Delivery HUB: uma alternativa ao sedex

Delivery HUB: uma alternativa ao sedex

O delivery hub tem se colocado como importante alternativa para entregar mais rápido e economizar na logística. Confira o potencial do hub que pode ajudar seu negócio!

Os desafios de entrega com SEDEX podem ser uma preocupação persistente com o frete de encomendas na era do comércio eletrônico. Com a pandemia, as problemáticas da questão logística se tornaram ainda mais presentes, devido ao aumento de custos de sobretaxas relacionadas a entregas e atrasos.

A logística é considerada uma das áreas mais importantes do comércio eletrônico, pois está diretamente relacionada à satisfação do consumidor. Caso a entrega não cumpra o prazo estabelecido no ato da compra ou tenha um custo de envio muito alto, há grande chance de abandono do carrinho ou reclamação no SAC.

Desde o boom das vendas online em 2020, os consumidores procuram formas mais convenientes e rápidas de comprar. Para atrair esse tipo de cliente, muitas empresas apostam em soluções que ajudem a conquistar esse tipo de cliente, entregando no menor tempo possível, reduzindo assim os custos logísticos.

Delivery Hub: aposte no delivery hub para redução de custos 

O crescente interesse na entrega expressa está forçando o comércio eletrônico e os fornecedores a se aproximarem dos clientes finais. Assim, uma opção já comum é transformar lojas físicas em armazéns de e-commerce, com o delivery hub que pode focar em reduzir a distância entre o clique de uma compra e a entrega ao consumidor.

A importância do Delivery HUB

A pandemia de covid-19, o distanciamento social e as medidas restritivas são catalisadores para o setor de entrega expressa – que já está em trajetória ascendente. Engana-se quem pensa que a entrega se limita à transportadora retirar a encomenda e levá-la ao consumidor.

Mais comumente, as empresas estão se adaptando e se aproximando do formato de centro logístico, incluindo todas as soluções para o processo de entrega, como rastreamento de pedidos, ferramentas para agilizar o processo, facilidades para os entregadores, fornecimento de todas as etapas de um pedido até seu destino.

É importante lembrar que delivery é uma categoria ampla, não se limitando ao setor alimentício, embora seja o mais forte, e o processo logístico é basicamente o mesmo independentemente do tipo de pedido. Por isso, a otimização de processos e o investimento são muito importantes para abrir mais espaço nos centros logísticos.

Não é só se cadastrar em uma plataforma de delivery hub. A interface com o cliente precisa ser fácil de usar, os detalhes do produto, a disponibilidade de preço e entrega e seu custo são os fatores básicos para que a loja consiga ter um bom desempenho em termos de entrega, afinal não há possibilidade de experimentar o casaco que está vestindo.

Dito isso, a plataforma escolhida ajudará a converter vendas. O pessoal em um centro de distribuição, loja ou shopping precisa estar familiarizado com o sistema e ser capaz de atender pedidos sob demanda e lidar com faturamento e embalagem.

Benefícios do Delivery Hub para seu negócio

O Delivery por si só trata-se de uma categoria ampla, por mais que esteja mais associada ao setor alimentício, não fica limitada a somente esse setor. Os processos de logística são basicamente os mesmos, independentemente do tipo de pedido, por isso, otimizar e investir nos processos são importantes, logo, recorre-se ao hubs logísticos.

Estoques bem alinhados

Armazenar produtos a granel não é uma boa prática para quem procura manter os custos baixos. Isso ocorre porque os produtos ociosos não são rentáveis ​​para a empresa. Portanto, as necessidades do e-commerce devem ser avaliadas por meio de ferramentas de gestão que analisem as reais necessidades da empresa.

Por exemplo, a curva ABC é uma ferramenta de classificação de estoque usada para determinar quais produtos são mais ou menos importantes para as operações. Com ele, é possível analisar o giro do estoque de um produto, o percentual de cada item na fatura e sua rentabilidade. Quando utilizados de forma adequada, os dados coletados da curva ABC podem ser muito importantes para uma empresa, auxiliando principalmente na redução de custos.

O delivery hub cobre os principais processos logísticos e te auxilia nesse sentido.

Pontos de coleta e retirada

Seja pelos altos custos de envio, falta de comunicação com o cliente final e visitas recorrentes, áreas classificadas ou áreas restritas, a execução bem-sucedida de entregas e coletas pode ser um desafio para algumas operações logísticas. Uma das soluções para atender as necessidades e tornar mais fácil para os clientes de utilidade e para o e-commerce ser eficiente e econômico é o ponto de coleta e retirada.

Esses pontos, também conhecidos como PUDO (Pick Up & Drop Off), ficam localizados em lugares estratégicos, com grande circulação de pessoas, facilitando a entrega por parte do motorista e dando uma maior segurança para o consumidor. Conveniências, postos de gasolina, farmácias e shoppings são exemplos de espaços que podem trabalhar como pontos de coleta e retirada.

Rede de entregadores

Outra alternativa que pode minimizar custos e agilizar a entrega é contar com uma rede de entrega. Nesse modelo, as entregas são feitas por pessoas comuns, que possuem carro próprio, moto, bicicleta ou até mesmo a pé, e são responsáveis ​​pelo transporte dos produtos de um ponto a outro. Correios treinados podem fornecer entregas mais rápidas e seguras sob demanda.

Em situações de alta demanda, como Black Friday e outras datas sazonais, ter uma rede de entregas pode ser a chave para entregar entregas de alta qualidade dentro dos prazos estabelecidos, sem sobrecarregar as equipes de entrega existentes.

Delivery HUB: automação dos processos 

A automatização de processos manuais tornou-se uma das principais alternativas para atender aos níveis operacionais de atendimento ao cliente. Isso porque a digitalização dos processos aumenta a produtividade dos funcionários, reduz o tempo de execução das tarefas e possibilita uma gestão mais eficiente, permitindo a análise em tempo real das informações coletadas.

Ao investir no delivery hub, nas melhores opções de entrega e no planejamento adequado, sua empresa pode se destacar da concorrência. Por isso, colocar essas soluções em prática, além de ajudar a oferecer melhores prazos, pode ser ideal para quem busca reduzir custos logísticos e, principalmente, garantir uma experiência de compra satisfatória para os consumidores.

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