Dashboard para alavancar as vendas

Dashboard para alavancar as vendas

Dashboard para alavancar as vendas é um recurso de transformação digital dentro da empresa, utilizado para o controle de vendas e em tempo real.

Seu uso é para apresentar de forma visual, rápida e intuitiva um conjunto de informações sobre as suas vendas. Não é à toa que essa palavra significa "painel de controle" em inglês. porque é isso que permite, principalmente para os gerentes de vendas: controle. 

Por consequência, também pode ser mencionada como dashboard para alavancar as vendas

Ter a tecnologia como aliada é a melhor decisão para empresas modernas, a partir dessa aliança, você não precisa usar planilhas ou realizar operações matemáticas complexas.

Os números, dessa forma, tornam-se totalmente precisos, evitando o impacto de erros humanos. Um simples número incorreto mudará completamente o resultado e você obterá informações imprecisas.

Isso inevitavelmente produzirá grande frustração e emoções negativas no processo de vendas. Sem mencionar, é claro, que as taxas de conversão são todas imprecisas, já que não é possível ter uma análise concisa para tomada de decisões.

Portanto, é melhor ter um dashboard de vendas gerado automaticamente.

Nesse sentido, a tecnologia mais uma vez desempenha um papel decisivo, e nesses casos é a locomotiva. Somente por meio desses dashboards é possível obter uma série de dados e informações para fornecer uma visão de 360 ​​graus do negócio.

Neste conteúdo, confira mais vantagens do dashboard para alavancar as vendas. Boa leitura!

Dashboard para Alavancar as Vendas: indicadores indispensáveis

Para que o dashboard de vendas faça sentido e tenha a finalidade de ajudar o gerenciamento de vendas a ser preciso, ele precisa ser completo. 

Por isso, é fundamental ter um bom entendimento das métricas de vendas e saber quais devem estar no painel é uma questão estratégica. Na verdade, é uma diferença competitiva importante em comparação com outros concorrentes.

A tecnologia nem sempre aparece no dia a dia de todas as empresas, mas não é necessariamente o caso da sua empresa, certo?

Aqui, também precisamos de marketing integrado e sua estratégia de geração de clientes para atrair clientes.

A equipe de vendas da empresa é uma só, e esses dois departamentos (marketing e vendas) precisam ser integrados e coordenados.

Ah, é importante dizer que esse painel é para quem usa o modelo de vendas interno, quando as vendas acontecem internamente. Em outras palavras, verifique as métricas que destacamos:

1. Número de visitas

Neste primeiro item, o número de visitas em seu site é um fator de importância. Isso permite que os gerentes (e todos os envolvidos no processo de negócios) entendam mais claramente o impacto de seus negócios.

Você pode julgar se é um número satisfatório por meio da competição. Para fazer isso, use ferramentas para entender sua liderança ou distância. Ferramentas como as de otimização de sites, podem ajudar a sua empresa a entender se seu posicionamento no mercado é bom ou ruim.

Também pode mostrar o quanto ela precisa fortalecer sua estratégia de prospecção de clientes, especialmente por meio do inbound marketing.

2. Número de leads gerados

Independentemente de qual etapa você esteja do funil de vendas, é fundamental medir o número de clientes potenciais gerados por sua empresa em tempo real.

Que tal estabelecer uma espécie de funil para as pessoas que assinam a sua newsletter?  Isso indica que estão interessados ​​em pesquisas ou materiais mais aprofundados.

Entenda que clientes em potencial ainda não são clientes. Esta é uma pessoa que "levanta as mãos", por isso precisa ser nutrida antes de ser vendida.

Saber o número de clientes em potencial ajuda os gerentes de vendas a entender a proporção de visitantes do site em relação aos clientes em potencial gerados.

3. Número de planos executados

Comparar a quantidade de calendários cumpridos pelos responsáveis do processo de vendas também é um diferencial importante para alavancar as vendas

Aqui, é importante entender quantos dos clientes em potencial gerados estão realmente interessados ​​em entender melhor suas soluções e propostas.

Este é um dos indicadores mais importantes no painel de vendas, pois vai mostrar a qualidade do trabalho da equipe.

Ele é responsável por determinar a elegibilidade desse lead, proporcionando-lhe condições e segurança para ouvir as opiniões do vendedor.

Agora não é hora de ficar ansioso. Antes das vendas, devemos consultar e orientar os clientes em potencial para resolver suas dúvidas.

