Como proporcionar a melhor experiência digital

Como proporcionar a melhor experiência digital

A maior diferença entre a experiência de transações imobiliárias nos mundos online e offline é a margem de erro. No mundo online, quando um cliente se depara com uma situação negativa ao comprar ou alugar um imóvel (ou mesmo visualizar um anúncio), ele está a apenas 1 clique de distância do concorrente.

Portanto, a experiência do usuário é um dos pontos mais relevantes para todas as empresas que atuam no mercado hoje, principalmente para as empresas que vendem ou alugam imóveis. Considerando o valor que o imóvel pode agregar ao seu imóvel, permitir que os anúncios da concorrência percam usuários causará enormes prejuízos.

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a começar imediatamente a fornecer a melhor experiência digital para seus clientes:

Sempre ouça seus clientes

Quando recebemos feedback, só há espaço para crescimento. Portanto, não é incomum ver opções nas lojas físicas para avaliar os serviços prestados pela agência. Esse tipo de comportamento deve ser incentivado e repetido no mundo digital. A vantagem (ou desvantagem - depende da qualidade do negócio) é que facilita a construção de reputação.

É comum as pessoas lerem as avaliações antes de investir em qualquer compra. Quanto mais comentários você receber, melhor. Portanto, se a experiência for positiva, a reputação e a relevância do seu negócio só irão crescer. Mas se houver um monte de comentários negativos, ele cairá rapidamente.

Mapeie a jornada do seu cliente

Ao contrário da crença popular, quando um cliente entra em alguma pagina na internet, sua jornada não começa, mas ele pode já estar procurando a solução de um problema. Quando ele pensa em comprar algum produto online, tudo começa.

Uma boa maneira de fazer isso é se colocar na perspectiva do cliente. Por exemplo, a empresa 99 do Brasil pede aos funcionários que trabalhem como motoristas por 2 dias antes de assumirem seus empregos, especialmente para entender sua dor, relações interpessoais e comportamento do consumidor. Além de dar empatia aos funcionários, a empresa também começou a entender o ponto de partida da jornada do cliente.

Conheça o seu público para saber que experiência digital oferecer

A tecnologia, por si só, não é a resposta para todos os problemas. Entretanto, é óbvio que não se pode mais abrir mão dela na condução de uma empresa. E isso independentemente do setor de atuação ou tamanho. Afinal, a transformação digital – isto é, a adequação dos negócios à realidade cada vez mais digitalizada que vivemos – tem na experiência do cliente o seu ponto central.

Para se manter relevante e fornecer o que seu consumidor está procurando, ou mesmo tentar prever o que ele pode querer, é fundamental entendê-lo. O tempo para "pensar" acabou: a improvisação pode ser perigosa para a saúde do seu negócio. As decisões devem ser baseadas no conhecimento derivado da análise das informações disponíveis. Portanto, os dados são essenciais para o planejamento de suas ações e medição de resultados.

Qual é o seu perfil de cliente? Sua idade, sua renda, do que ele gosta? Onde ele mora e com quem ele mora? Como ele prefere entrar em contato? O importante aqui é entender cada cliente para encontrar a estratégia de relacionamento mais adequada. Não se esqueça que todo consumidor deseja informações claras e fáceis de encontrar sobre o produto ou serviço que procura e deseja um bom atendimento em todos os canais.

Aposte no omnichannel para a melhor experiência

No passado, um endereço ou caixa postal e um telefone eram suficientes. Hoje, o público é mais exigente, então o relacionamento com o público é mais complicado. Você deve fornecer ao seu cliente todos os métodos de contato que ele pode usar, seja na Internet ou fora da Internet. 

E proporcionar a mesma qualidade de relacionamento em todas essas áreas - do e-commerce ao e-mail, passando pela web e blogs de conteúdo, e não se esqueça do ponto de venda físico (se houver).

