Como utilizar ferramentas de marketing digital

Como utilizar ferramentas de marketing digital

Sabemos que gerir o marketing digital de uma empresa não é tarefa fácil. São diversas as áreas de responsabilidade e competência em que um profissional da área deve lidar diariamente: marketing, finanças, análise de dados, gerenciamento de projetos, entre outras.

A boa notícia é que na última década com o crescimento do modelo SAAS (Software as a service) – software na nuvem em que geralmente as empresas cobram um valor mensal para sua utilização e não dependem de instalações complexas e custos de infraestrutura como servidores – foi possível ter acesso a uma série de excelentes ferramentas de marketing digital a custos muito acessíveis.

Essas ferramentas de marketing digital, até pela própria natureza de “nascerem” digitais, tornaram a gestão do negócio muito mais orientada a dados e menos a “achismos” ou “feelings”. E isso tem feito toda a diferença para o crescimento de negócios em todo o mundo.

O que são ferramentas de Marketing Digital?

O Marketing sempre foi essencial para atrair clientes. Mas, com o uso da internet, surgiu algo ainda mais importante para atrair novos consumidores: as ferramentas de Marketing Digital. 

Segundo Philip Kotler, o “pai do Marketing”, o conceito significa criar valor para um público e, com isso, gerar lucro. Assim, podemos dizer que o Marketing Digital é uma extensão do próprio Marketing. Já que com ele os canais online são usados para se comunicar com o público e promover sua marca de forma estratégica. Blogs, motores de busca, campanhas nas mídias sociais, e-mails marketing são exemplos de canais que podem ser usados com esse objetivo.

Ou seja, para conseguir consumidores é preciso oferecer soluções que atendam às suas necessidades e aos seus desejos. Ainda, é necessário comunicar de forma eficaz para que esse público seja atraído. Uma das melhores formas de conquistar esses clientes é por meio das ferramentas de Marketing Digital.

Por que usar ferramentas de marketing digital no seu marketplace?

Já sabemos que o marketing é uma área fundamental para qualquer negócio. As grandes empresas possuem um setor todo voltado para isso e os pequenos empreendimentos também devem investir no ramo. Além disso, para um Marketplace, conhecer e aplicar estratégias de marketing efetivas é ainda mais importante.

No mundo online, qualquer negócio enfrenta grande concorrência. Afinal, a internet já é comum em quase todo o mundo. Por isso, não adianta simplesmente criar um Marketplace e não investir em Marketing. É claro que alguns clientes podem aparecer espontaneamente. Mas, ainda assim, é necessário investir em ferramentas de Marketing Digital para atrair cada vez mais consumidores online. 

Em um negócio digital, um dos pontos chave é ter um nicho de mercado específico e focar nele. Você pode começar com técnicas simples, como oferecer cupons de desconto ou melhorar o networking em eventos.

Porém, mais do que isso, você precisa conhecer bem as ferramentas de Marketing Digital. Isso é essencial para melhorar as vendas do seu Marketplace. Algumas estratégias você pode até aplicar sozinho(a). Outras, podem exigir um profissional especializado ou uma agência.

Exemplos de ferramentas de Marketing Digital

Agora que você entende a importância de usar ferramentas de Marketing Digital no seu Marketplace, vamos te apresentar algumas estratégias para colocar isso em prática:

Análise de dados 

Usar métricas para os resultados de suas ações online é essencial para obter os melhores dados do seu Marketplace. Isso pode ser feito por meio de plataformas de análise de dados. Por meio dessas plataformas, é possível acompanhar e analisar o engajamento dos visitantes do seu site.

Assim, você pode mensurar o ROI (retorno sobre o investimento) das estratégias de Marketing Digital e observar quais ações estão gerando mais resultados positivos para o seu negócio.

O Google Analytics é uma das ferramentas de análise de dados mais usadas pelos empreendedores.  O serviço é gratuito e envia estatísticas de visitação ao sistema e são exibidas ao do site.

Outra ferramenta de Marketing Digital, usada para a análise de dados, é o Google Search Console. Esse serviço também é oferecido pelo Google e é gratuito. Ele é voltado para a otimização do seu site para os mecanismos de busca, também conhecido como Search Engine Optimization ou SEO. Assim, a ferramenta permite que você verifique o status de indexação e otimize a visibilidade do seu site.

Análise de concorrência 

Outra tarefa fundamental é analisar seus concorrentes. Monitorar sua concorrência pode gerar insights valiosos para que você otimize suas próprias estratégias. Outra vantagem é descobrir palavras-chaves que atraem mais cliques para o seu Marketplace, melhorando o tráfego orgânico.

Campanhas de mídia paga (Google Ads, Facebook Ads)

Além das buscas orgânicas, uma ferramenta de Marketing Digital muito importante é investir em mídia paga. Uma das principais vantagens dessa estratégia, são os resultados rápidos e de alto alcance. Por meio da mídia paga, é possível atingir um público amplo e, ao mesmo tempo, nichado de acordo com o objetivo do seu Marketplace.

Além disso, o uso da mídia paga permite que você monitore os resultados de suas ações em tempo real. Dessa forma, é possível fazer mudanças nas campanhas conforme você avaliar quais modificações podem gerar resultados melhores.

Simples e intuitivo, o Google Ads faz com que clientes encontrem seu site no exato momento em que pesquisarem o que você oferece no Google. E você só paga caso realmente visitem seu site. Essa estratégia é ótima para atrair consumidores para o seu Marketplace.

Outra ferramenta de mídia paga muito famosa é o Facebook Ads. A ferramenta permite que você impulsione publicações e crie anúncios no Facebook, e não precisa ser nenhum especialista para isso. Já que a ferramenta também funciona de forma fácil e intuitiva, fornecendo soluções de publicidade para os mais diversos tipos de empresas.

Email Marketing

O Email Marketing é um dos principais canais de relacionamento que você tem com seus clientes. Depois do visitante ter o primeiro contato com seu Marketplace e se transformar em Lead, é por meio do Email Marketing que você irá entrar em contato com ele.

Por meio dessa ferramenta de Marketing Digital, você pode oferecer  mais conteúdo até que ele esteja pronto para ser abordado. Mas, conforme sua lista de contatos cresce, fica cada vez mais difícil enviar milhares de e-mails por dia. Por isso, é tão importante investir no Email Marketing. 

Esses softwares simplificam o processo e ajudam seu Marketplace a manter a produtividade. A maioria deles também fornece insights sobre como melhorar o desempenho. Eles podem, por exemplo, te mostrar quem abriu o email e quem realmente clicou nos links.

Automação de Marketing

As ferramentas de Automação de Marketing são muito completas, contemplando diversas funcionalidades. Elas oferecem Landing Pages, Email Marketing, entre outras funções que facilitam a gestão de Leads do seu Marketplace.

Ou seja, por meio dessa estratégia é possível aumentar o volume de Leads preparados para uma abordagem de vendas e também gerar mais produtividade em sua equipe. Já que um processo trabalhoso se torna simples e automático.

Conclusão

As ferramentas de Marketing Digital deixaram de ser um diferencial e passaram a ser uma exigência para qualquer empreendedor(a). Já que com o uso da internet em várias partes do globo, tornou-se essencial mostrar para os seus clientes que sua empresa marca presença online.

Além disso, se você possui um Marketplace, investir em uma boa estratégia de Marketing Digital é fundamental para prospectar novos clientes, e ainda, engajar aqueles que já são fiéis à sua marca. 

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