Embalagem personalizada: se diferencie no mercado

Embalagem personalizada: se diferencie no mercado

Criar um e-commerce, ou qualquer negócio online, demanda que alguns passos de planejamento sejam feitos para alcançar o sucesso desejado. Eles vão desde a escolha do produto que será vendido até o local de armazenamento das suas mercadorias. Fato é que, todas as etapas do processo de compra devem ser analisadas com muita cautela. 

Na logística, uma das principais preocupações da logística no setor de transporte está relacionada com a qualidade da embalagem que é utilizada para acondicionar as mercadorias, afinal, o objetivo dela é garantir a integridade dos produtos, impedindo que eles sejam danificados até que cheguem ao destino final: à casa do cliente. 

Por que desenvolver uma embalagem personalizada?

Não deixe que o tradicional seja o ideal para seu negócio! Trabalhar com embalagens que sejam funcionais, mas também decorativas e personalizadas, é importante para a satisfação do consumidor. Logo, esta é uma excelente opção para se destacar e oferecer um diferencial para os clientes.

Se para alguns gestores esta pode parecer uma preocupação não prioritária, para outros, que estão se diferenciando no mercado, é uma demonstração de que a empresa pensa e se preocupa com seus consumidores. Grandes marcas como a Louis Vuitton, por exemplo, transformam a embalagem em um artigo esperado pelos consumidores, é uma simples demonstração da importância das embalagens personalizadas

Proporciona a satisfação do cliente

Os consumidores estão mais acostumados a receber seus pedidos em embalagens tradicionais de entrega, como caixas de papelão, isopor, que estão enroladas em plástico-bolha, entre outras. Ao oferecer uma embalagem personalizada, ou seja, única, pensada no cliente, o consumidor final é surpreendido e terá uma experiência distinta da qual está habituado. Por esse motivo, além da embalagem garantir a experiência de compra positiva para o cliente final, você também poderá se diferenciar da concorrência! 

Demonstra preocupação com o produto

Por mais que as embalagens tradicionais demonstrem preocupação, pensar em outros tipos de embalagens, mais reforçadas, por exemplo, é uma forma de demonstrar cuidado e paixão pelo que é feito.

Ao adotar esta estratégia, você irá transmitir a ideia de que sua empresa busca entregar o produto com qualidade e em condições diferenciadas para os consumidores modernos. Mesmo que isso envolva um custo operacional um pouco maior, você irá ganhar em redução de custos com devoluções, trocas, retrabalho, re-entregas e, além do mais, irá diminuir a insatisfação dos clientes.

Envolve o aprimoramento de outros processos

Os novos consumidores buscam, automaticamente, por experiências de compra positivas. Para surpreender o cliente, é essencial também se preocupar com processos internos, assim como com o serviço de transporte e atendimento que será realizado. O pós-venda, por exemplo, é uma das etapas que mais está sendo valorizada nos últimos tempos. 

Uma dica para potencializar seus processos é mapear e aprimorar os métodos logísticos. 

Logo, a embalagem deve ser uma preocupação para além de superficial, e todas as etapas serão cumpridas com maestria. 

Reforça a prática do Overdelivering

As embalagens personalizadas são capazes de oferecer o overdelivering aos clientes.

Ou seja, tratando-se de uma prática que consiste em ir além das expectativas e conceder coisas novas, o overdelivering contribui para trazer o encantamento, bem como tem a função de fortalecer o nome da empresa ainda mais.

Através do investimento em embalagens, os negócios modernos passam a demonstrar o cuidado que têm com relação à integridade do produto e à satisfação de seus clientes.

Lembre-se: reduzir custos é importante, porém, muitas empresas diminuem os níveis de qualidade dos produtos, isso é um erro. Na prática, um exemplo é que investir em embalagens torna possível se diferenciar da concorrência.

Principais materiais utilizados em Embalagens 

A embalagem tem diferentes funções, que podem ir desde conservação, proteção ou transporte do produto. Por essa razão, as principais embalagens, em todos os materiais, são feitas de papelão, plástico, madeira, isopor ou ligas metálicas.

Embalagens de papelão: normalmente são embalagens de papel cartão misturado a outros componentes. Muito utilizadas em todos os níveis, sobretudo como embalagem terciária. O mesmo ocorre com a caixa de madeira, geralmente mais utilizada como embalagem na logística.

Embalagens de isopor: esta embalagem é do tipo secundária, enquanto a embalagem de plástico é do tipo primária. Outras embalagens primárias são as feitas de ligas metálicas, como latas de aço e de ligas de alumínio.

De que forma a embalagem impacta os processos logísticos?

Por fim, podemos dizer que a importância da embalagem para os processos logísticos se deve principalmente ao fato de que ela está presente em todas as etapas logísticas. Desde a saída da empresa até quando chega ao cliente, ou seja, a embalagem desempenha um papel essencial para o processo logístico.

No entanto, ela precisa ser pensada seguindo aspectos como armazenamento, manuseio, movimentação interna e transporte. Dessa forma, se ela não for resistente o suficiente, a integridade dos produtos ficará comprometida, e o cliente final pode descontentar-se ao receber o produto. 

Porém, se ela for pesada (a nível excessivo) trará dificuldades não apenas na hora de manusear o produto, como também gerará um aumento do custo de frete. Da mesma forma, ela necessita ter o mínimo possível de espaços vazios úteis, e assim poderá garantir que haja maior quantidade de produtos, com segurança, inserida em um mesmo espaço.

Portanto, pense que a embalagem deve gerar impactos no tempo de entrega ao cliente, nos custos logísticos, na redução de perdas e no nível de serviço que é oferecido. Ela deve ser ideal para o seu tipo de negócio, por isso, conheça a sua audiência e conte com o apoio de empresas especializadas em logística, como a Infracommerce! 

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