Como usar a logística para fidelizar clientes?

Como usar a logística para fidelizar clientes?

Fidelizar clientes é uma tarefa difícil para as empresas. Mas a logística pode ajudar com estratégias. Confira ações que aumentam o seu público fiel.

A fidelização de clientes é um dos objetivos que todos os gestores têm em comum, além do lucro a partir das suas atividades (de serviços ou pedidos). No entanto, sabemos que esta não é uma tarefa simples de executar, e por isso é necessário recorrer a estratégias que ajudem nesse sentido.

Essa é uma tarefa difícil já que você pode falhar em qualquer etapa logística: separando o produto incorreto, enviando o pedido incompleto, entregando uma mercadoria repleta de avarias ou atrasando para levar o pedido ao cliente.

A fim de evitar esses erros e fidelizar clientes com facilidade, confira como o setor logístico é primordial na decisão de qualquer estratégia de retenção, captação e fidelização dos consumidores.

É realmente importante fidelizar clientes?

Muitas empresas focam em vender, o que não está errado, mas você precisa focar no seu público ideal. A depender do público que você julga como adequado, esses clientes podem ser restritos. Portanto, fidelizá-los é a melhor opção.

No entanto, é importante destacar que essa estratégia exige investimentos altos, em especial no setor de marketing. Mesmo assim, os custos para fidelizar clientes são menores do que a retenção de novos.

Além disso, os esforços da sua equipe são menores na fidelização do que na retenção. Imagine como é difícil convencer alguém de que o seu produto ou serviço é bom – é isso que acontece no primeiro contato. Mas isso não será necessário quando o cliente já é fiel, pois ele já sabe da sua qualidade e confia na sua marca!

Em resumo, a fidelização de clientes é importante para diminuir os seus custos internos, reduzir os esforços da sua equipe (de vendas, atendimento e de marketing) e manter a sua empresa sólida e competitiva no mercado.

Qual o papel da logística na fidelização de clientes?

Que fidelizar clientes é primordial para o lucro da sua empresa você já tem noção. Porém, você sabe qual o papel da logística nessa estratégia? Essa fidelização depende de uma série de fatores, como:

  • Fornecimento de produtos e serviços de alta qualidade;
  • Oferecer um atendimento acessível ao cliente, nas etapas de compra e de pós-venda;
  • Disponibilizar preços compatíveis com o mercado e com a qualidade dos seus produtos;
  • Diversidade de opções na hora de pagar;
  • Conhecer o seu público-alvo e entregar o que ele busca; 
  • Realizar entregas pontuais e de forma segura.

Ou seja, a logística é um dos setores que mais merece a sua atenção na hora de fidelizar os seus consumidores atuais, acompanhando todo o processo desde a produção, passando pelo atendimento e vendas, chegando ao setor financeiro.

Em resumo, a logística assume aqui um papel de garantir entregas seguras e no prazo indicado até o cliente. Logo, esse setor é capaz de melhorar a experiência de compra do público.

Estratégias para fidelizar clientes através da logística

Como vimos acima, é possível utilizar a logística ao seu favor na hora de fidelizar clientes, entregando uma experiência incrível com a sua marca. Confira algumas estratégias nesse sentido.

  • Priorize o uso de embalagens seguras

As embalagens não servem apenas para tornarem um pedido bonito, na verdade, a sua principal função é proteger os produtos comercializados. Para que isso seja possível, você pode usar canaletas, isopor e plástico bolha, por exemplo. Essa decisão depende da mercadoria que será transportada.

Seja qual for a embalagem, ela deve garantir estabilidade na caixa e no veículo, evitando avarias ao longo do trajeto.

  • Tenha uma equipe preparada

O setor logístico da sua empresa precisa ser capacitado e preparado para lidar com os pedidos. Afinal, não estamos falando de uma simples entrega de mercadoria ao cliente final, e sim de uma série de fatores que começa no recebimento de mercadorias e vai até o pós-venda.

Assim, a sua equipe deve saber como é feito o manuseio correto de produtos, como manter esses itens organizados no veículo (facilitando o desembarque) e como cumprir os prazos informados.

  • Ofereça prazos mais rápidos de entrega

O consumidor leva em consideração diversos fatores, como a qualidade dos seus produtos, custo e prazo de entrega. Porém, este último fator costuma pesar mais do que os outros dois, em especial nos casos de urgência.

Se um cliente precisa o mais rápido possível de um produto seu, é necessário oferecer prazos curtos de entrega. Desse modo, você deve disponibilizar mais de uma forma de entrega, que pode variar entre os Correios (o mais comum), as transportadoras ou a sua própria empresa.

Lembre-se somente de que esses prazos devem ser possíveis de cumprir. Caso contrário, isso só vai gerar frustração ao cliente, fazendo com que ele não recomende sua marca e não compre novamente.

  • Estipule fretes com preços acessíveis

Além de o prazo de entrega ser um fator determinante na hora da compra, o frete também é. Ou seja, os seus clientes não desejam pagar um valor muito alto de entrega, pois isso acaba tornando a compra totalmente inviável.

Dessa maneira, busque formas de oferecer fretes menores. Isso é possível com métodos alternativos de entrega, como o transporte de carga fracionada. 

Pretende utilizar a logística para fidelizar clientes? Conte com a Infracommerce! 

Agora que você sabe como fidelizar clientes usando a logística, que tal aplicar no seu negócio? Conte com a Infracommerce para ter o melhor das soluções logísticas!

Nós acompanhamos o seu projeto desde o fulfillment até a gestão de pós-venda. Essa é a melhor solução logística para garantir alta performance, otimização de prazos de entrega e redução de frete, entregando uma experiência de ponta para seu consumidor.

Além disso, nós oferecemos um sistema completo e seguro, equipamentos de última geração, integração Sefaz para emitir automaticamente NF eletrônica e WMS de última geração. 

Entre em contato e descubra qual solução Infracommerce é a ideal para o sucesso do seu negócio.

Fale com um especialista

Leia também

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Já ouviu falar da estratégia multi warehouse? Essa é uma das soluções para ter um Fulfillment gerenciado. Entenda como funciona o processo e como aplicar.

Acessar
Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Veja as diferenças entre marketplace e marketing digital. Duas modalidades ideais para qualquer negócio online ter sucesso no processo de vendas.

Acessar
Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evitar a ruptura de estoque no seu negócio utilizando os serviços da InfraLog. A solução Infracommerce que disponibiliza a gestão completa do seu estoque!

Acessar

Explore todos os assuntos do Blog

Revolucione sua
Customer Experience!


Descubra qual solução Infracommerce é a ideal para o sucesso do seu negócio.

Preencha o formulário abaixo que nossa equipe
entrará em contato para mais informações








Obrigado! Seu contato foi enviado com sucesso!
Oops! Algo deu errado, tente novamente.