Descubra os benefícios de um armazém de fulfillment

Descubra os benefícios de um armazém de fulfillment

Os armazéns de fulfillment estão se tornando cada vez mais populares no mercado logístico, graças à sua dinâmica de funcionamento direcionada a pedidos fracionados, típicos de empresas que vendem pelo meio digital, seja direto ao consumidor (B2C) ou para outros revendedores (B2B), em um modelo mais personalizado.

A ideia por trás do fulfillment é simples: é um armazém que trabalha com todas as etapas logísticas de um e-commerce, como recebimento de produtos, conferência, endereçamento, armazenagem, picking (separação), packing (embalagem) e, em alguns casos, até a entrega dos produtos ao cliente final.

Quer conhecer mais sobre essa estratégia de operação logística voltada para o e-commerce? Neste conteúdo, separamos diversas informações interessantes sobre armazém de fulfillment. Aproveite para ler tudo!

Fulfillment: entenda o que é

Fulfillment, ou Order Fulfillment, é o conjunto de processos logísticos e operacionais envolvidos em vendas online. Ele abrange desde o processamento do pedido até a separação no estoque, embalagem, entrega e pós-venda junto ao consumidor, e pode ser feito diretamente pela loja virtual ou por meio de empresas terceirizadas.

A verdade é que as eficiências nessa cadeia afetam a experiência do cliente. Sua empresa pode ter os melhores produtos, mas pode perder credibilidade se o frete for muito caro, não entregar no prazo ou não tiver um bom atendimento e logística reversa para trocas e devoluções.

É por isso que o fulfillment deve estar sempre no seu radar. Ele dá visibilidade sobre a jornada dos pedidos desde o checkout até a entrega.

E o funcionamento de armazém de fulfillment, como é?

Os armazéns de fulfillment são bastante diferentes do modelo tradicional de armazém. No caso, estamos falando de um ambiente dinâmico, muitas vezes com muita movimentação e diversos processos acontecendo ao mesmo tempo para gerenciar múltiplos perfis de produtos, SLAs de atendimento rápidos e uma separação de itens extremamente fracionada.

Mesmo em meio a essa turbulência, os sistemas implementados nessas instituições permitem uma coordenação única que leva a resultados extraordinários para as operações realizadas no armazém de fulfillment, redução rápida de erros e otimização de processos. É como uma indústria de processamento com uma grande variedade.

Em suma, podemos explicar o funcionamento dessas estruturas através de 4 destaques, que são:

1. A mercadoria é encaminhada até o armazém de fulfillment

O primeiro passo é enviar o produto para o armazém de fulfillment. Dependendo do modelo de negócios da sua empresa, esse processo pode ser otimizado.

Se sua empresa produz o estoque que vende, ele pode ser enviado diretamente da fábrica para o depósito. No caso de revenda, o produto pode ser enviado diretamente do fornecedor para o armazém sem a necessidade de intermediário.

2. A equipe do armazém coloca os produtos em processo de distribuição

Quando os produtos chegam ao local de estocagem, o primeiro procedimento pelo que passam é a checagem. Ou seja, os colaboradores da instalação analisam se tudo chegou nos conformes, conferindo cada detalhe da entrega, bipando e endereçando as mercadorias para organizar a melhor posição para a dinâmica de expedição de cada cliente (SKUs mais vendidos, curva ABC, FIFO, FEFO…).

Ao final desse processo, a empresa é informada sobre possíveis discrepâncias, sejam elas na quantidade, qualidade ou defeitos encontrados nos produtos que chegaram até o armazém.

É comum também haver etiquetamento dos itens, de forma a facilitar sua alocação e a recuperação, quando necessário.

3. Dá-se início ao armazenamento inteligente

Até o momento, todos os procedimentos são similares aos de um armazém tradicional, mas tudo muda na hora de estocar os produtos. 

Ao contrário do estoque convencional, um armazém de fulfillment é desenhado para o dinamismo da operação fracionada. Muitos armazéns trabalham com racks e porta paletes comuns à dinâmica industrial, para deixar a parte mais volumosa dos estoques. 

