Conheça os principais motivos da prevenção a fraude online

Conheça os principais motivos da prevenção a fraude online

Não tem nada mais desagradável do que nos depararmos com a fraude online. Infelizmente, é algo muito comum, mas que há meios de prevenir. Continue a leitura!

A fraude online pode ocorrer de várias formas e afeta todos os tipos de campos e mercados, principalmente no e-commerce. Por isso, setores que costumam lidar com a detecção de fraudes utilizam diferentes técnicas para lidar com o problema.

Hoje, com o crescimento explosivo do comércio online e a quantidade de informações geradas a cada segundo, as organizações precisam de um novo aliado: a análise de dados. 

Existem alguns meios que podem ajudá-lo a entender os motivos por trás das frequentes tentativas de fraude em sua organização e alertá-lo quando uma atividade suspeita é detectada.

Mas se você ainda não sabe como isso funciona, continue lendo e saiba como prevenir a fraude online!

O que é fraude online?

Quando falamos em e-commerce, estamos falando de transações comerciais realizadas eletronicamente pela internet, geralmente por meio de lojas virtuais. Essas transações podem ser realizadas por meio de dispositivos como computadores, laptops, tablets e celulares.

Quando falamos de fraude online, queremos dizer: engano criminoso com a intenção de resultar em ganho financeiro ou pessoal.

A fraude online, também conhecida como fraude de pagamento, é um crime cometido durante transações comerciais na internet e que apresenta riscos operacionais e pessoais. Ele é projetado para beneficiar financeiramente ou pessoalmente o fraudador e impactar negativamente os resultados do comerciante.

Há duas coisas a serem lembradas sobre a fraude online: os comerciantes online são o alvo e o golpe pode passar despercebido.

Motivos para se prevenir de fraude online

Quando você ouve o termo "fraude online", provavelmente imagina criminosos usando cartões de crédito roubados para comprar produtos em lojas online. Mas esse tipo de fraude é apenas uma das mais comuns. Aqui estão os quatro bons motivos que vão fazer você se prevenir o quanto antes.

1. Fraude de cartão de crédito

Na fraude de cartão de crédito online, os criminosos usam informações roubadas para comprar produtos ou serviços. Eles visitam uma loja virtual e fazem compras com o número do cartão roubado.

Esta transação inicial defrauda o titular da conta roubada. Mas, na maioria dos casos, a parte vitimada notifica o dono da loja, que deve reembolsar a compra de acordo com as leis de segurança de dados, às vezes pagando ao banco emissor uma taxa de reembolso.

Os comerciantes também podem ser vítimas de golpes de teste, em que os criminosos testam vários cartões de crédito para descobrir quais ainda são válidos e permitem a compra.

Esses tipos de compras que ignoram a segurança da internet são geralmente pedidos pequenos e de baixo risco, mas que podem ter um impacto significativo nos resultados financeiros de um comerciante.

2. Fraude de estorno

Sabemos que um estorno ocorre quando um provedor de cartão de crédito cobra uma transação fraudulenta ou contestada.

No mundo do comércio online, esse estorno ocorre quando um cliente usa seu cartão para fazer uma compra e recebe os bens ou serviços adquiridos. Pouco depois, ele solicita um estorno de seu provedor de crédito, que envia o estorno por meio do banco emissor do cartão.

Muitas vezes chamado de "fraude amigável", esse tipo de golpe resulta na exigência do processador de pagamento de que o comerciante devolva o valor da compra ao emissor do cartão. O comerciante online é responsável por devolver o item comprado quando o banco solicitar um estorno.

Num cenário típico deste tipo de crime, um comprador adquire um artigo numa loja online. Depois de receber bens ou serviços, o criminoso espera semanas ou meses antes de entrar em contato com seu banco e contestar a transação, alegando que não foi autorizada ou fraudulenta. Os fraudadores querem comerciantes sem tempo e recursos para contestar reivindicações ou simplesmente permitir que eles se beneficiem da suspeita.

