Como realizar mais vendas depois das festas de fim de ano

Como realizar mais vendas depois das festas de fim de ano

As festas de fim de ano marcam o  período em que o varejo e os prestadores de serviços apresentam maior demanda, nos diversos segmentos de mercado. O pagamento do 13º salário pode ser citado como um dos responsáveis pelo aumento significativo da quantidade de dinheiro no mercado. 

O maior fluxo de capitais associado ao Natal, Réveillon e feriados escolares é um fator que incentiva as pessoas a consumir, o que remete ao tema do nosso artigo: o impacto das vendas de fim de ano e, por consequência, como aproveitar este movimento para os meses seguintes. 

Para aproveitar as oportunidades nesse período, a empresa precisa começar a planejar com meses de antecedência para ter tempo de produção e distribuição da mercadoria. A produção industrial (aquisição de matéria-prima), importação de produtos e logística são determinadas por meio de ordens de compra do varejista. Cumprir com os processos de compra de maneira eficiente, é o que fará sua empresa a ter mais vendas após o fim de ano. 

Para ajudar seu negócio a realizar mais vendas após as festas de fim de ano, siga as nossas dicas!

5 Dicas para realizar Mais Vendas depois das Festas de Fim de Ano

A fim de alcançar grandes objetivos de vendas, o mais recomendado é que durante todo o ano os gestores desenvolvam estratégias para aumentar a produtividade das vendas. Contudo, com as altas demandas oriundas das festas de fim de ano, a atenção aumenta ainda mais para cumprir com prazos neste período. 

Basicamente, as tarefas incluem: definição da combinação e quantidade de produtos em estoque, estratégias de promoção e comunicação, recrutamento e treinamento da equipe de vendas e determinação da estrutura e back office. Mas elas podem ir muito mais além, a depender do seu nicho. 

Para garantir que a disponibilidade de produtos atenda à demanda crescente, condições de pagamento ideais e diversidade máxima do portfólio, os empreendedores devem antecipar os pedidos de compra. O mix de produtos é crítico para muitos segmentos de mercado durante os horários de pico porque tem um impacto decisivo na logística, que geralmente é o gargalo em períodos de alta demanda.

Confira as dicas para realizar mais vendas no seu e-commerce: no fim de ano e após ele. 

1) Impulsione boas promoções

Como um dos "P" mais maduros do marketing, a promoção no e-commerce desempenha um papel inegável na atração de clientes. 

No mercado, especialistas diferem descontos de promoções, e todo empresário não deve confundir os dois. O desconto é somente uma parte do preço normal, geralmente para finalizar a venda. Trata-se então de uma solução de curto prazo.

Por outro lado, a promoção é uma ação estratégica que visa a promoção e o aproveitamento da venda de determinados produtos, colocando o e-commerce em destaque e promovendo a marca. 

Pode-se dizer então que todo gestor deve estar preocupado com a  gestão financeira e econômica de suas instituições para tomar decisões rápidas e acertadas sem afetar o fluxo financeiro da empresa. Isso vale para o ano inteiro, certo? Afinal, há toda uma programação de eventos que podem ser aproveitados, durante o ano, para campanhas promocionais

Vale destacar que a Black Friday consolidou-se no Brasil, prometendo apenas uma negociação irrefutável, e finalmente entrou no calendário de aniversários do e-commerce. Mas antes que o preço fique muito baixo no rótulo do produto, não se esqueça de definir o objetivo e o público-alvo da campanha. Por fim, não se esqueça de que as promoções devem fornecer aos clientes uma proposta de valor - elas não podem tolerar atrasos.

2) Treine bem sua equipe

Leva tempo para autorizar a equipe de vendas nos sistemas, processos e serviços da empresa. Portanto, a contratação de funcionários no último minuto pode afetar a eficiência das vendas, principalmente quando o mercado está aquecido e há falta de mão de obra profissional.

Os funcionários são o principal ponto de contato entre o cliente e o e-commerce. Eles irão orientar e resolver quaisquer dúvidas e preocupações e determinar a satisfação do consumidor. Funcionários inadequadamente preparados podem resultar na perda de receita esperada e causar uma má impressão nos clientes. De acordo com as mudanças previstas, é necessária a contratação temporária de funcionários para realizar mais vendas.

3) Saiba como se destacar da concorrência

Não é fácil estabelecer fatores de diferenciação da marca. Mesmo que seu e-commerce seja organizado, tenha funcionários bem treinados e motivados e contenha produtos e anúncios bem definidos, pode ser apenas uma entre tantos negócios. No entanto, este é um aspecto fundamental para realizar mais vendas.

No período de instabilidades econômicas e de maior disponibilidade de produtos, os consumidores serão mais cautelosos na hora de comparar e buscar por opções de compra. Tentar agregar melhores serviços, investir na capacitação da equipe, em qualquer serviço ou oferta de produto, são diferenciais  para quem quer vender mais durante o ano inteiro. 

4. Promova sua empresa (marketing digital)

Embora a mídia tradicional ainda seja atraente para certos grupos de consumidores, a publicidade digital pode trazer melhores resultados com um investimento relativamente baixo. Em alguns casos, é suficiente garantir que as informações sobre a sua empresa estejam atualizadas nos buscadores.

No entanto, se você estiver disposto a fazer uma aposta maior, é possível investir em anúncios pagos (Ads) ou em SEO - não se esqueça de verificar o retorno do investimento.

Que tal planejar a comunicação da sua empresa negociando previamente as melhores estratégias de marketing digital

No mercado atual, as empresas que deixarem para o último minuto serão as menos interessantes. O processo criativo também leva tempo para amadurecer, portanto, quanto antes você começar, melhor.

5) Preste atenção aos indicadores e metas

Após o período das festas de fim ano, calcule o volume de vendas, faturamento e fluxo de caixa, e compare com o período anterior. Além de ser uma importante variável para o próximo fim de ano, poderá nortear suas estratégias para realizar mais vendas após o fim de ano.

Por isso, estude a estimativa de crescimento e o desempenho competitivo da área de negócios, principalmente se você quer se destacar no mercado. O final do ano é um bom momento para aumentar as vendas e posicionar a empresa no mercado. Mas o planejamento é necessário para garantir que todos os esforços sejam direcionados na mesma direção. Caso contrário, é um desperdício de investimento.

Gostou do conteúdo? 

Continue acompanhando o blog e receba mais dicas para vender mais






Fale com um especialista

Leia também

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Já ouviu falar da estratégia multi warehouse? Essa é uma das soluções para ter um Fulfillment gerenciado. Entenda como funciona o processo e como aplicar.

Acessar
Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Veja as diferenças entre marketplace e marketing digital. Duas modalidades ideais para qualquer negócio online ter sucesso no processo de vendas.

Acessar
Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evitar a ruptura de estoque no seu negócio utilizando os serviços da InfraLog. A solução Infracommerce que disponibiliza a gestão completa do seu estoque!

Acessar

Explore todos os assuntos do Blog

Revolucione sua
Customer Experience!


Descubra qual solução Infracommerce é a ideal para o sucesso do seu negócio.

Preencha o formulário abaixo que nossa equipe
entrará em contato para mais informações








Obrigado! Seu contato foi enviado com sucesso!
Oops! Algo deu errado, tente novamente.