4. Número de oportunidades abertas

Aqui, podemos dividi-lo em dois, se fizer sentido para o seu negócio. É importante enfatizar que não é só a oportunidade que está sendo negociada para ser medida.

O abandono do carrinho de compras também deve aparecer aqui. Carrinhos abandonados podem ser consideradas boas oportunidades de negociação.

Por algum motivo, a compra não seguiu adiante. Por isso, algumas providências precisam ser tomadas. Portanto, defina um indicador no dashboard de vendas para indicar o número de carrinhos de compras abandonados.

Outra opção é estabelecer a negociação pública, ou seja, que passa pela sua equipe de pré-venda e chega ao vendedor.

No comércio eletrônico, é possível usar alguns gatilhos psicológicos e agir para oferecer cupons de desconto ou prazos de pagamento exclusivos.

Os indicadores de negociação são essenciais para entender o desempenho de sua negociação.

5. Vendas totais

Este é um indicador indispensável e até óbvio, afinal, destaca o número total de vendas.

O ideal aqui não é somente o número de vendas, mas também o número médio de vendas por cliente, o produto com a maior produção e assim por diante.

Quanto mais detalhado aqui, melhor. Isso ajudará a motivar sua equipe de vendas ao indicar que a meta está prestes a ser atingida, o que estimulará mais atenção e produtividade.

Da mesma forma, saber os números e os detalhes ajuda os gerentes - eles têm uma visão mais estratégica do negócio.

Sabendo quais produtos e serviços (ou assinando-os) vendem mais, é possível prestar mais atenção a esses produtos e serviços e agir para alavancar as vendas.

6. Taxa de conversão entre todas as etapas

Em todos os estágios do funil de vendas, as porcentagens precisam ser usadas para medir as taxas de conversão.

Não importa quantas etapas existam em seu pipeline, você precisa medir todas as conversões de uma para a outra para entender mesmo se todas essas conversões fazem sentido.

Só assim você pode medir a eficiência e eficácia do processo e saber onde melhorar.

3 exemplos de painéis de vendas

Existem diferentes softwares de gerenciamento. Algumas pessoas até usam planilhas online compartilhadas para criar dashboard de vendas, ironicamente, o chamado "Planejamento de Recursos do Excel (ERP)".

Seja o uso de um CRM (o ERP original), ou o uso de planilhas, essas soluções para painéis de vendas têm suas vantagens e desvantagens.

1. Compartilhamento online de planilhas

Talvez a maior vantagem deste dashboard de vendas seja que ele é gratuito.

É muito eficaz para empresas iniciantes, especialmente aquelas com profissionais que sabem como usar recursos escassos de forma criativa.

Mas não se engane: quando sua empresa começa a crescer, as atualizações de planilhas começam a se tornar complicadas. Além disso, um pequeno erro na fórmula da célula pode colocar em risco todos os dados da empresa.

Sem mencionar o poder de computação limitado das planilhas. Em algum ponto, eles começarão a ficar muito lentos ou até mesmo travar! 

2. Um bom CRM

Se você deseja acompanhar o desempenho de suas vendas, lidar com o relacionamento com os clientes e gerenciar sua equipe, um bom sistema de CRM online fornecerá um dashboard de vendas muito eficaz.

Normalmente, esses softwares fornecem informações sobre desempenho de vendas, histórico de relacionamento com o cliente, versões móveis de aplicativos e os chamados canais de vendas.

Neste painel de vendas, você pode monitorar de forma intuitiva e intuitiva todos os negócios em andamento da empresa, o valor envolvido, a possibilidade de concretizar a venda e outras informações importantes para a gestão de vendas.

3. Um software ERP

Se o seu negócio é voltado para um público consumidor final, o software ERP é uma ótima alternativa para a criação de painéis de vendas.

Isso porque ele integra informações de diferentes áreas de negócios, como front-end de caixa, indicadores de estoque, finanças, compras, entre outros.

Desta forma, obterá as informações necessárias sobre o andamento de toda a operação em tempo real.

Isso significa que as perguntas que fazemos lá serão respondidas automaticamente e poderão aparecer em seu painel de vendas para consulta rápida.

Como resultado, a análise e o controle das vendas tornaram-se muito flexíveis, incluindo informações sobre como reabastecer o estoque ou alterar a lucratividade de certos produtos.

Para tornar sua empresa mais forte, você pode até integrar seu ERP ao CRM para criar um sistema de informação mais completo e eficiente.

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