Como realizar o planejamento logístico da forma certa

Como realizar o planejamento logístico da forma certa

Utilize estratégias e ferramentas capazes de promover efetivamente sua logística para executar rapidamente seu planejamento logístico. Recomenda-se desenvolver uma estratégia logística para o processo de distribuição da sua empresa, pois a logística é um fator decisivo para a competitividade da empresa.

Um bom plano de logística pode ajudar a reduzir os custos de produção e armazenamento e aumentar a velocidade de entrega do produto. Em termos de planejamento logístico, isso significa considerar como entregar produtos de alta qualidade aos clientes o mais rápido possível com o menor custo possível.

O que é planejamento logístico?

O planejamento logístico significa criar novos métodos e estratégias para reduzir custos e tornar os resultados mais eficazes, identificando oportunidades de otimização de processos.

Para fazer o plano certo para sua empresa, você deve fornecer a seus clientes produtos de alta qualidade e baixo custo e prometer entregar os produtos necessários de forma rápida e perfeita de acordo com as necessidades do cliente.

Como fazer um bom planejamento logístico?

Muitos são os fatores que precisam ser considerados para que o plano de logística seja bem executado. Pensando nisso, vamos propor algumas ações que vão impactar o seu negócio. Observe!

Administração de estoque

A gestão de estoques é fundamental, para que não haja problemas na entrega da mercadoria. Para evitar o excedente ou falta de produtos, tanto quanto possível. Quando os itens excedem a demanda, os custos de armazenamento são maiores. Além disso, o risco de perda devido a danos, roubo ou furto é maior.

No caso de escassez, pode não ser capaz de atender às necessidades do varejo, satisfazendo assim as necessidades dos consumidores. Esta situação levará à diminuição das vendas e ao aumento da dificuldade em atrair novos parceiros de negócios.

É necessário entender a dinâmica do mercado para lidar com o estoque mínimo, que inclui uma quantidade suficiente de armazenamento do produto para satisfazer o público-alvo.

Cuidado com a distribuição

A distribuição da cadeia interna também é um fator importante que a indústria precisa considerar no planejamento logístico. A indústria de manufatura precisa equilibrar o estoque do centro de distribuição para que cada local possa ser atendido de acordo com as necessidades de cada local. Para tanto, existem algumas ferramentas que podem fazer isso com base em dados de vendas, registros históricos e outras informações.

Troca de documentos

A troca automatizada de documentos também deve ser um problema. Por exemplo, é muito mais difícil buscar agilidade na operação logística de troca de documentos via e-mail. Além do tempo extra, existe o risco de erro humano. Existem soluções que podem automatizar essa operação, conectando a indústria e seus parceiros de negócios.

Relacionamento de confiança com fornecedores

Ter as matérias-primas e produtos certos é muito importante para a empresa formular sua estratégia. Para sua efetivação, a melhor forma é permitir que os fornecedores prestem serviços dentro das melhores práticas de mercado. A seleção desses parceiros deve levar em consideração vários fatores, tais como:

  • compromisso com prazos;
  • oferta de itens com qualidade acima da média;
  • alternativas que facilitem o pagamento;
  • preços atraentes.

Dependendo do nível de relacionamento com o fornecedor, alguns imprevistos relacionados a prazos e formas de pagamento podem ser resolvidos. Esse tipo de comunicação ajuda a resolver problemas de inadimplência e juros que afetam a capacidade de investimento.

Fornecedores experientes também podem ajudá-lo a resolver problemas relacionados ao gerenciamento de estoque. Lembre-se de que o conhecimento é muito valioso para a execução do planejamento logístico que fará sua empresa crescer.

Transporte de qualidade

O planejamento logístico pode ter boas ideias para fornecer serviços de qualidade ao público-alvo. Mesmo assim, se você não prestar atenção na qualidade do transporte, é só uma decoração.

Sem investimentos contínuos em manutenção preventiva, existe um risco elevado de que a empresa não tenha uma frota ideal para atingir seus objetivos. É muito desagradável para a loja que o fabricante não consiga entregar a mercadoria no prazo devido à má gestão do transporte das mercadorias.

