Entenda quais são os tipos de comércio pela internet!

Entenda quais são os tipos de comércio pela internet!

O comércio pela internet, também conhecido por comércio eletrônico, significa o início, a conclusão e a liquidação de transações comerciais pela Internet. 

Enquanto o tema do comércio eletrônico era inicialmente administrável e limitado a alguns (grandes) varejistas, hoje é extremamente complexo. 

Inúmeras empresas utilizam canais online como lojas, marketplaces e plataformas de compras (B2B) para alcançar seus clientes e aumentar as vendas. 

A oferta é quase incontrolavelmente grande. O sucesso desse canal de vendas agora depende muito das medidas de marketing usadas pela empresa. Estes incluem, entre outros:

Quando surgiu o comércio pela internet?

A história do e-commerce começou no início da década de 1990, quando a web também foi se estabelecendo lentamente na área de usuários privados. 

Há discordância sobre qual foi realmente a primeira transação de comércio eletrônico. No entanto, um evento de 1994 é mencionado com mais frequência. Naquela época, o primeiro produto - um CD de música - foi vendido através de um portal online norte-americano.

Que tipos de comércios pela internet existem?

O comércio eletrônico pode ser dividido nas seguintes categorias com base no tipo de participantes (vendedores e compradores):

  • Business to Business (B2B)

Ambos os participantes são empresas.

Esse relacionamento configura-se entre e-commerces e empresas. Portanto, há situações em que os insumos são vendidos de uma empresa para outra.

Algumas empresas que se enquadram nesse modelo são: papelarias, lojas de móveis para escritório, materiais de proteção para construção, etc.

Nesse tipo de comércio pela internet, as vendas e o faturamento tendem a ser maiores que os demais modelos.

Alguns dos requisitos do modelo B2B são:velocidade de entrega, qualidade, frete acessível e muito mais. São estes aspectos que garantem a satisfação dos clientes.

  • Empresa para consumidor (B2C)

O vendedor é uma empresa (varejista online), o comprador é um cliente particular. Compras clássicas em lojas online ou em marketplaces. 

O modelo B2C aplica-se ao relacionamento entre a empresa e o consumidor final.

Hoje, esse é o modelo mais conhecido, pois os perfis mais indicados para essa categoria são varejistas como: lojas de móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, etc.

Nesse modelo, as lojas são conhecidas por seus preços competitivos e acreditam que as decisões são tomadas rapidamente com base na pesquisa de preços.

Alguns outros diferenciais que a loja oferece se destacam da concorrência, como frete grátis.

  • Business to Administration (B2A)

O vendedor é uma empresa, o comprador é uma instituição estatal ou pública.

O modelo B2A envolve transações entre empresas e administração pública. É o caso dos serviços fiscais, da segurança social, dos serviços de emprego, dos documentos legais, dos registos, etc.

Para fornecer produtos ao governo, além de estar cadastrado no sistema nacional de fornecedores, também é necessário estar atento às últimas leis trabalhistas e tributárias, participar e ganhar licitações, cotações e/ou avaliações de preços.

  • Consumidor para consumidor (C2C)

Ambos os participantes são clientes particulares (usuários finais). Venda de itens por meio de classificados e/ou leilões online.

Esse modelo de comércio pela internet é um tipo de negócio que se desenvolveu junto à expansão da web, criando uma variedade de possibilidades de compra e venda entre pessoas.

Nesta configuração, um consumidor pode vender um produto ou serviço para outro consumidor. É o caso de chefs, freelancers, prestadores de serviços, etc.

Existem muitos mercados que proporcionam um ambiente para quem busca investir nesse modelo de negócio para obter uma renda extra.

Por exemplo, podemos citar a Infrashop, que oferece diferentes métodos de pagamento e envio de produtos.

Quais são as vantagens do comércio pela internet (e-commerce)?

O primeiro aspecto do comércio pela internet é que os clientes podem encomendar produtos 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem sair de casa. 

A rapidez com que os clientes conseguem fazer compras na Internet, imediatamente e com um clique do mouse, traz como resultado uma boa experiência de compra

As principais tendências do comércio pela internet

Existem algumas tendências importantes no comércio pela internet que serão de grande relevância nos próximos anos. Em particular, deve-se mencionar o seguinte:

Personalização

A personalização é atualmente um tema quente no varejo online. O objetivo é atender ainda melhor os clientes, levando mais em consideração as necessidades individuais. 

Para realizar isso, é necessário coletar, combinar, avaliar e interpretar vários dados do cliente. Isso inclui não apenas as compras feitas até agora. Soluções inovadoras, muitas vezes suportadas por Inteligência Artificial (IA), permitem até que a navegação atual e o comportamento do usuário sejam avaliados em tempo real. 

Com base em todas essas informações, ofertas podem ser feitas automaticamente ao cliente – como produtos adequados e preços individuais. Obviamente, os regulamentos de proteção de dados aplicáveis ​​devem ser observados.

Aliás, a personalização não afeta apenas a gama de produtos e a experiência de compra, mas também os próprios produtos.Aqui, os clientes esperam cada vez mais uma configuração flexível dos produtos de acordo com as necessidades individuais.

Compras móveis

Ao fazer compras online, os clientes estão cada vez mais usando dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Portanto, os comerciantes precisam de sites de compras responsivos ou, melhor ainda, de aplicativos de compras móveis para continuar a alcançar seus clientes de maneira ideal. 

Os chamados aplicativos da web progressivos representam um meio-termo. São sites que podem ser instalados como um aplicativo. 

Uma vantagem de tais soluções são os tempos de carregamento curtos. Além disso, os aplicativos da web progressivos podem oferecer todas as funções dos aplicativos clássicos (nativos) - incluindo notificações push, acesso à câmera, detecção de localização e até disponibilidade offline.

Conveniência B2C também em negócios B2B

Os clientes empresariais também estão cada vez mais pesquisando online antes de entrar em contato com fornecedores em potencial e encomendar um produto. O mesmo conforto é esperado aqui como com surf privado e compras. 

Os fornecedores B2B devem, portanto, dar importância à boa usabilidade de suas plataformas e lojas online. O mesmo se aplica ao fornecimento de informações detalhadas e de alta qualidade sobre o produto. 

No caso de produtos tecnicamente mais complexos em particular, também é aconselhável integrar ferramentas que facilitem a localização do item certo. Avaliações e classificações também devem ser implementadas ainda mais na área B2B para apoiar as decisões de compra.

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