Como o User Generated Content impulsiona o marketing digital

Como o User Generated Content impulsiona o marketing digital

User Generated Content: O nome pode parecer um pouco rebuscado, mas o conceito em si é bem mais simples do que você imagina. O UGC é uma das estratégias que pode impulsionar o marketing digital, de forma orgânica e com baixo investimento financeiro. 

A seguir, você vai conhecer o conceito do User Generated Content. Além de conferir os principais benefícios de adotar esse recurso. Aproveite para ficar até o final e descobrir como implantar o UGC no e-commerce. Tenha uma boa leitura!  

Afinal, o que é o User Generated Content?

O User Generated Content, ou UGC, é o termo em inglês para "conteúdo gerado pelo usuário”. Basicamente, são as publicações espontâneas que o cliente faz de uma determinada marca, ou produto, que ele consome no dia a dia. 

Assim, o UGC pode ser visto em formato de avaliação sobre o produto, dentro da loja virtual. Como também, em um review desse produto em um blog. Ou então, em postagens nas redes sociais, normalmente com alguma hashtag atrelada mais a menção direta à marca.

5 benefícios de adotar o User Generated Content

1 - Baixo investimento: Como as avaliações são espontâneas, o custo para destacar essa fala do cliente é baixíssimo. Para isso, é preciso apenas abrir esse canal de comunicação, por exemplo, habilitando um campo de avaliação na página do produto. Tudo o que você precisa se preocupar é em oferecer uma boa experiência de compra, para que essa avaliação seja mais positiva do que negativa.    

2 - Aumenta a credibilidade da marca: A partir do momento que o seu cliente tem uma boa experiência, ele certamente vai falar bem da sua marca com sua rede de amigos e familiares. É o chamado marketing boca-a-boca, que torna a avaliação online mais verdadeira e natural do que uma propaganda patrocinada.  

3 - Gera proximidade e identificação: Então, assim que você destaca essa avaliação do cliente, seja na página do produto ou interagindo nas redes sociais, esse consumidor se sente parte da sua marca. E é desse modo que você conquista promotores do seu negócio, sem custo adicional algum.   

4 - Ajuda com estratégias de SEO: Já que os clientes estão falando bem da sua empresa, e estão compartilhando isso na internet, os motores de busca entendem que o seu site tem relevância. Por isso, o UGC ajuda a aumentar o ranqueamento do seu e-commerce. 

5 - Traz insights valiosos: Com todos esses feedbacks dos seus clientes, você pode construir conteúdos e campanhas de marketing que conversam diretamente com sua audiência. A partir de um simples comentário, você pode produzir uma enquete nas redes sociais, ou então, pode aprimorar a descrição do seu produto. 

Como destacar o conteúdo gerado pelo usuário no e-commerce

Por todos esses motivos, o UGC proporciona uma produção de conteúdo rico e interessante, tanto para o seu consumidor, quanto para os buscadores online. Com todos os exemplos que você viu aqui acima, é possível destacar cada vez mais sua loja online da concorrência. 

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