Ecommerce B2B: dicas para alavancar seus resultados

Ecommerce B2B: dicas para alavancar seus resultados

A expansão do e-commerce B2B não mostra sinais de desaceleração. A empresa de pesquisa de mercado dos EUA Forrester Research divulgou em 2018, estima-se que o mercado em expansão chegará a 1,8 trilhão de dólares dos EUA, respondendo por 17% de todas as vendas nos EUA.

De acordo com o Relatório de Economia Móvel 2019 da GSMA, só em 2019 havia 204 milhões de smartphones em operação no Brasil. Com o crescente uso da tecnologia, as empresas da área devem enxergá-la como uma forma de aproveitar as vendas e seus resultados.

É neste cenário que explicaremos o conceito de e-commerce B2B e sua diferença em relação ao modelo B2C. Para saber mais sobre esse assunto, confira o artigo completo.

Como funciona o e-commerce B2B 

O e-commerce B2B é um modelo de negócio em que o cliente final é outro CNPJ. Sua sigla, B2B, é um acrônimo para Business to Business, que traduzido do inglês, significa negócio para negócio.

Ou seja, são transações que envolvem duas empresas, uma que compra e outra que vende, e os compradores do empreendimento online, geralmente, são mais objetivos e exigentes, pois o que importa para eles são o retorno do investimento e o custo-benefício.

O modelo de negócio é parte integrante do e-business – estratégia de inserção da empresa na web, sendo que sua plataforma é voltada inteiramente para clientes específicos e venda entre empresas. Sem falar que o processo de compra é mais longo, já que costuma envolver mais de uma pessoa na tomada de decisão.

Diferenças entre e-commerce B2B e B2C

A grande diferença entre os modelos de e-commerce B2B e B2C é a natureza da transação, que é o público-alvo. Cada modelo de negócios requer uma abordagem única para marketing e vendas.

As duas siglas devem ser distinguidas. Consulte os seguintes formatos principais:

  • B2B: abrange empreendimentos que vendem para distribuidores, fornecedores, importadores e até empresas no setor de serviços. Existem três operações neste modelo que incluem revenda, transformação e consumo – este último é operado pelos marketplaces.
  • B2C: significa Business to Consumer, do inglês, empresa para o consumidor. É considerado o modelo de negócio mais comum que abrange todos os varejos, além de inúmeros segmentos. É voltado às massas, assim como prestações de serviços para pessoas físicas.

Benefícios do e-commerce B2B

De fato, setores com grande demanda por escala comercial, especialmente petróleo, maquinários elétricos, eletrônicos, farmacêuticos e seus componentes, estão aumentando sua participação no meio digital. De acordo com a Forrester, a tendência é que cada vez mais estejam mudando suas atividades para o B2B.

Seja reduzindo custos com vendas, otimizando tempo para o consumidor final, ou ampliando descontos: além de permitir que eles tenham autonomia financeira em escala comercial, tudo é para aumentar ainda mais as vendas.

O ideal é entender as tendências do mercado, o uso da tecnologia de compra online e as diferenças que farão o seu negócio ter sucesso nessa área.

O e-commerce B2B traz muitas vantagens para as empresas. Destacamos alguns deles:

  1. Proporciona melhor atendimento, autonomia e experiência aos clientes, que não precisam consultar a mesa, visualizar fotos em diversos catálogos ou aguardar o dia da visita do vendedor;
  2. Permita que seus clientes acessem seu catálogo e façam pedidos a qualquer hora e em qualquer lugar;
  3. Atenda facilmente clientes remotos e reduza os custos de atendimento ao cliente;
  4. Deixe você reativar seus clientes de portfólio e se tornar uma ferramenta estratégica;
  5. Isso aumenta o seu tíquete médio de vendas porque os clientes terão acesso a todo o seu portfólio de produtos, que geralmente não é exibido por completo devido à falta de tempo de acesso. 

Diferenciais do B2B

Antes de abrir uma loja virtual B2B, você deve primeiro entender como seu modelo de negócios atual aplica novas estratégias durante esta transição.

Nos últimos anos, com o rápido desenvolvimento da tecnologia, os compradores corporativos exigem a mesma experiência digital que os consumidores B2C ao se inscreverem para serviços ou produtos B2B, tais como: boas descrições; fotos de produtos claras e de alta qualidade; promoções de transporte final, mesmo sobre Avaliação avaliativa de produtos.

Um dos pontos chave é dar suporte eficiente no modelo de negócio, por meio do atendimento, pois o comportamento de compra dos modelos B2B e B2C é diferente.

Dessa forma, oferecer agilidade, solução, simplicidade na hora do pagamento e um canal de relacionamento personalizável, aumenta a chance da empresa consumidora continuar com o seu negócio, o que não aconteceria com o B2C, por exemplo, devido a compra ter um envolvimento menor com o consumidor final.

O que você deve saber para melhorar resultados

Se a sua intenção é obter mais sucesso nas suas vendas online, confira os pormenores para dar atenção:

Use estratégias de inbound marketing

Isso é marketing de atração. Esta é a principal forma de atrair novos clientes. O marketing de conteúdo faz parte dessa estratégia. Seu objetivo é trazer pessoas que pesquisam em motores de busca (como o Google) para o seu site.

Você pode usar textos informativos, imagens, infográficos e outros dados relevantes sobre sua empresa para fazer isso. Criar um blog de alta qualidade pode fazer muito pelo seu B2B. Adicione conteúdo que ensine e convença os clientes em potencial de que eles precisam contratar seus serviços ou comprar seus produtos.

Invista em SEO

Além de conteúdo de qualidade, o SEO (Search Engine Optimization) também pode ajudar a aumentar suas vendas. Este é um conjunto de práticas para fazer sua página aparecer nos primeiros resultados do Google.

Use palavras-chave, simplifique os URLs, lembre-se de adaptar seu site aos dispositivos móveis e preste atenção à capacidade de digitalização. Esses fatores permitirão que clientes em potencial entendam seu conteúdo sem perder tempo, o que eles consideram uma grande vantagem.

Agora que te demos algumas dicas de negócio, o que acha de contar com uma plataforma especialista em e-commerce, das mais utilizadas do mercado? A Infracommerce tem soluções incríveis para alavancar seus resultados.

Fale com um especialista

Leia também

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Já ouviu falar da estratégia multi warehouse? Essa é uma das soluções para ter um Fulfillment gerenciado. Entenda como funciona o processo e como aplicar.

Acessar
Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Veja as diferenças entre marketplace e marketing digital. Duas modalidades ideais para qualquer negócio online ter sucesso no processo de vendas.

Acessar
Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evitar a ruptura de estoque no seu negócio utilizando os serviços da InfraLog. A solução Infracommerce que disponibiliza a gestão completa do seu estoque!

Acessar

Explore todos os assuntos do Blog

Revolucione sua
Customer Experience!


Descubra qual solução Infracommerce é a ideal para o sucesso do seu negócio.

Preencha o formulário abaixo que nossa equipe
entrará em contato para mais informações








Obrigado! Seu contato foi enviado com sucesso!
Oops! Algo deu errado, tente novamente.