem poucas pessoas abordando esta preocupação quando falam do assunto, mas ela deve estar no centro das atenções, tanto para quem compra quanto para quem é o intermediário.

Você que tem um dropshipping na importação irá receber os valores em reais, aqui no Brasil, e remeterá o pagamento ao fornecedor Chinês. Isto pode ser feito por um meio simples de pagamento (hoje no Pix), mas de qualquer forma está pagando por uma importação.

E acredite, estas informações são informadas ao Banco Central, que lá registra os seus pagamentos ao exterior (mesmo que pagando no Brasil), e que uma importação deverá acontecer no prazo de até 180 dias.  Em termos técnicos, você está fazendo um pagamento antecipado.

Neste sentido, não será o dono do dropshipping na importação quem irá receber a mercadoria lá na frente.

Ou seja, você faz um pagamento antecipado e não recebe a mercadoria.  Há um ´alarme´ para as autoridades aduaneiras e cambiais de que você não completou o ciclo da operação (que acontece quando recebe a mercadoria em seu nome.

  • Os riscos tributários da importação

Além dos problemas aduaneiros e cambiais, vai ser preciso declarar, por parte daquele que é dono do negócio, este dinheiro recebido para as autoridades tributárias (Municipal, Estadual e Federal).  Vai precisar de uma boa contabilização, para saber qual tributo recolher (ISS, ICMS ou IR/CSLL).

Para quem está comprando, o seu CPF será lançado na Receita Federal como importador daquele produto.  Neste momento, as autoridades aduaneiras não estão preocupadas como o pagamento foi feito, e sim com o cumprimento das regras aduaneiras.  Existe a possibilidade da sua carga ser ou não fiscalizada, mas isto não pode ser comemorado. 

A revisão aduaneira na importação

A legislação aduaneira prevê que qualquer importação pode voltar a ser fiscalizada no prazo de até 5 anos.  Como isso acontece, você deve estar se perguntando, se a carga foi liberada, entregue a você e até consumida/vendida?

Bem, tudo é feito a partir do que foi declarado. O destinatário final (o cliente do DropShipping) é obrigado a informar todos os dados como eles aconteceram, e lá na frente estas informações serão utilizadas na revisão aduaneira.

E qualquer item não explicado corretamente passará pela análise da autoridade aduaneira, e por presunção, o que ele determinar, será aplicado. Ele identificou algum descaminho ou suspeita de contrabando?  Fará um auto de infração e aplicará a sanção.

E isto acontece com frequência?  Bem, não posso afirmar que sim, ou que não, mas o ponto aqui é que um negócio duradouro, lucrativo e seguro tem de prever estes possíveis problemas em seu modelo de negócio.

Nesse sentido, o consumidor que foi obrigado a passar por isto, não ficará satisfeito e poderá acionar a justiça para reparar os prejuízos causados.

O direito de arrependimento na importação

O Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/90) prevê, no seu artigo 49, que é possível que o comprador (adquirente) desista, no prazo de 7 dias a contar do recebimento do produto, sempre que ocorrer fora do estabelecimento comercial do fornecedor.

Para tanto, basta notificar o fornecedor, da forma que lhe convier, e requerer a devolução imediata e integral do que pagou, não sendo preciso esclarecer o motivo da desistência nessa hipótese.

E mais ainda: o consumidor não deve suportar nenhum ônus ao exercer o direito de arrependimento. Por vezes, se isto acontecer, o dono do dropshipping precisa ressarcir o comprador, e negociar uma forma de como irá receber isso do fornecedor no exterior.

O percentual pode variar conforme o processo, mas o seu modelo de negócio precisa prever este tipo de situação, principalmente se houver taxação na importação, o que pode gerar insatisfação para quem está comprando.

Entendeu quais são os riscos do dropshipping? Existem sim algumas vantagens para quem consegue lidar com esse tipo de negócio. Para te ajudar no seu negócio conheça as soluções da Infracommerce.

Conheça dropshipping outras soluções da Infracommerce

A Infracommerce é uma empresa brasileira especializada em soluções para e-commerce e logística. Algumas das soluções oferecidas pela Infracommerce incluem:

  1. Plataforma de e-commerce: A Infracommerce oferece uma plataforma de e-commerce que pode ser customizada de acordo com as necessidades do cliente. A plataforma é escalável e pode lidar com volumes de tráfego e transações elevados.
  2. Logística: A Infracommerce oferece soluções de logística integradas, incluindo armazenamento, separação, embalagem e entrega de produtos. A empresa possui uma rede de centros de distribuição em todo o Brasil e utiliza tecnologia avançada para gerenciar estoques e entregas.
  3. Atendimento ao cliente: A Infracommerce oferece serviços de atendimento ao cliente multicanal para empresas de e-commerce. Os serviços incluem atendimento telefônico, chat e e-mail, com equipe especializada para suporte em vendas, SAC, pós-vendas e gestão de pedidos.
  4. Pagamentos: A Infracommerce oferece soluções de pagamento online para empresas de e-commerce, incluindo integração com os principais meios de pagamento, como cartões de crédito, boletos bancários, transferências eletrônicas e carteiras digitais.
  5. Marketing digital: A Infracommerce oferece serviços de marketing digital para ajudar empresas de e-commerce a aumentar a visibilidade, engajamento e conversões em seus canais de venda. Os serviços incluem SEO, SEM, mídia social, e-mail marketing e retargeting.

Essas são apenas algumas das soluções oferecidas pela Infracommerce. Cada empresa tem necessidades específicas, por isso é importante entrar em contato com a Infracommerce para discutir suas necessidades e ver quais soluções são mais adequadas para você.

Acesse e confira!

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