Também é necessário usar o bom senso para verificar a necessidade de renovação dos veículos. Embora haja muito trabalho voltado para a proteção, por exemplo, investir em novos caminhões deve fazer parte do plano. Esta medida é essencial para evitar atrasos e recursos infrequentes de manutenção corretiva.

Algumas empresas também optam pelo serviço de caminhoneiros autônomos. Nesse caso, vale a pena escolher com muito cuidado profissionais que sejam responsáveis ​​e aptos a entregar na data programada. Utilize a ficha de inscrição dos profissionais envolvidos neste evento, pois é uma forma de se preparar para situações que o exijam.

Segurança durante a entrega

O planejamento logístico também deve adotar mecanismos que maximizem a segurança dos veículos e motoristas durante as viagens. Essa medida não é apenas essencial para evitar acidentes, mas também para reduzir o risco de ataques.

O ideal é verificar qual é o trajeto mais curto e seguro para entregar a mercadoria no prazo. Se a estrada tem muitos buracos e não oferece a melhor segurança para o motorista e a carga, então escolher uma estrada livre mais curta é inútil.

Ao passar na estrada em condições adversas, o veículo está mais sujeito a falhas mecânicas e maior consumo de combustível. As recomendações são para avaliar a melhor maneira de levar o produto a outra empresa ou cliente final.

Este percurso deve levar em consideração a economia, a velocidade de entrega e a qualidade de vida do motorista. Entregar o produto na data programada é positivo, mas somente se o item estiver bem conservado é que dá bons resultados.

Cumprimento de prazos

A reputação é um valor que não pode ser conquistado da noite para o dia. Por isso, a logística vem ganhando cada vez mais atenção no mundo corporativo. Hoje, as organizações mais sérias reconhecem que cumprir prazos é importante para fortalecer suas marcas.

Cumprir o tempo de entrega requer muita organização, disciplina, envolvimento dos funcionários, comunicação eficaz e trabalho que prioriza várias atividades, como:

  • separação dos pedidos seguido a ordem de registro;
  • adoção de um sistema de armazenamento que facilite identificar e separar rapidamente os produtos, sendo que os de maior demanda precisam ser mais acessíveis;
  • parceira do gestor e da equipe para a estabelecer as melhores rotas;
  • conscientização do motorista em seguir as rotas corretamente;
  • participação do grupo de rastreamento e monitoramento para verificar o trajeto do começo ao final, com foco em verificar problemas e pensar em alternativas para resolvê-los.

Uma medida importante para obter aceitação do mercado é definir o tempo de entrega de forma honesta. Em outras palavras, atue de forma transparente e respeite as capacidades do serviço. A entrega rápida é ótima, mas deve ser planejada corretamente. Portanto, em termos de serviços logísticos, é preciso buscar a verdade dos fatos e usar o bom senso.

Tecnologia de ponta

O progresso tecnológico é um elemento muito comum no dia a dia da empresa, por isso é o mesmo no planejamento logístico. Hoje, o sistema de gestão empresarial integra vários departamentos de uma empresa.

Por exemplo, o objetivo é fazer com que os departamentos de vendas, estoque e transporte sejam perfeitamente coordenados, o que ajuda a aumentar a produtividade e reduzir erros.

De acordo com a complexidade do setor, o sistema pode ser utilizado para realizar a automação da gestão do armazém, melhorando assim a eficiência do fluxo de mercadorias. Também existe um software de gestão de transportes, cuja função é melhorar o controle da frota.

As empresas também podem investir em sistemas de rastreamento (GPS, radiofrequência) e monitoramento para rastrear a movimentação dos veículos. Esta operação pode orientar mais facilmente o condutor quando o percurso necessitar de ser alterado devido a imprevistos (chuva forte, bloqueio de estradas, etc.).

Aplicar recursos financeiros a ferramentas técnicas não é complicado. Isso ocorre porque muitos softwares são armazenados na "nuvem". Isso possibilita a obtenção do sistema sem a necessidade de grandes investimentos em equipamentos de tecnologia da informação, como servidores e storage.

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