Como usar Push Notifications na sua loja virtual

Como usar Push Notifications na sua loja virtual

Push Notifications trata-se de mais uma maneira de se comunicar com o público do seu negócio através de seu site ou aplicativo para smartphones.

Além disso, pode ir muito mais além, e se colocar como uma estratégia digital eficiente. 

A evolução das tecnologias de comunicação online ao longo destes anos, permitiu que a relação entre consumidor e cliente também ficasse mais prática. Ou seja, o usuário, hoje, recebe uma informação com o menor esforço possível.

O push notifications faz parte destas novas tecnologias! 

Continue lendo este conteúdo e saiba como este recurso pode potencializar sua loja virtual.

O que é Push Notification?

Ao pé da letra, a tradução de Push Notification sugere ser uma notificação que é empurrada ao usuário. Apesar de ser uma notificação que o usuário recebe em um aplicativo de smartphone, tablet ou em um navegador sem requisitá-la, a notificação pode servir como um impulsionador para resolver o problema do usuário. Diferente do SMS, que muitas vezes pode soar mais invasivo. 

A razão disso é porque ela só é enviada se o usuário, em algum momento, demonstrar interesse no conteúdo veiculado pela marca.

No caso dos tablets e smartphones, esse interesse é o download do aplicativo que envia as push notifications.

No navegador, é quando o usuário acessa um site que abre uma espécie de popup com uma pergunta como "Você deseja receber notificações?". Já se deparou com este recurso enquanto usuário, certo? 

Na prática, push notifications não são invasivas, pois só vão aparecer para quem permitir.

Outra opção, caso o usuário fique incomodado, geralmente é permitido ficar com o aplicativo e desativar as notificações nas configurações do app.

No navegador, isso também pode ser feito na seção de configurações.

Como o push notification funciona na loja virtual?

Independentemente do modelo e marca, todo smartphone e tablet tem uma seção que lista as notificações recebidas. Isso acontece por conta de desenvolvedores dos principais sistemas operacionais (Apple, Google, Windows e Blackberry) que tem um serviço OSPNS, capaz de enviar mensagens a usuários

Em smartphones com sistema Android, por exemplo, as notificações aparecem na tela bloqueada ou, quando desbloqueada, ao puxar o menu de opções da barra na parte de cima da tela. Essas são as tão conhecidas, que estamos chamando aqui de push notifications.

A cada nova informação, surge um popup na tela, que pode vir acompanhado de um som e de uma rápida vibração para chamar a atenção do usuário. Ao tocar na push notification, o usuário é levado ao aplicativo que a enviou.

A marca que deseja se comunicar com um usuário, além de desenvolver um aplicativo, também precisa de um servidor e de um software de envio de push notification, principalmente se a empresa não tiver tecnologia própria para isso.

No caso de notificações que ficam visíveis no navegador, a mensagem surge em um dos cantos da tela, com a opção de fechá-la (clicando no X) ou de clicar na mensagem e acessar o site do conteúdo que despertou o interesse. Logo, o usuário não se sentirá desconfortável, visto que ele pode ‘’solucionar’’ o incômodo. 

Como usar o Push Notifications na loja virtual? 

O uso de Push Notifications é diverso e vai depender da criatividade e do objetivo de seu negócio. 

Os conteúdos que ficam nas mensagens podem ser para informar sobre promoções em lojas virtuais, novidades aos clientes sobre novos catálogos, entre outras opções. A chegada de novos produtos e coleções é um bom motivo para enviar notificações, e elas costumam ser bem recebidas, sobretudo se a fidelização do cliente foi feita.

Você também tem a opção de produzir mensagens personalizadas, com base na própria atividade do usuário. Por exemplo, se ele fez uma compra via aplicativo, pode receber uma push notification informando que o produto foi enviado, na íntegra. 

Na prática, a comunicação feita através das notificações está muito mais alinhada com as suas metas e objetivos. 

1. Recuperação de Carrinho Abandonado

Carrinhos abandonados são os maiores pesadelo de lojistas, e é um dos principais desafios de um e-commerce, mas usando as Push Notifications você pode otimizar a recuperação deles.

Dica: Realizar uma notificação, como uma sequência de envios, para recuperar o cliente 3 horas após o abandono de carrinho apresenta os melhores resultados de conversão!

2. Campanhas Promocionais

Os e-commerces encontram solução na divulgação de campanhas promocionais por meio de notificações. Faça uso desse recurso para aproximar ainda mais sua audiência! 

Você pode enviar uma notificação sempre que houver uma promoção na sua loja virtual, com isso, seus clientes saberão imediatamente.

Campanhas não necessariamente são promoções, você pode fazer testes e acompanhar o movimento de seu público.

3. Mensagens de aniversário

Push notifications também não ficam por fora quando o assunto é potencializar o seu relacionamento com clientes. Você pode usar qualquer informação sobre seus clientes para disparar uma notificação, seja em massa ou unitária.

Ou seja, na prática, você pode enviar notificações para os seus clientes com um cupom ou então basicamente desejar um feliz aniversário no dia de aniversário e, desta maneira, fortalecer a relação com o cliente e trabalhar na retenção dele.

4. Notificação para lembrar de pagar boleto em aberto

Parece invasivo, mas muitas vezes isso é um apoio e tanto que precisamos no dia-a-dia, principalmente para quem vive na cidade grande. Usar Push Notifications para lembrar os seus clientes de pagar os boletos em aberto é uma excelente maneira de impulsionar a educação financeira. 

Dica: você pode criar uma sequência de notificações automáticas enviadas diretamente no dispositivo dos seus clientes enquanto o boleto não estiver pago.

Quais são as vantagens das push notifications?

Se tratando de novos recursos para otimizar a comunicação entre o usuário e lojista, um dos grandes desafios é fazer com que o público que se comunica com seu negócio via aplicativo ou site seja convencido a baixar a solução pela primeira vez.

Sem dúvidas, a dificuldade é dar uma razão para que as pessoas voltem a acessar o canal de vendas ou de relacionamento com a marca.

Essa meta não é exclusiva de 1 ou 2 negócios, quase todos enfrentam esses desafios. Sabe-se que é muito mais caro e trabalhoso atrair um cliente novo do que fidelizar um antigo.

No entanto, o uso da push notification é um adianto e tanto para esse desafio. Se usada com criatividade e bom senso esta é uma excelente maneira de manter o usuário sempre interessado em seu produto ou serviço.

Importante: não pense que é a mesma coisa que somente disponibilizar as novidades (notícias, funcionalidades e seções novas, produtos, promoções), com o push notifications isso fica muito mais potente. Sem as push notifications, a marca precisa do interesse proativo do usuário em acessar o aplicativo ou o site para encontrar algo novo sobre sua marca. 

A dependência da boa vontade do usuário pode estar fazendo você perder oportunidades, afinal, outros negócios, que utilizam aplicativos de comunicação não requisitados e têm, portanto, suas novidades sempre em maior evidência, podem captar este consumidor. 

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