Dicas para retenção de clientes

Dicas para retenção de clientes

Neste conteúdo, você vai conferir nossas dicas para melhorar a retenção de clientes através de estratégias consistentes. Boa leitura! 

O marketing de retenção, às vezes referido como marketing de ciclo de vida ou marketing de fidelidade, é um termo que basicamente se resume a manter os clientes engajados, felizes e gastando. 

Ao fornecer conteúdo relevante e envolvente para seus clientes, você pode aumentar o valor da vida útil do cliente (CLV) e, por sua vez, a receita geral de seu negócio.

Ignorar a retenção de clientes e focar exclusivamente na aquisição resulta em rotatividade, o que acaba levando a uma perda de receita e margens de lucro. Como resultado, as empresas inteligentes estão colocando um foco mais proeminente no marketing de retenção.

5 Dicas para Retenção de Clientes e o sucesso de seu negócio!

O marketing de retenção bem-sucedido envolve a construção de relacionamentos bidirecionais e envolventes com seus clientes. No cenário atual de big data e análise preditiva, que nos fornecem percepções detalhadas do cliente, a chave para o engajamento é por meio da personalização. Na verdade, os clientes agora esperam e exigem personalização. 

Com a introdução acima, percebe a importância da retenção de clientes?

Em caso afirmativo, você provavelmente está pensando no que é necessário para ir de uma taxa de retenção abaixo da média para uma taxa saudável que beneficie seu balanço patrimonial. Temos algumas dicas para você:

1. Retenção de clientes com um processo de integração tranquilo

As primeiras impressões são tudo. Após a empolgação inicial de obter o novo produto ou adquirir o novo serviço, a maioria dos clientes voltará para a primeira experiência que tiveram com sua marca. Se for positivo, é muito mais provável que fiquem por aqui.

Um bom processo de integração pode configurá-lo para o sucesso nos próximos anos. Deve ser personalizado (tanto quanto possível), prático e focar na remoção de tanto atrito quanto possível.

2. Feche o ciclo no feedback do cliente

Um dos maiores segredos para reter clientes é saber como eles se sentem. Quando você entende o sentimento do cliente e o que ele gosta / não gosta, pode refinar sua abordagem e atender melhor às necessidades dele.

Existem muitos modelos de pesquisa de cliente para usar ao coletar feedback, mas a métrica de fidelidade à marca mais popular é conhecida como Net Promoter Score

A beleza da metodologia NPS é que ela é extremamente simples de implementar e consiste em uma pergunta simples: “ Qual é a probabilidade de você recomendar [o nome de sua marca] a um amigo?” em uma escala de classificação de 0-10. Depois de fornecer uma pontuação, o cliente pode usar suas próprias palavras em uma pergunta de feedback aberta para dar uma explicação detalhada sobre sua avaliação.

É importante observar - não apenas coletar feedback é benéfico para suas estratégias de retenção, mas fechar o ciclo com seus clientes é igualmente crucial. Considere personalizar uma mensagem de agradecimento em sua pesquisa e responder diretamente aos comentários dos clientes para mostrar a eles que você está ouvindo e usando seus comentários para melhorar. 

3. Mantenha seus produtos e serviços em mente

Você não pode parar de fazer marketing para alguém só porque ele é um cliente. No mercado de hoje, onde a concorrência é alta e a lealdade é baixa, você deve estar sempre presente.

Você pode fazer isso por meio de uma série de técnicas e estratégias. Boas opções incluem boletins informativos semanais por e-mail, realização de concursos nas mídias sociais e produção de conteúdo de alto valor (como vídeos, podcasts ou recursos PDF para download).

4. Recompense que promove seu negócio e clientes fiéis

Se um cliente não se sentir apreciado, basta um erro ou uma “melhor oportunidade” com um concorrente para que ele saia do barco. É importante que você não subestime seus clientes leais. Recompense-os por ficarem por aqui. 

Recompensar a fidelidade pode parecer um preço garantido quando as taxas aumentam ou o envio de bônus e surpresas quando um cliente faz seu décimo ou vigésimo pedido. 

Se você avalia a lealdade em termos de quanto tempo um cliente está com você, pode considerar o envio de presentes bônus em intervalos importantes, como seis meses e um ano. Configurar um programa de fidelidade também é sempre uma opção.

Uma boa taxa de retenção de clientes torna todos os aspectos do seu negócio mais econômicos e eficientes - isso sim é uma virada de jogo.

5. Ofereça atendimento omnicanal consistente

Os clientes esperam engajamento contextualizado e transições perfeitas entre canais como telefone, canais sociais, sites. As empresas que envolvem seus clientes ao compreender sua jornada e necessidades são capazes de oferecer uma experiência de serviço personalizada.

Quando você entende como os clientes interagem com sua marca em vários canais, pode otimizar seus processos para reduzir a frustração do cliente e preencher as lacunas no processo. Aumenta a satisfação do cliente e atua como uma ótima solução de retenção de clientes.

Confira abaixo como fazer a retenção de clientes omnichannel favorecer seu negócio:

  • Mapeie a jornada do cliente para obter informações valiosas sobre suas interações anteriores, histórico de conversas etc., que ajudam a tomar ações proativas;
  • Identifique os canais preferidos dos clientes para se conectar com sua empresa. Ele oferece aos clientes muitas maneiras de entrar em contato com sua empresa;
  • Esteja onde seus clientes estão para fornecer suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana nesses canais;
  • Quando você é capaz de envolver os clientes de forma integrada, estando onde eles estão, e fornecer um serviço consistente em todos os canais, você oferece o melhor atendimento ao cliente omnicanal.

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