Descubra os benefícios do WMS para seu negócio

Descubra os benefícios do WMS para seu negócio

Os Sistemas de Gerenciamento de Armazéns (WMS) ajudam a resolver muitos dos principais desafios com os quais as organizações lutam atualmente. 

As soluções inovadoras em tecnologia, como as técnicas modernas de distribuição, estão sendo usadas em todo o mundo, e este é o caso do WMS.  Do gerenciamento de estoque ruim ao atendimento ao cliente ruim, o sistema fornece uma solução eficaz para neutralizar essas dificuldades, provando ser um primeiro passo engenhoso para construir um negócio melhor e mais atrativo.

Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS): O que é e quais os benefícios 

Um WMS funciona como um aplicativo de software, que suporta as operações diárias em um armazém. Os programas permitem o gerenciamento centralizado de tarefas, como rastreamento de níveis e localizações de estoque, ajudando a resolver muitos dos desafios comumente enfrentados pelas empresas de distribuição.

A seguir, confira os principais benefícios de um WMS:

1. Giro de estoque mais rápido

O primeiro passo para melhorar o funcionamento do seu armazém e, consequentemente, do seu negócio, é melhorar a gestão do seu inventário. Por gestão de estoque, entendemos o controle total desta etapa, desde o recebimento até a expedição.

O uso de um Sistema de Gerenciamento de Armazém também fornecerá visibilidade dos níveis de estoque precisos e em tempo real. Isso permite que uma empresa estimule o fornecimento com mais segurança e evite pedidos em espera, o que leva a clientes mais satisfeitos.

Um WMS eficiente pode melhorar muito o gerenciamento de estoque, criando um giro de produtos mais rápido. Ao limitar a movimentação de estoque e melhorar a precisão dos registros, o sistema pode ajudar a reduzir os prazos de entrega, diminuindo a necessidade de um estoque de segurança.

O uso da automação WMS com digitalização, RFID — ou outros métodos de rastreamento de localização — garante a visibilidade no local e reduz as situações não habilitadas para WMS em que o estoque é esquecido, perdido ou extraviado dentro do depósito.

Os sistemas de gerenciamento de depósito trabalham em conjunto com o ERP corporativo e com as funções de planejamento para, então, fornecer demanda às funções de previsão e compartilhar informações precisas sobre o desempenho de determinados produtos. 

A demanda do produto e a sazonalidade são refletidas à medida que os itens são transacionados e as informações são comunicadas. Portanto, com essas informações, os planejadores podem tomar decisões confiáveis ​​sobre quais produtos ajustar para a empresa aumentar a receita ou mitigar perdas.

2. Atendimento ao cliente aprimorado

Um WMS permite que a papelada do inventário seja reduzida, o que significa que relatórios, tíquetes de coleta, tíquetes de movimentação e listas de embalagem podem ser mantidos eletronicamente. 

Ao simplificar os processos desde o pedido até a entrega, a disponibilidade do produto pode ser determinada com mais precisão, fornecendo datas de entrega mais realistas ao cliente, reduzindo o nível de reclamações e aprimorando o atendimento geral.

3. Mão de obra efetiva  

Considerando os níveis de habilidade dos trabalhadores, sua proximidade no depósito, seus equipamentos e as tarefas disponíveis, um WMS pode atribuir melhor a tarefa certa à pessoa certa, e no momento certo. 

A otimização do tempo de deslocamento dentro do armazém é um dos maiores benefícios que o sistema pode proporcionar para uma melhor utilização da mão de obra. 

O WMS pode concentrar alguns colaboradores nas atividades de maior impacto, enquanto outros, são destinados a executar uma tarefa específica. Usando a previsão de mão de obra, o sistema pode atribuir tarefas diariamente e projetar cronogramas com eficiência. 

A digitalização de itens durante sua entrada em um depósito, bem como ao longo de suas movimentações, pode eliminar a necessidade de dupla verificação do trabalho, economizando tempo e agilizando o processo de registro. 

Os resultados da digitalização são a precisão da coleta, reduzindo erros e, assim, proporcionando um melhor atendimento ao cliente. Os KPIs também podem ser utilizados para analisar a equipe, o que é importante porque a mão de obra costuma ser um dos custos mais altos das operações de depósitos.  

4. Materiais rastreáveis com WMS

​​Os materiais de estoque podem ser facilmente rastreados com Sistemas de Gerenciamento de Armazéns, usando numeração de lote e série. Os números de lote indicam o grupo no qual os materiais foram feitos, já o número de série identifica um item especificamente. 

Com o uso do rastreamento de estoque do WMS, a capacidade de combinar lotes específicos ou números de série com recebimentos de entrada e remessas de saída permite rastreabilidade total. 

Essa capacidade de rastrear materiais reduz qualquer redundância potencial, garantindo o planejamento e a alocação de estoque precisa e fornece informações recuperáveis ​​atuais para rastreabilidade futura, manutenção de serviço ou situações de recall.

5. Cadeia de Suprimentos Otimizada 

Um WMS otimiza a operação interna de um armazém, que pode se estender à cadeia de suprimentos mais ampla. Dentro do depósito, o sistema agiliza todo o processo, desde os recebimentos até as entregas, melhorando a eficiência operacional e reduzindo os custos. 

A equipe do armazém obtém remessas rápidas e precisas, reduzindo ou eliminando atividades desnecessárias ou não produtivas. Essas economias de tempo e custo, juntamente com processos e informações aprimoradas, podem ser repassadas a parceiros internos e externos, permitindo que eles melhorem suas operações. 

Dados aprimorados podem reduzir riscos e aumentar a confiabilidade, beneficiando embarcadores, fornecedores e clientes. Os dados também podem ser compartilhados e aproveitados de volta para um ERP ou para um cliente, bem como para um Transportation Management System (TMS). 

O produto pode chegar ao cliente final mais rapidamente, permitindo que os parceiros melhorem o planejamento. O serviço de preenchimento de estoque pode ser alinhado ao gerenciamento, permitindo operações otimizadas enquanto reduz o tempo e os custos de estoque.

Principais benefícios do WMS

Como uma ferramenta tecnológica valiosa, os Sistemas de Gerenciamento de Armazéns (WMS) são projetados para permitir melhorias contínuas. 

O sistema pode ser implementado em fases, para permitir atualizações com recursos recém-desenvolvidos de forma consistente, mantendo os armazéns eficientes à medida que acompanham as mudanças atuais. Isso também permite que o armazém incorpore novos processos e inovações ao longo do tempo. 

Quer um sistema logístico de excelência? Conte com a Infracommerce! O nosso ecossistema digital tem as seguintes soluções: Infrashop, Infradata, Infrapay, Infralog e Infradigital. Entre em contato para saber mais! 

Fale com um especialista

Leia também

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Já ouviu falar da estratégia multi warehouse? Essa é uma das soluções para ter um Fulfillment gerenciado. Entenda como funciona o processo e como aplicar.

Acessar
Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Veja as diferenças entre marketplace e marketing digital. Duas modalidades ideais para qualquer negócio online ter sucesso no processo de vendas.

Acessar
Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evitar a ruptura de estoque no seu negócio utilizando os serviços da InfraLog. A solução Infracommerce que disponibiliza a gestão completa do seu estoque!

Acessar

Explore todos os assuntos do Blog

Revolucione sua
Customer Experience!


Descubra qual solução Infracommerce é a ideal para o sucesso do seu negócio.

Preencha o formulário abaixo que nossa equipe
entrará em contato para mais informações








Obrigado! Seu contato foi enviado com sucesso!
Oops! Algo deu errado, tente novamente.