Dicas de e-mail marketing para conversão

Dicas de e-mail marketing para conversão

Separamos meios de fazer produção de e-mail marketing para gerar conversão de vendas. Nos acompanhe nesta leitura que preparamos para você e saiba mais.

Em uma pesquisa publicada pela HubSpot, 54% dos profissionais de marketing disseram que o e-mail marketing é o canal de geração de receita mais eficaz. Esses dados mostram o grande potencial da utilização dessa estratégia e a necessidade de se encontrar formas de aumentar as taxas de conversão. 

Sendo assim, neste artigo, coletamos as principais dicas para você otimizar sua estratégia e obter melhores resultados em sua taxa de conversão de e-mail marketing. Confira!

1. Segmente seus leads

A primeira (e talvez a mais importante) estratégia para aumentar as taxas de conversão de marketing por e-mail é criar segmentos para clientes em potencial. As pessoas em sua lista não são as mesmas, portanto, precisam de informações diferentes. 

Por exemplo, enviar o conteúdo do funil para alguém que acabou de descobrir uma solução não faz sentido. Portanto, um departamento deve ser criado para agrupar contatos por características.

2. Crie uma estratégia para jornada de compra

Seguindo a ideia de segmentação, você deve considerar a jornada do cliente. Esse é o caminho lógico que todo consumidor deve seguir, desde a descoberta do problema até a finalização da compra. Informações diferentes são necessárias em cada estágio da jornada, o que pode ser o objetivo do seu cliente potencial. Ao entregar o conteúdo certo às pessoas certas no momento certo, sua taxa de conversão aumentará.

3. Não encaminhe spam

Nunca confunda técnicas de marketing por e-mail com spam. Não é recomendado enviar spam para contatos. O spam pode fazer com que seus contatos cancelem a assinatura e quebrem o relacionamento, o que pode levar a oportunidades perdidas. Portanto, tenha cuidado ao criar e-mails, compartilhe conteúdo realmente relevante e certifique-se de que os e-mails não sejam direcionados para a pasta de lixo eletrônico.

4. Não envie e-mail para quem não autorizou o recebimento

Algumas empresas usam a prática de comprar listas de e-mail e enviar mensagens a pessoas que não autorizaram recibos. Isso prejudicará significativamente a taxa de conversão do marketing por e-mail e também prejudicará a imagem da empresa. O que você deve fazer é investir em estratégias de registro, como páginas de destino, onde você pede informações de contato em troca de coisas como e-books ou demos de produtos.

5. Programe os horários de envio

Para obter uma boa taxa de abertura e taxa de cliques de e-mail, você precisa considerar a data e a hora em que o e-mail marketing foi enviado. Alguns períodos têm maior potencial de sucesso e alguns períodos de descanso não produzem boa participação do público. 

Para saber o melhor prazo de entrega, é muito interessante você testar. Cada público-alvo pode reagir de maneira diferente, e o que funciona em um nicho de mercado pode não interessar necessariamente a você. Crie um plano de envio, altere a data e a hora e avalie a resposta do destinatário.

6. Menos é mais

Em uma campanha de e-mail marketing, o pior momento é quando um contato pede o cancelamento da assinatura. Algumas pessoas inevitavelmente farão isso, mas você deve monitorar essa velocidade. Se for alto, vale a pena analisar suas estratégias e reconsiderá-las. 

Um dos motivos mais comuns para solicitações de cancelamento de assinatura é o excesso de mensagens. Sim, você deve manter uma boa frequência de envio para estar sempre em contato com os clientes em potencial, mas não exagere para não incomodá-los.

7. Crie um bom título

O assunto do seu e-mail marketing é o primeiro método de contato do contato com clientes em potencial. Ele é o principal responsável por abrir ou não e-mails, por isso é muito importante. Pense que seu e-mail pode competir com vários outros e-mails em sua caixa de entrada, então o título deve ser notado. Use títulos que despertem a curiosidade das pessoas, e façam com que tenham vontade de aprender mais sobre o assunto e abram informações.

8. Use uma CTA de efeito

CTA - Call to Action - é a sua chamada para a ação para seus leitores. Ele está localizado no final do e-mail e instrui os clientes em potencial sobre o que fazer. Por exemplo: "Contactar a nossa equipa", "Subscrever a newsletter", "Deixar o seu comentário", "Ver novos artigos" e outras opções. 

A maioria das pessoas não lê o artigo inteiro, mas o analisa e descobre os pontos principais. Portanto, colocar um botão durante uma chamada pode produzir bons resultados. Inserir um bom CTA em seu e-mail é a chave para aumentar sua taxa de conversão!

9. Envie e-mail marketing para seus novos contatos 

Você conhece o cliente potencial que acabou de converter? Você deve contatá-lo enviando um e-mail logo após a conversão. Este contato é importante para iniciar um relacionamento. Você pode criar um fluxo nutricional para qualquer pessoa cadastrada no site. Esta é uma boa escolha!

10. Inclua links no texto

Seu objetivo com o e-mail marketing é cultivar e conduzir a liderança no processo de compra do cliente. Portanto, inserir links no texto pode ajudar muito nessa estratégia. Você pode criar links para blogs, páginas de produtos relacionados, mídia social ou qualquer outro destino relevante para seus leitores. 

Mas tenha cuidado: não faça direções aleatórias, fora do contexto. Trazer clientes em potencial que ainda estão no topo do funil para sua página de vendas pode não alcançar os resultados desejados e prejudicar a oportunidade.

11. Facilite o compartilhamento nas redes sociais

Finalmente, para aumentar sua taxa de conversão de e-mail marketing, insira um botão de compartilhamento de conteúdo nas redes sociais. Dessa forma, seus contatos podem compartilhar material com amigos e aumentar o conhecimento de sua marca. Como vimos no artigo, aumentar a taxa de conversão por e-mail marketing é muito importante e há muitas maneiras de fazer isso. 

Listamos as 11 principais dicas que você deve aplicar. Preste atenção a cada recomendação que passarmos e deixe sua estratégia se tornar um grande potencial de vendas! 

Agora que você sabe como aumentar sua taxa de conversão de marketing por e-mail, acesse nossa plataforma e conheça as soluções!

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