Estudos de usabilidade impactam na experiência do usuário?

Estudos de usabilidade impactam na experiência do usuário?

Atualmente, a experiência do usuário em ambientes digitais é extremamente importante. O estudo de viabilidade pode ajudar a compreender melhor essa jornada.

O estudo de usabilidade é um grande aliado da experiência do usuário. Para um site, aplicativo ou qualquer produto digital, é quase indispensável ter uma interface completa onde o usuário possa fazer tudo o que quiser sem complicações.

Quem atua na área de gestão de marketing já ouviu falar sobre a importância da experiência do usuário (em inglês, User Experience – UX) para o sucesso dos negócios. No entanto, embora o tema seja conhecido, ainda existem dúvidas sobre o que realmente é e, principalmente, como é implementado no site.

Neste artigo, explicaremos como funciona a experiência do usuário, o estudo de usabilidade e como ambos são importantes para o seu negócio.

Então, o que é experiência do usuário?

A experiência do usuário inclui todos os pontos de contato que um cliente tem com qualquer elemento da marca, desde peças de marketing até produtos. Ou seja, é a experiência que uma pessoa tem ao usar seu produto ou serviço, incluindo a parte emocional também.

Por exemplo, o objetivo de montar um e-commerce é fazer com que os usuários se sintam à vontade na hora de comprar na sua loja, certo? Quando um visitante acessa seu site e fica satisfeito com a experiência, as chances dele voltar à página, converter uma ou mais vezes e até indicar a empresa para um colega são muito maiores.

Em resumo, os quatro pilares da experiência do usuário são:

  • Usabilidade: O site deve ser simples de navegar;
  • Utilidade: O conteúdo precisa ser útil, além de estar à disposição do usuário;
  • Acessibilidade: O acesso ao material deve ser facilitado;
  • Funcionalidade: A página precisa cumprir o objetivo para o qual ela foi pensada.

O que é estudo de usabilidade na experiência do usuário?

O estudo de usabilidade é um método de pesquisa de experiência do usuário. Durante a implementação, um pesquisador – muitas vezes chamado de facilitador – pede aos participantes que executem determinadas tarefas. À medida que os participantes realizam essas tarefas, os pesquisadores observam seu comportamento e recebem o feedback.

A importância dos testes de usabilidade para se ter uma boa  experiência do usuário

Nós não somos nossos usuários. Entendemos de tecnologia em geral e, claro, de nossos produtos. É impossível para um designer de UX ter experiência com um site que ele fez e sentir que nunca o viu. Testar com pessoas reais levanta questões e percepções que o designer pode não ter notado em primeiro lugar, garantindo que o produto resolva problemas reais, para pessoas reais.

Além disso, o estudo de usabilidade não é caro na maioria dos casos. É claro que existem várias ferramentas pagas que facilitam ou intermediam a pesquisa, assim como outras empresas especializadas nisso. Mas pode ser testado de forma barata ou gratuita.

O principal benefício é que o estudo de usabilidade é realmente convincente. Quando as equipes de design observam usuários reais usando seu produto e relatam os problemas que encontram com o design, elas são motivadas a recuar e fazer as alterações necessárias, em vez de apenas adivinhar.

Como fazer um estudo de usabilidade  com o foco na experiência do usuário?

O método utilizado varia de projeto para projeto e de equipe para equipe, mas geralmente o teste de usabilidade inclui:

Moderador: Orienta os participantes durante o processo de teste. Ele dá instruções, responde a perguntas e coleta feedback. Sua principal tarefa é coletar dados reais e garantir que o teste seja o mais próximo possível do real, sem interferir no comportamento dos participantes.

Tarefa: Uma tarefa é uma atividade que um participante pode realizar na vida real. Ela pode ser muito específica ou muito aberta, dependendo dos objetivos da pesquisa e do tipo de teste de usabilidade. Um exemplo de tarefa a ser executada em um teste de usabilidade poderia ser "A Beatriz do RH pediu para você acessar a intranet da empresa, encontrar o formulário de reembolso do Uber e baixá-lo".

Participante: O participante deve ser um usuário real do produto ou serviço que está sendo estudado. Isso pode significar que ele já esteja usando o produto ou serviço na vida real. Como alternativa, em alguns casos, o participante pode apenas ter uma formação semelhante ao grupo de usuários-alvo ou as mesmas necessidades, mesmo que ainda não seja um usuário do produto.

Na prática, funciona assim: Os coordenadores gerenciam as tarefas. À medida que os participantes as executam, o facilitador observa suas ações e recebe feedback. Ele também pode conduzir uma série de perguntas para absorver mais informações. Dessa forma, você terá os dados necessários de como anda a experiência do usuário.

Por que focar na experiência do usuário no seu negócio?

Não há dúvida de que a maneira como você pensa e entrega usabilidade por meio de seus produtos e serviços pode ter um impacto positivo ou negativo na forma como os clientes percebem sua marca. Por isso, é importante questionar:

  • O produto ou serviço é fácil de memorizar?;
  • O produto ou serviço é fácil de aprender e exige pouco treinamento?;
  • O produto ou serviço aumenta a produtividade?;
  • O produto ou serviço diminui a quantidade de erros ou permite corrigi-los de forma fácil?;
  • A interface permite que o usuário realize uma tarefa mais rápido?;
  • O produto ou serviço aumenta a satisfação do usuário e a interface do site ou aplicativo transmite confiança e segurança?

Em uma loja virtual, há detalhes como ter um campo de busca eficiente e fácil de encontrar, ou construir uma página de checkout com etapas mais objetivas e claras, mostrando informações relevantes aos compradores, como valor no carrinho de compras. Também, o frete pode parecer simples, mas tem um grande papel na hora de converter vendas e fidelizar clientes.

Considerar o contexto utilizando os estudos de viabilidade no seu site, produto ou serviço será fundamental, afinal, o cliente precisa poder usar (e quem sabe voltar a usar) o seu produto quando a necessidade (ou vontade) bater à sua porta.

É extremamente importante focar na experiência do cliente para ter sucesso no mundo do e-commerce Por isso, você pode contar com a ajuda da Infracommerce. Conheça nossas soluções e entre em contato com a nossa equipe para alavancar as suas vendas online!

Fale com um especialista

Leia também

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Já ouviu falar da estratégia multi warehouse? Essa é uma das soluções para ter um Fulfillment gerenciado. Entenda como funciona o processo e como aplicar.

Acessar
Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Veja as diferenças entre marketplace e marketing digital. Duas modalidades ideais para qualquer negócio online ter sucesso no processo de vendas.

Acessar
Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evitar a ruptura de estoque no seu negócio utilizando os serviços da InfraLog. A solução Infracommerce que disponibiliza a gestão completa do seu estoque!

Acessar

Explore todos os assuntos do Blog

Revolucione sua
Customer Experience!


Descubra qual solução Infracommerce é a ideal para o sucesso do seu negócio.

Preencha o formulário abaixo que nossa equipe
entrará em contato para mais informações








Obrigado! Seu contato foi enviado com sucesso!
Oops! Algo deu errado, tente novamente.