Dark Store: o modelo mais utilizado do momento

Dark Store: o modelo mais utilizado do momento

Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, a tendência de aumentar as “dark stores” foi promovida como medidas de distanciamento social, visto que uma tecnologia para conter a disseminação torna o comércio online um grande negócio.

A loja de alimentos Whole Foods da Amazon é o exemplo mais recente de como os varejistas estão aceitando fortemente o uso da "dark store", que funcionará como um pequeno centro de distribuição local sem tráfego de clientes e apenas um ponto de seleção, embalagem e envio ou entrega de itens comprados conectados.

Mas, o que é Dark Store? 

Na tradução literal, Dark Store significa "loja escura", referindo-se ao conceito de "loja invisível" aos olhos dos consumidores. Na prática, é isso!

Dark Store são locais estratégicos para armazenamento online, seleção e distribuição de produtos. Eles geralmente são distribuídos mais perto dos consumidores.

Em outras palavras, a dark store funciona como o pequeno centro de distribuição e armazenamento da empresa. Porém, em uma versão mais otimizada, as dinâmicas são divididas em pequenos "hubs" urbanos ou "armários de armazenamento".

Expansão global

As vendas de comércio eletrônico se expandirão rapidamente nos próximos anos.

De acordo com o Statista, eles transferiram US $ 2,8 trilhões em 2018 e devem aumentar para US $ 4,9 trilhões até o final desse ano de 2021.

A América Latina ainda é considerada um mercado "imaturo" no setor de e-commerce, o que significa grande potencial de expansão - principalmente em países como México, Brasil, Chile, Colômbia e Panamá.

E, segundo especialistas, no comércio digital ganha quem oferece preços convenientes e entrega mais rápida.

O que analisar ao implementar dark stores?

As lojas fechadas ao público, mas que funcionam como pontos de distribuição, são um conceito interessante em áreas onde a procura online é elevada. Porém, suas operações traziam desafios de planejamento, logística e suporte.

Ao implementar uma estratégia de dark store, considere os seguintes aspectos:

A legislação local

As dark stores devem cumprir as regras de armazenamento, manuseio e distribuição do produto. Por exemplo, um centro de logística de farmácia precisa de autorização da Anvisa para armazenar medicamentos. Isso pode ser suficiente para transformar lojas tradicionais em dark stores e áreas onde há canibalização de vendas.

Qual o modelo ideal de dark store?

Nem toda dark store é igual. Embora o objetivo comum seja reduzir o tempo de entrega e os custos de logística de última milha removendo algumas tarefas dos centros de distribuição remotos, as dark stores também podem ser responsáveis ​​por parte das tarefas de varejo omnichannel, como "drive-thru" sem consumidores e outras formas de interação com os vendedores.

Maximize a estratégia global

Dark Stores podem ser adequadas apenas para delivery ou fornecer outros métodos de entrega. O período de isolamento social é um teste importante para o e-commerce para um grande número de pessoas, mas grande parte do público certamente retornará aos PDVs como antes. A estratégia da dark store deve ajudar os clientes a sempre encontrarem o produto que desejam, independentemente do canal de serviço. Eventualmente, os clientes vão comprar alguns itens da loja e voltar mais tarde para pegar outros itens. Estes itens estarão disponíveis em uma dark store em alguns minutos.

Quanto custa essa operação?

Idealmente, a dark store deve estar localizada em uma área densamente povoada com um grande número de clientes atuais e potenciais. Em alguns casos, pode fazer sentido converter uma loja tradicional em uma dark store, mas nem sempre é o caso. É necessário analisar se o valor do aluguel é razoável para uma loja que não recebe clientes, ou se a venda omnichannel e os serviços de logística para outro PDV próximo compensam este investimento adicional.

Você também precisa considerar o custo de envio de uma loja escura para uma loja vizinha (em oposição ao custo de envio de CDs diretamente para cada POS). No centro da cidade, isso envolve os desafios de entregas em tempo limitado, estacionamento difícil ou restrições de tamanho de caminhão. Dark Stores podem realizar uma única entrega e depois distribuí-los por outros métodos (motocicletas, bicicletas), reduzindo assim os custos de logística.

Objetivo e eficiência

Por definição, as dark stores podem entender melhor os níveis de estoque e a disponibilidade de produtos de toda a rede, pois atuam como centros de logística. O uso de um sistema de gerenciamento omni-channel ou sistema de gerenciamento de pedidos (OMS) pode aumentar a transparência do gerenciamento de estoque e tornar a logística mais eficiente para melhor atender às necessidades de cada consumidor do micro-mercado.

O uso de dark stores promove a subdivisão da logística, de forma que cada PDV possa facilmente ter exatamente os produtos de que precisa em um determinado momento. Nem mais nem menos.

Operação 24/7

Uma loja física aberta 24 horas por dia para atender os clientes pode não ser financeiramente viável. É possível que a dark store precise processar pedidos em uma determinada área a qualquer momento, o que aumenta a produtividade e a capacidade de geração de renda do espaço físico.

Todo varejista que está amadurecendo sua operação omni-channel deve analisar a estratégia de dark store. A necessidade de oferecer aos consumidores opções mais rápidas, eficientes e de baixo custo, além de ter flexibilidade para atender aos picos de demanda, torna este modelo uma alternativa interessante para varejistas em todos os segmentos de mercado.

Esses são alguns dos pontos-chave e benefícios práticos do uso de dark stores no varejo. Vale ressaltar que esta estratégia pode não só otimizar a logística, mas também aumentar os lucros, trazendo assim uma melhor experiência ao consumidor.

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