Conheça o processo de distribuição logística

Conheça o processo de distribuição logística

Distribuição logística é um componente dos processos logísticos. É um termo coletivo para os serviços de atendimento de pedidos bem-sucedidos. 

Basicamente, a distribuição logística inclui todas as etapas do processo de atendimento, desde o recebimento de pedidos de varejistas online até a organização do centro de atendimento. Além do gerenciamento do centro de logística e transporte até o gerenciamento de estoque e canais de distribuição.  

Veja, neste artigo, como funciona esse processo e entenda a importância de cumprir com todas as etapas com sucesso! 

Quais são as tarefas básicas da distribuição logística?

O transporte de mercadorias de fabricantes e atacadistas para centros de atendimento é a principal tarefa da distribuição logística

As operações de comércio eletrônico e os fornecedores de atendimento dependem de um estoque adequado para atender às expectativas dos clientes. 

A logística de distribuição garante que os pedidos online possam ser atendidos em tempo hábil. O seu gerenciamento alinha os vários componentes envolvidos nesse processo, incluindo transporte até o local do centro de distribuição, armazenamento e integração com serviços de logística terceirizados usados ​​por parceiros de distribuição, agentes de transporte e outros. 

Distribuição x Logística — qual a diferença?

A distribuição é o processo de tornar os bens disponíveis para os consumidores, ou outras empresas, como e quando eles são necessários. Isso inclui o armazenamento, atendimento de pedidos e embalagem de mercadorias e, às vezes, o manuseio de produtos devolvidos.

É mais fácil pensar na distribuição como um subconjunto da logística. Ela envolve o transporte físico de mercadorias como parte do atendimento do e-commerce. 

A logística, por sua vez, é uma série maior de etapas que vê essas mercadorias manuseadas por especialistas em atendimento para obter maior eficiência na distribuição. 

Os provedores de logística geralmente estão envolvidos na distribuição e na logística. 

Quais canais podem ser usados ​​para distribuição logística?

A maioria dos canais de distribuição logística se enquadra em uma das duas categorias básicas — direta e indireta. 

Na logística digital, os canais diretos incluem pontos de contato direto ao consumidor, nos quais o produtor de um bem vende diretamente aos usuários finais por meio de seus próprios pontos de venda. Esses pontos de venda podem ser uma loja física off-line tradicional ou uma loja online. 

Embora a distribuição direta seja possível para a maioria dos tipos de mercadorias, permanece o fato de que os serviços de intermediários, como atacadistas e varejistas, muitas vezes são essenciais na distribuição de produtos aos consumidores.

Canais de distribuição indiretos envolvem um intermediário ou corretor entre o fabricante e o consumidor final. Este estágio extra torna ainda mais necessário o gerenciamento eficiente da distribuição e do transporte. 

Terceirização distribuição logística – vale a pena investir?

Os serviços de distribuição logística dão suporte ao comércio eletrônico, realizando tarefas e processos que geralmente estão fora da sua área de especialização. 

Eles são uma etapa da cadeia de abastecimento destinada a garantir a entrega do produto acabado ao cliente final. Este ciclo logístico também inclui o processo de entrega de mercadorias em outras instalações da empresa, como armazéns intermediários, lojas físicas, fornecedores ou centros de produção.

A função da distribuição logística é crucial, pois de nada adiantaria que processos e ciclos anteriores funcionassem de forma eficiente se a última etapa da cadeia de suprimentos não cumprisse seu propósito. 

Trabalhar com provedores de serviços de logística para distribuição e atendimento significa ser capaz de se concentrar no que você faz de melhor, enquanto entrega essas importantes tarefas aos profissionais.  

Isso significa que você pode trabalhar para melhorar sua presença online, oferta de produtos ou algum outro aspecto de sua empresa voltado para o cliente, enquanto os profissionais de serviços de logística trabalham em segundo plano, distribuindo seus produtos com rapidez e eficiência. Além de tudo isso, seus custos gerais de envio provavelmente também serão reduzidos. 

Depois, há a questão da expansão, uma meta para todos os negócios. Fazer isso é muito mais fácil com um parceiro de serviços de logística para ajudar. 

Expandir além de um certo ponto por conta própria é muito difícil, pois você se envolve em questões como expansão do armazém e contratação de novos funcionários para atender a mais pedidos. 

Quase sempre é melhor ter um parceiro de serviços de logística para cuidar de colocar suas mercadorias na cadeia de suprimentos e nos armazéns administrados por centros de distribuição e parceiros de logística. 

Conte com a Infracommerce!

A distribuição logística ocupa um espaço essencial dos processos maiores da cadeia de suprimentos. Sem esse procedimento sendo feito de forma eficaz, os serviços de atendimento param, esperando para serem restabelecidos com os itens que deveriam enviar aos clientes. 

Como você já sabe, a logística de distribuição compreende os processos de preparação e consolidação de pedidos, bem como o acondicionamento, expedição e transporte dos produtos até o destino correspondente. 

O seu principal objetivo é garantir que os produtos cheguem ao seu destino final na quantidade acordada e no prazo. Para alcançar uma distribuição logística eficaz, as empresas precisam simplificar a preparação de pedidos e acelerar o processo de manuseio, carregamento e envio de mercadorias com soluções como as da Infracommerce

O sucesso no comércio eletrônico depende de muitos fatores, mas a distribuição confiável e eficiente, além do suporte logístico, são uma necessidade absoluta. Afinal, não importa quantos clientes você consiga atrair ou quantos pedidos eles façam se você não conseguir atender esses pedidos de forma eficaz, em um curto espaço de tempo. 

O desempenho na distribuição logística determina o grau de eficiência de uma empresa e, ao mesmo tempo, o nível de satisfação do cliente. O processo apresenta-se como um ciclo fundamental na cadeia de abastecimento. 

Isso porque, independentemente das etapas anteriores, ela depende da mercadoria chegar ao destino desejado e atingir o objetivo final, para então satisfazer as necessidades do cliente da melhor forma possível. 

A Infralog permite que, ao terceirizar o atendimento de pedidos, você se dedique a outras tarefas em seu negócio, pois essa vertical cuida de todas as etapas logísticas do seu negócio online.

Conte com a Infracommerce para ter serviços de logística de excelência! O nosso ecossistema digital tem as seguintes soluções: Infrashop, Infradata, Infrapay, Infralog e Infradigital. Entre em contato para conhecer nossas soluções! 

Fale com um especialista

Leia também

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Já ouviu falar da estratégia multi warehouse? Essa é uma das soluções para ter um Fulfillment gerenciado. Entenda como funciona o processo e como aplicar.

Acessar
Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Veja as diferenças entre marketplace e marketing digital. Duas modalidades ideais para qualquer negócio online ter sucesso no processo de vendas.

Acessar
Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evitar a ruptura de estoque no seu negócio utilizando os serviços da InfraLog. A solução Infracommerce que disponibiliza a gestão completa do seu estoque!

Acessar

Explore todos os assuntos do Blog

Revolucione sua
Customer Experience!


Descubra qual solução Infracommerce é a ideal para o sucesso do seu negócio.

Preencha o formulário abaixo que nossa equipe
entrará em contato para mais informações








Obrigado! Seu contato foi enviado com sucesso!
Oops! Algo deu errado, tente novamente.