Este é o chamado omnicanal: a integração de ambientes físicos e virtuais. Os clientes podem ver o produto na Internet, ir até a loja para experimentá-lo e, em seguida, comprá-lo por meio de um smartphone. 

Ocorreu um problema e ele pediu ajuda ao telefone. Claro, existem também os sites da Internet, blogs, e-mails, redes sociais, etc. - Se houver algum problema, você também reclamará aqui, se gostou da experiência da sua marca, é melhor recomendar sua empresa.

Entender as ações daqueles que competem com você no mercado (e, portanto, seus clientes) pode se colocar um passo à frente. Isso porque, ao estudar o comportamento dos concorrentes, é possível perceber lacunas e falhas, de forma a prever a oportunidade de sua empresa se destacar no mercado. Portanto, entender o que seus concorrentes fazem e como o fazem pode ajudar a melhorar a experiência do cliente.

Prepare seus colaboradores para entregar a melhor experiência digital

A preparação de sua equipe é outra chave para proporcionar a melhor experiência digital aos seus clientes. Em outras palavras, sua equipe deve ser treinada para entregar a qualidade que você promete aos seus clientes. Por isso, a gestão da equipe de colaboradores requer muita atenção. Afinal, os gerentes têm de assumir grande parte da responsabilidade pelo ambiente certo e pelas melhores condições de trabalho.

Com as ferramentas e diretrizes certas, sua equipe será incentivada a fazer mais, entender os objetivos do trabalho e se sentir capaz de fazê-lo. Dessa forma, tornam-se mais parceiros da empresa, fortalecem o relacionamento com o público, aprimoram continuamente a experiência digital dos clientes, mantêm seus alicerces e até atraem novos consumidores.

A experiência digital continua no pós venda

Uma das frases mais famosas em marketing: o custo de conquistar novos clientes é maior do que o custo de manter uma base de clientes. Nesse sentido, não se deve esquecer que, uma vez finalizada a venda, o relacionamento com o consumidor continuará. 

Ele ainda espera obter uma boa participação. Portanto, é melhor se preparar para as diferentes necessidades que podem surgir neste estágio da experiência do cliente.

Se houver um problema, a rapidez e a transparência da resolução são de extrema importância. Por exemplo, é por isso que é importante ter políticas claras de troca e devolução. 

O feedback do cliente também é importante. Portanto, preste atenção a todos os canais pelos quais eles podem se expressar e até mesmo responder às críticas. Eles apontam para áreas em que você pode melhorar e agradar os consumidores.

Uma boa experiência digital de ponta a ponta é a chave para os consumidores gostarem de você. Por isso, tenha uma presença digital consistente, forneça o que ele procura, resolva os problemas que encontrar e torne-se útil. Desde o primeiro contato até a interação do pós-venda, passando pelas redes sociais, tente fazer com que ele se lembre de você e queira repetir a bela experiência.

Esperamos que você goste deste artigo e fique conosco para ficar por dentro das novidades. Conheça as soluções da Infracommerce para melhorar experiência digital.


Fale com um especialista

Leia também

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Já ouviu falar da estratégia multi warehouse? Essa é uma das soluções para ter um Fulfillment gerenciado. Entenda como funciona o processo e como aplicar.

Acessar
Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Veja as diferenças entre marketplace e marketing digital. Duas modalidades ideais para qualquer negócio online ter sucesso no processo de vendas.

Acessar
Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evitar a ruptura de estoque no seu negócio utilizando os serviços da InfraLog. A solução Infracommerce que disponibiliza a gestão completa do seu estoque!

Acessar

Explore todos os assuntos do Blog

Revolucione sua
Customer Experience!


Descubra qual solução Infracommerce é a ideal para o sucesso do seu negócio.

Preencha o formulário abaixo que nossa equipe
entrará em contato para mais informações








Obrigado! Seu contato foi enviado com sucesso!
Oops! Algo deu errado, tente novamente.