3. Fraude de interceptação

Em um golpe de interceptação, um golpista usa um cartão de crédito roubado para fazer uma compra online, envia o item para o endereço do cartão de crédito na finalização da compra, mas intercepta o pacote antes que ele chegue.

Por exemplo, criminosos visitam sites e usam nomes, endereços e cartões de crédito roubados para fazer compras. Após a conclusão da transação, os criminosos ligam para o atendimento ao cliente antes do envio para alterar o endereço de entrega para o local de retirada desejado pelos criminosos.

4. Fraude de triangulação

A fraude triangular defrauda os comerciantes online em três etapas. Na primeira etapa, os criminosos criam uma vitrine online falsa, muitas vezes oferecendo produtos de marcas populares a preços extremamente baixos. O único objetivo do site é roubar nomes, endereços e números de cartão de crédito de compradores desavisados.

Na segunda etapa, o golpista usa as informações pessoais roubadas e os números de cartão de crédito para visitar uma loja online legítima e comprar o item que a vítima comprou na loja falsificada.

O terceiro passo é a recompensa pelos criminosos. Eles usam dados roubados de clientes para fazer compras online adicionais e enviar para eles mesmos.

Esse tipo de fraude online costuma ser menos conhecido do que outros porque a compra inicial (em um site falso) não levanta suspeitas da vítima.

Como prevenir a fraude online?

Encontrar maneiras de evitar esses golpes é fundamental para o crescimento sustentável dos negócios. Os cartões de crédito são o método de pagamento mais visado pelos cibercriminosos. 

No entanto, esse ainda é um dos métodos mais utilizados pelos brasileiros, embora outras soluções como o PIX no checkout estejam crescendo significativamente. Apenas por utilizar este meio de pagamento, percebe-se que são muitas as pessoas que se informam sobre seus dados financeiros no site.

Além de prejudicar os clientes, é importante lembrar que fraude online pode causar grandes prejuízos financeiros para e-commerces e marketplaces devido a chargebacks, pois compras são canceladas e valores baixados, mas o item não é devolvido.

Com todos esses pontos em mente, é importante entender e tomar medidas que possam impedir que sua empresa e seus clientes sejam vítimas de fraudes on-line.

Então, aqui estão algumas soluções:

  • Sistemas antifraude: Softwares próprios que analisam padrões de comportamento, entre outras funcionalidades;
  • Certificado digital SSL: Cadeado digital para domínios “https://” que permite a criptografia dos dados transitados;
  • Padrão de segurança PCI: Padrão de segurança internacional para transações realizadas com cartões;
  • Gateways seguros: Uso de intermediadores de meios de pagamento confiáveis;
  • Solicitação de CVV: Código de segurança que consta na parte posterior dos cartões.

Detectar e prevenir fraudes não é uma tarefa única. A monitorização contínua e a vigilância para detectar eventuais irregularidades nas transações é a única forma de continuar a minimizar o risco de fraude, tarefa que só pode ser realizada com as mais recentes tecnologias e ferramentas. 

Caso tenha dúvidas, você pode entrar em contato com a nossa equipe. Aproveite e conheça as melhores soluções de pagamento seguro da Infrapay!

Fale com um especialista

Leia também

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Já ouviu falar da estratégia multi warehouse? Essa é uma das soluções para ter um Fulfillment gerenciado. Entenda como funciona o processo e como aplicar.

Acessar
Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Veja as diferenças entre marketplace e marketing digital. Duas modalidades ideais para qualquer negócio online ter sucesso no processo de vendas.

Acessar
Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evitar a ruptura de estoque no seu negócio utilizando os serviços da InfraLog. A solução Infracommerce que disponibiliza a gestão completa do seu estoque!

Acessar

Explore todos os assuntos do Blog

Revolucione sua
Customer Experience!


Descubra qual solução Infracommerce é a ideal para o sucesso do seu negócio.

Preencha o formulário abaixo que nossa equipe
entrará em contato para mais informações








Obrigado! Seu contato foi enviado com sucesso!
Oops! Algo deu errado, tente novamente.