Como utilizar o Social Selling para vender mais

Como utilizar o Social Selling para vender mais

Social selling, na prática, é o uso das redes sociais para aumentar a interação com os clientes e a eficiência das vendas. Leia e saiba mais sobre seus benefícios.

Através desta estratégia, muitas empresas têm conseguido atingir suas metas de vendas.

Pense em social selling como uma construção de relacionamento nos tempos modernos. O contato com os clientes em potencial nas redes sociais pode ajudá-lo a se destacar frente ao mercado competitivo. Além disso, pode deixar para trás, definitivamente, estratégias ultrapassadas de atendimento, como ligações não solicitadas!

Embora muitas pessoas pensem que seja incerta uma nova técnica, como a social selling, isso pode impedir grandes vitórias ao ausentar o experimento. 

Há muitos benefícios na social selling, que devem encorajar os vendedores a experimentá-la em suas próprias empresas. 

Neste artigo, entenda o impacto da social selling para vender mais!

Principais benefícios do Social Selling

1. Construir confiança

A confiança é uma parte essencial da relação de vendedor e cliente, e algo que está em falta. 

Com a mídia social e a Internet facilitando a localização de críticas negativas e experiências que os clientes possam ter com seu produto ou serviço, os vendedores agora têm mais dificuldade em construir a confiança de seus leads.

A venda social permite que você tenha uma conexão pessoal que pode superar as impressões negativas de seu negócio.

Ele também permite que você construa relacionamentos de vendas duradouros respondendo a perguntas, tendo respostas imediatas e fornecendo recursos valiosos diretamente para clientes em potencial e clientes fidelizados.

2. Encurtar o ciclo de vendas

Os ciclos de vendas são uma das partes mais difíceis de ser um vendedor. 

Ciclos lentos podem significar longos períodos de tempo entre as comissões e meses de verificação e trabalho nos relacionamentos para chegar à venda final. 

Além disso, os ciclos de vendas lentos também podem ser frustrantes para os superiores, levando a complicações internas para os vendedores que precisam atingir suas metas de receita.

A social selling pode reduzir o ciclo de vendas ao interagir com clientes potenciais nos momentos-chave de sua pesquisa. 

Embora as ligações não solicitadas e outros métodos de construção de relacionamento começam do zero, a social selling permite que você responda às perguntas que seus leads têm exatamente quando as têm.

3. Alcançar mais clientes

A social selling não apenas permite que você converse com clientes em potencial em pontos importantes de sua jornada , mas também ajuda a encontrar mais clientes em potencial e leads sem todas as etapas de uma qualificação tradicional. 

Por exemplo, você pode encontrar fóruns ou grupos de pessoas com problemas semelhantes que você pode resolver.

Chamadas não solicitadas e qualificação de leads podem levar semanas e, mesmo assim, a maioria das chamadas não atendidas fica sem resposta, especialmente para os tomadores de decisão. 

Social selling leva você aos compradores que desejam ouvi-lo, fazendo com que você venda mais rápido e alcance mais leads mais rapidamente do que os métodos tradicionais de vendas.

4. Superar a concorrência

Se sua concorrência ainda não atentou-se ao social selling, provavelmente o fará em breve. 

O mundo está cada vez mais se voltando para métodos digitais e sociais de marketing e vendas e, com os benefícios da social selling, não é surpreendente que sua popularidade esteja crescendo.

Depois de construir a confiança em sua rede , você pode continuar a vender para mais pessoas com um ciclo de vendas mais rápido, aumentando assim suas vendas, enquanto seus concorrentes ainda podem estar tentando superar o primeiro obstáculo de encontrar seus leads. 

O velho ditado é verdadeiro: não há melhor hora para começar algo do que hoje.

Melhores práticas de Social Selling

1. Estabeleça sua marca fornecendo valor

A interação com o cliente em potencial, a partir da perspectiva social selling, trás como vantagem não ser muito vendedor. Aliás, o recomendado é que, um negócio novo, em uma plataforma de mídia social, não mergulhe na social selling imediatamente. Antes de começar a falar sobre vendas, é importante ouvir o posicionamento de um especialista em seu setor.

Dito isso, uma maneira de construir sua marca nas redes sociais para social selling é compartilhando conteúdo que seja valioso para o leitor, interessante e digno de ser compartilhado.

Para marcas B2B e influenciadores de negócios que utilizam o LinkedIn, por exemplo, isso pode significar compartilhar conteúdo escrito por outras pessoas que se alinham com a sua marca, ou compartilhar informações com quem está a fim de consumir seus conteúdos, agindo como um líder do setor. 

O cliente deve observar que há uma troca nesta relação. 

2. Ouça estrategicamente e construa relacionamentos com as pessoas certas

Social selling é voltar a atenção para o que estão falando sobre o seu negócio e assuntos de interesse. 

Por isso, o mais recomendado é fazer uso de estratégias de monitoramento, como listas. 

Saber o que as pessoas estão dizendo sobre você, sua empresa, seu setor e seus concorrentes é essencial para tomar decisões mais assertivas. 

Fique atento também às questões problemáticas e às solicitações, pois ambos oferecem oportunidades naturais para você fornecer soluções.

Assim, antes de entrar em contato com leads potenciais, você também irá verificar as listas de seguidores para ver se você tem alguma conexão mútua. 

3. Seja consistente

Finalmente, não espere resultados imediatos. Não desista no seu primeiro esforço de fazer um contato social selling dar certo. Embora alguns contatos podem não estar prontos para comprar o que você está oferecendo ainda - mantenha contato.

Acompanhe novos leads e restabeleça contatos se for possível. 

Mantenha relacionamentos significativos oferecendo felicitações, como parabéns, quando eles mudarem para novos cargos ou empresas ou se envolverem com o conteúdo que eles compartilham nas redes sociais. Esteja pronto para oferecer conselhos ou ajuda, mesmo que isso não promova diretamente o seu produto.

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