Como montar um e-commerce de supermercado bem-sucedido

Como montar um e-commerce de supermercado bem-sucedido

O mundo está se tornando cada vez mais tecnológico, as compras pela Internet passaram a fazer parte do dia a dia da maioria das pessoas, que superaram os fatores inseguros das transações online e agora estão cientes das vantagens do uso dessas ferramentas.

A lucratividade contínua das vendas online depende de uma série de processos que os varejistas tradicionais não conhecem. Portanto, é um grande desafio para quem está acostumado com o formato físico de venda ingressar neste negócio.

Como criar um e-commerce de supermercado?

Se você já possui um supermercado físico, pode ter estabelecido uma organização operacional, portanto, já concluiu algumas das etapas que discutiremos aqui. No entanto, se você está começando do zero, deve considerar todas as etapas de como construir um e-commerce de supermercado.

1 – Pesquisa e planejamento

Antes de saber como abrir um supermercado online, uma pergunta fundamental que você deve responder é: "Há demanda para esse tipo de negócio na área onde pretendo operar?".

A resposta mais simples é: "Claro que sei! Afinal, todo mundo precisa ir ao supermercado para fazer compras!". Mas será que os habitantes locais farão essas compras online?

A pandemia Covid-19 afetou o comportamento de compra do consumidor e ajudou a acelerar a conformidade com essas compras, que foi implementada com sucesso em muitos lugares.

Em qualquer caso, a realização de pesquisas de mercado pode ajudá-lo a ter mais confiança no planejamento e implementação de projetos. Afinal, entender as necessidades das pessoas será diferente em qualquer empreendimento.

2 – Plataforma

Para o desenvolvimento da sua plataforma, seja um site ou uma aplicação, você precisa da ajuda de um excelente programador / desenvolvedor para garantir a eficiência e funcionalidade do sistema. Além disso, o design atraente ajuda a aumentar a credibilidade do negócio.

Uma boa estratégia para não perder vendas e garantir ao consumidor uma boa experiência de compra é diversificar as formas de pagamento. Portanto, certifique-se de que sua plataforma aceita pelo menos a marca do cartão principal. Uma boa dica é usar plataformas de pagamento para otimizar essas funções.

Outro ponto muito importante para a implantação de um supermercado online é a segurança da plataforma. Se eles acharem que não é seguro fazer isso, ninguém estará disposto a comprar em seu site ou aplicativo. Portanto, invista em um bom sistema antifraude para garantir a segurança dos consumidores e de sua empresa.

3 – Fornecedores

Estabeleça parcerias sólidas com fornecedores responsáveis ​​e confiáveis, afinal o apoio deles é fundamental para garantir o abastecimento online do seu supermercado.

Nesta empresa, a diversidade de projetos é um fator muito importante. É por isso que você precisa fornecer uma cadeia de fornecedores para os mais diversos tipos de produtos. Além disso, contar com o apoio de vários fornecedores pode ser uma boa estratégia para garantir uma boa negociação de valor.

Alguns dos pontos mais importantes a serem observados ao escolher um fornecedor são:

  • qualidade dos produtos fornecidos;
  • condições de pagamento oferecidas;
  • pontualidade na realização das entregas;
  • relação custo-benefício;
  • capacidade de suprir a demanda do seu negócio.

4 – Estrutura e modelo de negócios

Para construir um e-commerce de supermercado, como você deve imaginar, é necessário definir um modelo de negócio.

Quais são suas considerações? Já possui uma loja física e deseja começar a vender online? Você quer começar do zero e construir um estoque de produtos? Ou pretende firmar parcerias e comercializar produtos de outros supermercados?

Cada uma dessas situações exige um plano de ação específico, afinal a legislação e os investimentos necessários para cada modelo de negócio podem ser muito diferentes.

Caso tenha uma loja física

Se você já tem uma loja física, abrir um supermercado online é muito mais simples, pois você só precisa digitalizar seu negócio e criar uma plataforma de venda de produtos.

Caso queira parcerias com outros supermercados

A ideia aqui é muito semelhante aos aplicativos de entrega que vimos lá, como Rappi, Ifood, James, etc. Você constrói uma plataforma, coopera com supermercados locais e registra seus produtos diretamente em seu site ou aplicativo. Quando um consumidor faz um pedido, você compra e entrega.

Caso queira montar o seu próprio estoque

Por outro lado, se a sua ideia é começar do zero e ter seu próprio estoque de produtos, você precisará de um investimento maior. Além do custo do espaço físico, você também precisa comprar grandes quantidades de produtos para iniciar um negócio.

Vale ressaltar a importância de um estudo cuidadoso para determinar a localização do estoque. Idealmente, deve estar localizado em um lugar estratégico dentro da área de cobertura do serviço, permitindo fácil acesso às áreas circundantes. Desta forma, pode não só garantir serviços de entrega rápida e eficientes, mas também reduzir custos.

O negócio digital é uma tendência que está crescendo cada vez mais. Quem sabe aproveitar esse momento certamente colherá bons resultados.

Agora que você sabe como construir um e-commerce de supermercado, pode começar a planejar seu caminho para o sucesso. Basta entender os pontos mais importantes e buscar suporte técnico para se destacar no mercado.

Conheça nosso LinkedIn!

 

 


Fale com um especialista

Leia também

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Já ouviu falar da estratégia multi warehouse? Essa é uma das soluções para ter um Fulfillment gerenciado. Entenda como funciona o processo e como aplicar.

Acessar
Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Veja as diferenças entre marketplace e marketing digital. Duas modalidades ideais para qualquer negócio online ter sucesso no processo de vendas.

Acessar
Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evitar a ruptura de estoque no seu negócio utilizando os serviços da InfraLog. A solução Infracommerce que disponibiliza a gestão completa do seu estoque!

Acessar

Explore todos os assuntos do Blog

Revolucione sua
Customer Experience!


Descubra qual solução Infracommerce é a ideal para o sucesso do seu negócio.

Preencha o formulário abaixo que nossa equipe
entrará em contato para mais informações








Obrigado! Seu contato foi enviado com sucesso!
Oops! Algo deu errado, tente novamente.