Conheça as principais estratégias de marketing digital

Conheça as principais estratégias de marketing digital

Você sabe a importância de ter boas estratégias de marketing digital? Neste artigo, mostramos 5 estratégias de marketing digital para o seu negócio.

Investir em estratégias de marketing digital já é uma prioridade para muitas empresas, até porque os resultados das pesquisas e campanhas de comunicação junto aos públicos-alvo são muito melhores na internet.

Não é novidade, para as empresas que desejam ter sucesso, a necessidade de contar com pesquisas de mercado para desenvolver ou otimizar suas soluções e atender melhor às necessidades de seu público potencial.

No mundo digital, a lógica não é exceção. Portanto, as empresas que querem se dar bem nos negócios, necessariamente, precisam investir em marketing.

Para que seu investimento não seja os erros do passado, este artigo é sobre estratégias de marketing digital que você deveria ter investido para ontem!

Por que ter estratégias de marketing digital?

Quando bem planejadas e executadas, as estratégias de marketing digital podem ser uma campanha de muito sucesso para empresas de qualquer porte ou segmento de mercado.

Uma estratégia digital, usada corretamente, pode ser uma virada de jogo para novos negócios. Interação direta com o consumidor, segmentação de público, mensuração de dados e fidelização de clientes são apenas algumas das vantagens.

Além disso, o marketing digital é o melhor custo-benefício em comparação com os meios tradicionais. Um investimento modesto pode levar a um crescimento concreto nas vendas!

5 estratégias de marketing digital para investir no seu negócio

1 - Otimização do Site para o Google (SEO)

Uma das formas de colocar seu site em uma boa posição no Google é o Search Engine Optimization (SEO), que é a sigla para Otimização dos Mecanismos de Busca.

Ter uma boa classificação na página de busca é fundamental para as empresas que investem em estratégias de marketing digital, pois é a principal porta de entrada dos clientes – principalmente aqueles que buscam produtos ou serviços na internet.

O SEO é baseado em três pilares:

  • Conteúdo: Análise e aplicação de palavras-chave com grande número de buscas no texto e imagens do site ou blog da organização;
  • Tecnologia: A qualidade das partes técnicas do site e sua velocidade de carregamento - afeta a experiência do usuário;
  • Relevância: A autoridade do seu site na internet, geralmente conquistada por meio de links externos e menções de sua empresa em outros sites.

Uma desvantagem do SEO é que pode demorar um pouco para mostrar os resultados, pois depende muito dos algoritmos dos mecanismos de pesquisa e da concorrência de nicho, especialmente para sites mais novos. Embora o lucro não venha naturalmente, investir em uma estratégia de links patrocinados pode ser uma solução, conforme discutido abaixo.

2 - Redes Sociais

As redes sociais são o melhor canal de relacionamento que existe para qualquer empresa. Seria um erro pensar que este é um canal de comunicação como todos os outros, focado em conversões de vendas. Pense na sua atitude como usuário: você já acessou uma rede social e pensou em comprar alguma coisa?

Primeiro, crie uma página para o seu negócio e mostre às pessoas que você está lá disponível para elas. Além disso, invista na geração de conteúdo para impulsionar conversas e relacionamento com seus seguidores. Os resultados são inegavelmente positivos.

Sua empresa não precisa necessariamente estar presente em todas as redes sociais. Então, avalie quais mídias seu público mais utiliza e quanto você pode se dedicar a ela - afinal, escolher imagens, editar e escrever conteúdos muitas vezes demanda bastante tempo da sua equipe.

3 - Marketing de Conteúdo

Talvez esse seja o lugar mais fácil para começar, é o marketing de conteúdo. Este é o método de criar e compartilhar conteúdo altamente relevante para o público-alvo da sua empresa. 

Dessa forma, você constrói uma relação de confiança entre sua empresa e potenciais clientes, e a sua marca ganha credibilidade no mercado, tornando-se referência no assunto.

A partir deles, você pode criar uma biblioteca de e-mails e usá-la para manter contato com essas pessoas. Assim, quando eles querem comprar, é mais provável que comprem na sua empresa!

As estratégias de marketing digital podem assumir diversas formas – e isso é uma boa ideia, afinal, muitas vezes nem todo mundo usa os mesmos tipos de material. Você pode começar um blog para publicar artigos, postar dicas nas redes sociais, publicar e-books ou vídeos para ensinar como fazer coisas relacionadas ao produto ou serviço que você oferece.

4. Mídia Paga

Assim como na publicidade off-line tradicional, na internet você pode pagar para que seu anúncio seja exibido em um site. As formas mais comuns são por meio de banners em portais de conteúdo, links patrocinados no Google Ads e anúncios nas redes sociais, principalmente no Facebook Ads (ferramenta que também é responsável pela divulgação no Instagram).

A mídia paga faz parte das estratégias de marketing digital para empresas que buscam obter resultados com mais rapidez e mensuração fácil de campanhas com objetivos comerciais. Essa é outra forma de inserir um site no Google, que é mais rápido, mas relativamente mais caro.

5. Inbound Marketing

Muitas empresas decidem não contratar toda a sua equipe de marketing, seja porque ainda são muito pequenas, por restrições financeiras, ou simplesmente porque não querem terceirizar suas campanhas. 

Com isso, muitas vezes acabam agindo de forma desordenada, utilizando diversas ferramentas digitais, mas sem resultados. Outros querem focar em suas atividades principais e terceirizar tudo o que não é de sua área de atuação. 

Por acharem que têm que delegar 100% do marketing para eles, ficam completamente fora do processo, e não têm varinhas mágicas ou bolas de cristal suficientes para entender a empresa de longe, não importa o quanto profissionais são seus fornecedores.

Ferramentas e canais digitais são considerados táticas, como Instagram, Google Ads, e-mail marketing. Mas é precisamente a falta de estratégia que tem levado a que a sua utilização não gere resultados. 

Conseguimos captar a atenção de potenciais clientes, obter autorização para construir uma relação direta com eles (sem o intermédio de redes sociais e publicidade), se colocá-los no que chamamos de Inbound Marketing.

Nessa estratégia, a evolução acontece naturalmente, transformando essas conexões em clientes. Portanto, é preciso ressaltar a importância de analisar o estado atual da empresa, seus concorrentes e seu público-alvo antes de iniciar qualquer movimento de marketing digital, a fim de definir uma estratégia e ajudar os gestores a entender como tudo funciona em conjunto.

Cada uma dessas estratégias de marketing digital possui vantagens e desvantagens, sendo imprescindível pesquisar como cada uma funciona e como se relaciona com os objetivos e a realidade da sua empresa antes de começar a investir. 

Se precisar de ajuda para decidir qual estratégia adotar, conte com o apoio da Infracommerce!

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