Entenda a importância de ter uma solução logística

Entenda a importância de ter uma solução logística

A busca por solução logística completa tem aumentado. A terceirização tem se tornado uma alternativa para reduzir a estrutura física e pessoal da área de negócios. A busca por opções de suporte e produção a serem alcançadas pelo estabelecimento, através de novas formas de relacionamento com fornecedores e clientes cresce junto.

A gestão rígida na busca por solução logística  tornou-se um projeto básico para as empresas. Isso porque a boa escolha do prestador de serviço tem impacto direto nos resultados obtidos. Além disso, dependendo das atividades desenvolvidas, a qualidade do fornecedor também afetará a imagem da empresa. Portanto, fornecer serviços ágeis e organizados terá impacto em qualquer empresa, em qualquer área.

No caso de demandas regulares, como solução logística, a escolha de fornecedores pode interferir na sustentabilidade do negócio. Como todos sabemos, os custos logísticos das empresas no Brasil representaram 12,37% do total das vendas, em média, nos últimos três anos. Por ser tão importante em todo o processo de operação do negócio, a gestão de compras deste serviço precisa tomar alguns cuidados na interface com todos os fornecedores. Foi nesta interface que se encontrou o maior desafio.

Visão estratégica de logística

Antigamente considerada um processo, hoje desempenha um papel estratégico na empresa. A gestão da cadeia de suprimentos concentra-se principalmente na criação de valor para os consumidores, o que geralmente está relacionado a preço ou qualidade. Portanto, a logística, seja ela de importação, exportação ou cadeias de serviços locais, deve passar por planejamento, análise de processos e até selecionar fornecedores que podem otimizar esses processos.

Esse tipo de solução logística e de informações tem se tornado o principal gargalo para os diversos fornecedores da empresa. Cada um dos parceiros envolvidos atende a algumas das necessidades e, em última análise, essas necessidades precisam ser conectadas para que o fluxo não seja comprometido. O risco decorre do simples preenchimento de documentos, transporte correto da mercadoria, embalagem, distribuição, prazos e investimentos planejados.

Terceirização de logística e suas vantagens

O trabalho diário de uma equipe dedicada à logística da empresa não é fácil. Todos os processos envolvem a preparação de documentos específicos, a verificação das obrigações fiscais e a garantia de que todas as etapas do repasse foram concluídas e a mercadoria está livre de riscos. Além disso, nem sempre há estrutura ou conhecimento técnico suficiente para atender a tantas demandas.

Por meio da terceirização de logística, você pode obter:

  • Ajuda nas questões burocráticas: As principais preocupações das equipes internas geralmente estão relacionadas à documentação. Faturas comerciais, romaneios e muitos outros itens fazem parte do dia a dia das pessoas que atuam no transporte de mercadorias, e entendê-los é fundamental para evitar multas e perdas econômicas. Portanto, a escolha de uma solução logística que oferece esse suporte pode ajudar a diminuir erros na documentação, diminuindo assim a possibilidade de multas.
  • Recebimento à entrega: A transferência de suprimentos geralmente envolve várias etapas. A solução logística completa fará todos os esforços para que a mercadoria chegue a tempo ao destinatário. A seleção de fornecedores, preparação de rotas, segurança da carga, comunicação em todas as etapas e a possibilidade de monitoramento real dos clientes fazem parte da solução logística completa. Além disso, tudo isso será feito de acordo com as necessidades da empresa. Independentemente do tipo e da quantidade da mercadoria, o agente buscará a solução mais eficaz.
  • Escolha um fornecedor com exatidão: Embora cada empresa de solução logística tenha suas particularidades, é possível escolher um bom fornecedor por meio dos pontos em comum. Confira alguns deles:
  • Localização: Possui o maior número de opções de entrega, podendo atender diferentes pontos em todos os modos disponibilizados;
  • Prazo: Para cumprir o prazo pré-determinado de entrega do produto;
  • Qualidade: As características do produto devem ser mantidas no momento da entrega;
  • Informações: Fornece aos clientes as informações mais recentes sobre cargas de forma rápida e em tempo real;

Esses critérios são apostas técnicas no setor de logística e têm atraído a atenção e o investimento de grandes empresas de todo o mundo. Esses pontos de revisão são básicos, mas podem garantir que você tome a decisão certa. No entanto, se você está procurando uma maneira mais eficaz de escolher uma solução logística, precisa considerar mais informações:

  • Capacidade técnica: deve fornecer os serviços requeridos com as especificações técnicas requeridas;
  • Fiabilidade: Deve ser fiável, ter uma boa reputação e uma situação financeira estável para garantir que todas as medidas necessárias sejam tomadas;
  • Serviço pós-venda: Se for necessário ajuste técnico, o fornecedor precisa fornecer suporte. Além disso, precisa de um bom serviço pós-venda.
  • Preço: o preço deve ser competitivo. No entanto, isso não significa que o fornecedor deve oferecer o preço mais baixo, mas o preço mais econômico.

Caso necessário, busque por inovação para ter uma solução logística. Confira:

Exemplos de inovação logística

O que chamamos de inovação logística são as ferramentas, mecanismos e tecnologias que surgiram recentemente e que comprovaram sua eficácia nos principais fatores logísticos, tais como:

  • Automação do processo; 
  • Segurança;
  • Experiência do cliente; 
  • Transparência; 
  • Otimização de custo, tempo e capital humano;
  • Entre outros.

Inteligência Artificial em alta

A inteligência artificial é um dos exemplos de inovação logística, tendo um impacto positivo em todos os processos da indústria, incluindo procedimentos e estratégia. Não é de se admirar que muitas ferramentas sejam possíveis por causa disso. Por exemplo, nos últimos anos, vimos o surgimento de sensores, processos de separação, sistemas de separação e software de roteamento cada vez mais eficientes e desenvolvidos. Tudo isso está relacionado à inteligência artificial.

Inteligência de dados

O uso de dados cada vez mais inteligentes e valiosos é a base para a maioria dos exemplos de inovação logística. Principalmente relacionados à localização, coordenadas, mapas e rastreabilidade. A ferramenta de melhor desempenho em termos de inteligência de dados é uma API famosa do Google Maps. Por exemplo, ao acessar dados de localização geográfica, além de ajudar os usuários a encontrar a localização da sua empresa e a melhor rota para chegar lá, você também pode facilitar a navegação do usuário. Essa qualidade é essencial para aumentar as vendas e otimizar a entrega. 

Se você gostou deste artigo, veja também no site da Infracommerce, 5 dicas para uma logística mais eficiente no e-commerce.


Fale com um especialista

Leia também

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Já ouviu falar da estratégia multi warehouse? Essa é uma das soluções para ter um Fulfillment gerenciado. Entenda como funciona o processo e como aplicar.

Acessar
Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Veja as diferenças entre marketplace e marketing digital. Duas modalidades ideais para qualquer negócio online ter sucesso no processo de vendas.

Acessar
Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evitar a ruptura de estoque no seu negócio utilizando os serviços da InfraLog. A solução Infracommerce que disponibiliza a gestão completa do seu estoque!

Acessar

Explore todos os assuntos do Blog

Revolucione sua
Customer Experience!


Descubra qual solução Infracommerce é a ideal para o sucesso do seu negócio.

Preencha o formulário abaixo que nossa equipe
entrará em contato para mais informações








Obrigado! Seu contato foi enviado com sucesso!
Oops! Algo deu errado, tente novamente.