Erros que podem ocasionar maior frequencia em abandono de carrinho

Erros que podem ocasionar maior frequencia em abandono de carrinho

Listamos aqui alguns erros que podem causar abandono de carrinho em seu site. Para evitar que isso ocorra, leia o artigo completo que preparamos!

O abandono do carrinho de compras é uma epidemia no mundo do comércio eletrônico.

Dados recentes mostram que a taxa média de abandono de carrinho é de quase 70%. Isso significa que apenas 3 em cada 10 pessoas que colocam um item no carrinho realmente o compram.

O abandono de carrinho vem com o território de possuir uma loja de comércio eletrônico, mas isso não significa que não há nada que você possa fazer sobre isso. Os clientes abandonam os carrinhos de compras por vários motivos, mas muitos donos de lojas online cometem os mesmos erros comuns que levam a abandonos desnecessários de carrinhos.

Você está fazendo algum deles?

Se a resposta for sim, confira pequenos erros que podem estar explodindo seus números de abandono de carrinho de compras – o que significa que você está perdendo vendas. 

6 erros que podem ocasionar abandono de carrinho

1) Discrepância de preço alto

Sabe aquela sensação de quando você descobre algo que achava bom demais para ser verdade... é? 

Essa é a última sensação que você quer dar aos clientes. Mas é exatamente o que eles sentem quando o preço na descrição de um produto não é igual ao preço na página de checkout .

Há muitas coisas que podem causar alta discrepância de preços.

  • Impostos estaduais
  • Taxas extras
  • Envio

Às vezes, como proprietário de uma loja online, você fica encurralado aqui. Se isso soa como você, ainda há algumas coisas que você pode fazer para ajudar a mitigar o choque de adesivos na página de checkout.

O passo mais importante é começar a definir as expectativas do cliente o mais rápido possível. Seja direto na página do produto e no carrinho de compras sobre qualquer coisa que seja adicionada ao preço de tabela, incluindo as despesas de envio.

2) Processo de checkout demorado e complicado

Todos nós fizemos compras em uma loja física e fomos para o caixa, apenas para encontrar uma fila de um quilômetro e meio. Um processo de checkout longo e complicado é a versão de comércio eletrônico.

Um milhão de pequenos aborrecimentos podem resultar em uma experiência frustrante de checkout. Os compradores frustrados abandonam seus carrinhos – os deixam no meio de um corredor, cheio até a borda.

Não precisa ser assim. Esforce-se para cortar qualquer parte do processo de checkout que não seja vital – este não é o lugar para fazer upsell ou coletar informações do cliente. Acima de tudo, defina o processo de forma clara e fácil de seguir – para que os clientes sempre saibam onde estão.

3) Carrinho de compras não compatível com dispositivos móveis

A partir deste ano, as compras móveis representam mais de um terço de todo o comércio eletrônico de varejo. E esse número só vai crescer. Se o seu carrinho de compras móvel não for projetado para smartphones, você está perdendo negócios, pura e simplesmente.

Os carrinhos de compras não compatíveis com dispositivos móveis são desajeitados, difíceis de seguir e lentos. Os usuários móveis são impacientes – ainda mais do que seus colegas de desktop. Um carrinho móvel lento é como uma sentença de morte para sua loja online.

Agilizar seu processo de checkout (como mencionamos na última seção) é um bom começo. Um carrinho móvel fácil de usar também elimina a desordem e mantém a experiência móvel em mente. Isso significa otimizar para “toques” em vez de cliques e tornar a navegação perfeita.

4) Site de carregamento lento

Aqueles que estiveram ao redor do quarteirão na internet estão bem familiarizados com a roda de carregamento. Ele gira e gira enquanto nossa paciência diminui. Nossa paciência com essa pequena roda diminuiu à medida que nossas expectativas de sites e lojas online aumentaram.

Hoje, esperamos que os sites carreguem rapidamente – e muitos de nós desistem após cerca de 20 segundos. À medida que as telas ficam menores, esse número também diminui. Isso significa que se o seu carrinho de compras móvel não for rápido, é um risco.

  • Reduza os elementos de design;
  • Use arquivos de imagem menores e;
  • Invista em hospedagem de alta velocidade.

Todas essas são boas maneiras de garantir que seu carrinho de compras esteja funcionando com desempenho máximo.

5) Deixando a insegurança de pagamento deslizar

Como consumidores, estamos acostumados a confiar nos varejistas de comércio eletrônico dados confidenciais, como cartões de crédito e números de contas bancárias. Mas, graças a violações recentes e de alto perfil, ainda temos uma boa dose de ceticismo sobre em quem confiamos nossos dados financeiros.

Os proprietários de lojas online devem se esforçar para garantir a privacidade e a segurança dos dados confidenciais dos clientes, mas isso por si só não é suficiente. Você também precisa comunicar esses esforços, para que os clientes se sintam seguros ao entregar seus dados em primeiro lugar.

Uma página de pagamento sem garantias de segurança de terceiros é uma bandeira vermelha para muitos consumidores. Se eles não podem confiar em você com informações de pagamento - você adivinhou - eles abandonam seus carrinhos. Em uma pesquisa recente, consumidores citaram as preocupações com a segurança do pagamento como o motivo do abandono.

É por isso que é importante incluir medidas de segurança robustas e verificação de terceiros em sua página de pagamento. Aceitar opções de pagamento como o PayPal (que permite que os usuários paguem sem divulgar informações confidenciais), assim como o PIX, também é uma boa prática.

6) Não deixe que pequenos erros lhe custe o abandono de carrinho!

O abandono do carrinho de compras acontece, mas é importante que os donos de lojas online reduzam o número de vendas potenciais perdidas pelo abandono. Se você está cometendo algum dos erros comuns acima, você tem uma solução fácil para reduzir sua taxa de abandono de carrinho – então vá em frente!

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