A grande diferença está na área de picking, onde os produtos que mais giram são organizados em posições menores (prateleiras, cestas, bins…), separados por SKUs e dispostos conforme o perfil de venda de cada empresa, para organizar e agilizar o processo de separação e montagem dos pedidos.

Vale lembrar que essas estruturas trabalham tanto com produtos enviados quanto retornados pelos clientes, no caso de trocas e devoluções, no processo chamado de logística reversa.

4. Pedidos e estoques inteligentes integrados

Existem diversas formas pelas quais a comunicação da compra é feita. Porém, nenhuma delas supera a agilidade da operação logística quando há integração entre os softwares de gestão da empresa (ERP) e os armazéns de fulfillment.

Quando há essa integração, tudo é feito de modo automático, gastando a menor quantidade de tempo possível, elevando ao máximo o poder de entrega de sua empresa e a gestão de estoque.

Isso se torna um verdadeiro diferencial competitivo para seu negócio, algo de extremo valor, dada a concorrência que se tem hoje no mercado.

Quais as diferenças entre armazém de fulfillment de um armazém tradicional?

Embora pareçam a mesma coisa, na verdade há uma enorme diferença na operação e no layout, com armazéns tradicionais normalmente usados ​​para carregamento industrial e consolidado, enquanto armazéns de fulfillment atendem cargas dinâmicas para comércio eletrônico e a granel.

A primeira grande diferença é a durabilidade dos itens. Em geral, os produtos tendem a demorar muito para serem concluídos, ao contrário dos armazéns tradicionais, que podem armazenar o mesmo produto por meses ou até anos.

Outra diferença que deve ser citada são as operações realizadas em cada uma dessas instalações. Enquanto o armazém tradicional costuma operar com cargas maiores, o de fulfillment atua com pedidos fracionados, em sua menor unidade de medida, sendo necessárias técnicas de picking sofisticadas para atender aos SLAs dessa dinâmica de alto giro.

A disposição dos produtos no armazém, estrutura de estocagem, maquinário para movimentação e tecnologia de gestão também mudam de um para outro. No armazém tradicional as cargas tendem a ficar em porta paletes e são movimentadas com a ajuda de empilhadeiras. O estoque pode ser disposto de acordo com várias estratégias de gestão (FIFO, FEFO, LIFO…), mas a expedição tende a ser mais padronizada.

Já no armazém de fulfillment, as mercadorias ficam distribuídas de forma mais pulverizada, de acordo com os padrões de venda de cada empresa. O estoque fica separado por SKU e os produtos agrupados em unidades menores com a intenção de agilizar o processo de separação e expedição. 

A movimentação, normalmente, pode ser feita manualmente ou por robôs e a preparação dos pedidos é mais diversa e personalizada para cada pedido, assim como os processos de embalagem.

O sistema de gestão de armazenagem (WMS) de um modelo e de outro também muda, em função dessa dinâmica operacional diversa. Conheça o sistema de gestão de armazenagem (WMS) especializado em fulfillment da Infracommerce.

Este artigo foi útil? Caso tenha dúvidas, entre em contato com a nossa equipe.

Fale com um especialista

Leia também

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Já ouviu falar da estratégia multi warehouse? Essa é uma das soluções para ter um Fulfillment gerenciado. Entenda como funciona o processo e como aplicar.

Acessar
Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Veja as diferenças entre marketplace e marketing digital. Duas modalidades ideais para qualquer negócio online ter sucesso no processo de vendas.

Acessar
Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evitar a ruptura de estoque no seu negócio utilizando os serviços da InfraLog. A solução Infracommerce que disponibiliza a gestão completa do seu estoque!

Acessar

Explore todos os assuntos do Blog

Revolucione sua
Customer Experience!


Descubra qual solução Infracommerce é a ideal para o sucesso do seu negócio.

Preencha o formulário abaixo que nossa equipe
entrará em contato para mais informações








Obrigado! Seu contato foi enviado com sucesso!
Oops! Algo deu errado, tente novamente.