Conheça as áreas da logística integrada

Conheça as áreas da logística integrada

Os sistemas de logística integrada são capazes de atender com eficiência, desde a origem até o destino, a todos os clientes. Conheça as principais áreas! 

Por meio de planejamento, controle e implementação de soluções efetivas, a logística permite o movimento e o armazenamento efetivo de informações, bens e serviços relacionados.

Neste artigo, saiba quais são as principais áreas da logística integrada para otimizar os processos do seu negócio. 

Principais áreas da logística integrada

Um sistema de logística integrada traz diversos benefícios para o negócio, tanto em eficiência quanto em satisfação do cliente. Uma revolução que, embora baseada na análise de dados e nas tecnologias digitais, deve antes de tudo ser metodológica.

Segundo o Gartner, até 2024, 50% das organizações da cadeia de suprimentos vão investir em aplicativos que suportam inteligência artificial e recursos avançados de análise. A logística integrada, sem dúvidas, representa a evolução normal da logística na era digital. 

É por isso que as empresas de ponta usam inteligência artificial (IA) e análises avançadas para identificar enormes quantidades de dados que geram para entender o que está acontecendo em seus negócios agora e, o mais importante, o que provavelmente acontecerá no futuro.

Armazenagem na logística integrada

O armazém é um subconjunto da logística. Trata-se do armazenamento seguro e econômico de mercadorias, estoque, informações, etc., dentro de uma área ou edifício especificado. 

Os armazéns permitem continuar a produção durante todo o ano e vender os produtos em qualquer altura em que haja procura suficiente.

Manter os custos de operação no mínimo é uma prioridade para a maioria dos proprietários de negócios, como estratégia para alcançar margens de lucro máximas. No entanto, o armazenamento continua sendo uma parte extremamente importante do sistema de logística empresarial.

Sistema de Gerenciamento de Armazém

O Warehouse Management System (WMS) é parte importante da logística integrada, pois ajuda a controlar e gerenciar as operações diárias em um armazém. Ele também pode fornecer uma base sólida das melhores práticas do setor para recebimento, armazenamento, gerenciamento de estoque, processamento de pedidos, reabastecimento, coleta e embalagem, bem como carregamento e remessa.

O Sistema de Gerenciamento de Depósito pode reduzir a probabilidade de erros que podem ocorrer quando um produto é enviado e, ainda, pode ajudar uma empresa a atender pedidos mais rapidamente e rastrear instantaneamente os produtos solicitados.

Sistema de Gestão de Transporte

O Transportation Management System pode ajudar empresas e profissionais da cadeia de suprimentos a gerenciar o frete e as transportadoras.

O Sistema de Gerenciamento de Transporte também pode ajudar o usuário a encontrar o melhor modo e taxa para qualquer tipo de remessa para, assim, garantir o melhor negócio possível. Os principais recursos disponíveis incluem classificação, reserva e rastreamento.

Esta solução de logística integrada também permite automatizar a entrada de pedidos, criar remessas, otimizar remessas e rotas, gerenciar transportadoras, agendar coletas e entregas, gerenciar os veículos e comunicar-se efetivamente com todas as partes interessadas da cadeia de suprimentos.

Capacidade de dados de referência

Uma atividade chave é prover a movimentação de materiais e mercadorias do ponto de origem ao ponto de consumo. O transporte envolve a seleção do modal e a rota da remessa.

Sistema de localização em tempo real

Os sistemas de localização em tempo real são sistemas baseados em tecnologia que usam tags e leitores para identificar, encontrar, rastrear e gerenciar a localização de ativos ou pessoas em tempo real, geralmente dentro de uma área confinada.

As vantagens dos sistemas de localização em tempo real incluem: precisão, maior produtividade e excelência operacional para rastrear os objetos desejados. Eles também oferecem alguns benefícios adicionais, como melhoria na segurança e proteção da equipe, operações logísticas e de cadeia de suprimentos eficientes e eficazes, além de operações de processo suaves.

O exemplo mais comum é o GPS, que pode facilitar a localização do destino em um país estrangeiro ou até em uma estrada nunca antes vista. No entanto, o recurso não funciona em ambientes fechados. Portanto, todas as funcionalidades de rastreamento e localização desaparecem repentinamente ao entrar em um prédio.

A comunicação também faz parte do sistema de tempo real, tornando-se cada vez mais automatizada, múltipla e rápida. A logística integrada interage com uma ampla gama de funções e organizações em seus processos de comunicação.

A comunicação deve ocorrer entre:

1. A organização e seus fornecedores e clientes;

2. As principais funções dentro da organização, como logística, compras, engenharia, marketing de contas e produção;

3. As atividades logísticas diferenciadas listadas anteriormente e os aspectos de cada atividade, como coordenar o armazenamento de materiais, produtos em processo e produtos acabados.

4. Vários membros da cadeia de suprimentos, como intermediários e clientes secundários ou fornecedores que podem não estar diretamente ligados à empresa.

A comunicação é a chave para o funcionamento eficiente de todos os sistemas, seja o sistema de distribuição de uma organização ou a cadeia de suprimentos mais ampla.

Sistema de Gerenciamento de Estoque

Os Sistemas de Gerenciamento de Estoque rastreiam as mercadorias por toda a cadeia de suprimentos, ou por parte da operação comercial. Isso cobre tudo, desde a produção até o varejo, do armazenamento ao transporte, e todas as movimentações de estoque e peças entre eles.

Na prática, significa que uma empresa pode ver todas as pequenas partes móveis de suas operações, permitindo-lhe tomar melhores decisões e investimentos.  É importante controlar a entrada e a saída de estoque para minimizar as perdas e maximizar os lucros.

Lógica reversa

A logística reversa ganhou ainda mais importância com a chegada do e-commerce. Esse rápido crescimento no volume de devoluções causa grandes incertezas em torno de sua finalidade e, ainda, pressiona as cadeias de suprimentos para gerenciar e implementar devoluções de produtos com sucesso. 

A logística reversa no e-commerce é a realidade do varejo online. À medida que a profundidade das categorias de produtos online se tornou aparente nos últimos três anos, a importância de estabelecer um processo de logística reversa como parte da estratégia de comércio eletrônico também aumenta. 

Forneça uma experiência de devolução ruim e, sem dúvida, você reduz a chance de um cliente voltar a comprar na sua loja.

Considerações finais: áreas da logística integrada

Portanto, a arquitetura de logística integrada, por um lado, prevê o gerenciamento correto de armazéns, transporte e materiais. Por outro lado, integra-se com várias funções do processo de negócios. Por exemplo:

  • Função de produção;
  • Planejamento de produção;
  • Otimização dos fluxos de abastecimento de materiais;
  • Organização de áreas de armazenamento;
  • Sistemas de manuseio de materiais;
  • Função de aquisição;
  • Seleção e controle de fornecedores;
  • Planejamento de compras;
  • Função de marketing;
  • Definição correta de serviços;
  • Design de embalagem;
  • Planejamento de campanha de marketing.

A logística integrada, portanto, procede justamente do ponto de vista da eficiência logística e da redução dos custos logísticos. As atividades logísticas desempenham um papel contínuo e importante para determinar se um cliente recebe o produto certo, no lugar certo, na condição certa, pelo custo certo e na hora certa. 

Gerenciar as atividades com um sistema integrado deve levar não apenas à maximização da satisfação do cliente, mas também ao menor custo total possível. Desta forma, a gestão logística pode contribuir de forma importante para a eficiência geral da empresa, com vantagem competitiva e lucratividade.

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