Entenda como funciona uma plataforma marketplace B2B

Entenda como funciona uma plataforma marketplace B2B

Marketplace é um modelo de negócio que facilita a interação de lojistas, de diversos setores, com parceiros de grandes e-commerces. É uma excelente oportunidade para começar a vender seus próprios produtos nestes sites. 

Agora, se tratando do conceito de B2B, esta é uma abreviação de “Business to Business”, que pode ser associado a algo como “de empresa para empresa”. 

Acompanhe a leitura desta publicação para entender a potência de ambos conceitos para seu negócio!

Como funciona uma plataforma marketplace B2B?

B2B é o modelo de negócio em que uma companhia oferece seus produtos ou serviços para atender as necessidades de outros CNPJs. Por outro lado, quando uma empresa atende o consumidor final, é conhecido como B2C “Business to Consumer”, ou seja, “de empresa para cliente”.

Recordar o significado dos conceitos tornará mais fácil entender como funciona um marketplace B2B, acredite.

Afinal, o marketplace B2B nada mais é que um site de varejo que permite que outras empresas vendam seus produtos ali dentro, atendendo a demandas de outros CNPJs. Alguns exemplos são as Americanas Empresas e a Submarino.

Os marketplaces B2B são estratégicos para vender seus produtos, pois funcionam como grandes e-commerces, com muito acesso e visibilidade. Não à toa, existem oportunidades de vendas para diferentes perfis de empresas.

Além disso, os marketplaces B2B tornam possível que os lojistas que neles vendem, atendam as demandas no atacado. Por consequência, diminuindo os custos operacionais e de entrega e aumentando a rentabilidade, com a quantidade de pedidos recebidos.

Marketplace B2B para otimizar tempo 

É comum compararmos uma situação para explicar exatamente como funciona determinada questão, certo?

Trazendo um Marketplace como exemplo, podemos dizer que ele é como um shopping – ou feira de rua. O consumidor/empresa tem à sua disposição uma cartela de fornecedores e vendedores com os mais variados produtos em um único site.

Dessa forma ele pode comprar uma, duas, três unidades do mesmo produto ou comprar diversos sem precisar sair de casa ou entrar em site por site. Para o consumidor, no caso do Marketplace B2C, é uma ótima forma de economizar tempo.

Há também Marketplaces de Nicho, que são voltados para produtos específicos, como eletrônicos, automotivos, entre outros. E também tem aqueles que funcionam exatamente como uma feira, com produtos de nichos variados. No Marketplace B2B o processo é semelhante. 

A empresa pode entrar no site, comparar os preços dos fornecedores, sua reputação e disponibilidade de estoque para fazer a melhor escolha. É possível, inclusive, solicitar orçamentos, caso o pedido seja diferenciado, por exemplo. E, é importante dizer, que todos os pedidos e dados ficam armazenados no Marketplace para que o comprador possa utilizá-los no pedido de reposição.

Dessa forma o responsável pelo setor de compras não precisa perder tempo contactando vários fornecedores. Deixando, dessa forma, o processo de adquirir suprimentos, materiais e mercadorias mais curto.

A internet já não é mais um artigo de luxo há alguns anos. Hoje, ela é fundamental para dar visibilidade a sua marca, levantar dores e propor soluções aos clientes em potencial.

Maior segurança em transações comerciais

Grandes barreiras de confiabilidade foram superadas pelos programadores do marketplace B2B. Hoje, a ferramenta tem um alto nível de credibilidade e é estruturada com uma série de instruções internas que combatem falhas, fraudes ou problemas no domínio. A tecnologia aplicada a diversos setores do mercado tem repercutido diversos efeitos.

Para o comprador, há uma diminuição significativa nas incertezas e o aumento da confiança em negociações. Os chamados "crimes cibernéticos", frequentes no passado, atualmente são combatidos com controles potentes de segurança que favorecem um aumento cada vez mais expressivo das transações comerciais B2B.

Marketplace B2B: ideal para a nova geração de consumidores

O cenário virtual criou o Marketplace para tornar o processo de compra mais prático para os consumidores. O Marketplace B2B acompanhou o sucesso do “business to consumer” e atraiu muitos empreendedores.

Mas, como você já sabe, ainda é um setor pouco explorado no Brasil e com muito espaço para atuação.

Estar visível para um público de milhares – ou milhões – de internautas investindo muito pouco é um cenário bastante atrativo. Mas tome cuidado com a especificidade do seu planejamento estratégico voltado para o Marketplace B2B.

Ele não funciona como uma loja física, ou um e-commerce. Portanto, fique atento aos avisos e dicas expostos, tais como:

  • Controle de estoque;
  • Acompanhamento no pós-venda;
  • Prazos de entrega;
  • Reclamações e avaliações negativas.

E lembre-se de escolher o melhor Marketplace para o seu nicho de atuação. Estratégias ineficientes, com investimentos pequenos podem trazer muitos prejuízos.

Benefícios do Marketplace B2B

Para o fornecedor, fazer parte de um marketplace significa aumentar a exposição de seus produtos e serviços a compradores, mesmo sem tanto ‘’reconhecimento no mercado’’. Além disso, é possível ampliar as vendas com baixo investimento e pouco esforço.

No entanto, é fundamental que o fornecedor mantenha seu cadastro sempre atualizado para ser encontrado na busca com facilidade

Os marketplaces também são capazes de facilitar o gerenciamento das oportunidades e cotações, que podem ser acessadas através de um painel de controle, e mais, permite análises de performance por gráficos de cotações e faturamento.

O fornecedor também tem a oportunidade de se candidatar nas cotações públicas do marketplace, o processo é solicitar ao comprador a aprovação para participar do processo e responder a cotação, aumentando sua chance de fechar negócios.

Para os consumidores e usuários, como apresentamos anteriormente, é possível acessar as ofertas de fornecedores de maneira eletrônica de qualquer dispositivo com acesso à internet, com informações detalhadas sobre os produtos e serviços em tempo real.

Entre em contato com a Infracommerce e tenha acesso as melhores soluções para o seu marketplace.

Conheça nosso LinkedIn!
Fale com um especialista

Leia também

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Já ouviu falar da estratégia multi warehouse? Essa é uma das soluções para ter um Fulfillment gerenciado. Entenda como funciona o processo e como aplicar.

Acessar
Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Veja as diferenças entre marketplace e marketing digital. Duas modalidades ideais para qualquer negócio online ter sucesso no processo de vendas.

Acessar
Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evitar a ruptura de estoque no seu negócio utilizando os serviços da InfraLog. A solução Infracommerce que disponibiliza a gestão completa do seu estoque!

Acessar

Explore todos os assuntos do Blog

Revolucione sua
Customer Experience!


Descubra qual solução Infracommerce é a ideal para o sucesso do seu negócio.

Preencha o formulário abaixo que nossa equipe
entrará em contato para mais informações








Obrigado! Seu contato foi enviado com sucesso!
Oops! Algo deu errado, tente novamente.