Como melhorar o suporte online da sua empresa

Como melhorar o suporte online da sua empresa

O suporte online possibilita a construção de relacionamentos mais duradouros com os clientes e pode trazer grandes resultados para o seu negócio.

Para a maioria das áreas de uma empresa, o atendimento ao cliente é essencial. É através dele que se estabelece a ligação entre o cliente e a empresa, estabelece-se o primeiro contato com o cliente – a primeira impressão é a que mais influencia.

Em um ambiente digital, não pode ser diferente. Um atendimento ao cliente impecável é ainda mais necessário, pois vários problemas podem surgir. Mas fazer um suporte online não é uma tarefa fácil, e para construir um atendimento ágil e eficiente, existem alguns aspectos necessários que precisam ser observados.

Neste artigo, você conhecerá mais sobre as vantagens de possuir um serviço online, além de algumas dicas para melhorar seu serviço.

O que é o suporte online?

Assim como o atendimento pessoal, o suporte online tem a função de auxiliar o consumidor em todo o processo de vendas, desde a pré-venda até o pós-venda. Nos tempos modernos, o tempo é um prêmio para os consumidores, que exigem das empresas processos rápidos e dinâmicos para solucionar seus problemas, ou optam por concorrer com serviços mais eficientes.

Portanto, um grande desafio que as empresas enfrentam hoje é integrar um suporte online rápido e inteligente que possa resolver problemas de maneira eficaz, coletar informações necessárias e comunicá-las aos usuários.

Para isso, é necessário um sistema de suporte online que geralmente envolve chatbot, que permite a comunicação instantânea entre os clientes e a empresa. A escolha dos canais deve ser definida em função do comportamento do usuário, ou seja, em quais plataformas eles aparecem com mais frequência, seja nas redes sociais ou no próprio site da empresa.

Vantagens de ter um suporte online

  1. Velocidade nos processos;
  2. Solução eficaz sem contato direto com a empresa, economizando tempo de atendimento e recursos;
  3. Comunique-se instantaneamente com os clientes, compartilhe informações automaticamente e atualize o status do processo;
  4. Colaborar para construir uma boa imagem de marca e entregar aos clientes a confiança de que seus problemas serão resolvidos de forma prática e rápida;
  5. Registre as informações do cliente que podem ser relevantes para o negócio.

Quais são os principais canais de suporte online?

Entender as inovações tecnológicas do mercado é essencial para entender melhor os processos de suporte online e desenvolver o seu próprio. Descubra os principais canais de suporte online e implementa-os em sua estratégia:

Chat

Além de ser um canal muito utilizado pelas equipes de suporte, quando colocado diretamente em um site, é muito útil para atrair e captar novos leads. Os serviços de chat podem ser realizados por humanos e bots, conhecidos como chatbots.

Um chatbot é um exemplo de sistema de suporte online muito eficaz, alimentado por tecnologias inovadoras como inteligência artificial e machine learning, possibilitando serviços autônomos e inteligentes.

Sua função é proporcionar uma experiência mais humana, natural e familiar nas conversas com os clientes, além de ser versátil o suficiente para funcionar em diversos meios digitais.

WhatsApp

O WhatsApp é atualmente o aplicativo de mensagens mais utilizado pelos brasileiros, por isso acaba sendo uma ótima opção para atendimento ao cliente. Cerca de 98% das pessoas têm o aplicativo instalado em seus smartphones e 86% delas usam o WhatsApp diariamente.

A partir dessas informações, podemos concluir que não há dúvidas de que o atendimento ao cliente pelo WhatsApp é um bom canal de investimento. Mas não se esqueça de baixar a versão do WhatsApp Business para oferecer aos seus clientes um atendimento diferenciado e profissional.

Rede social

O crescimento das audiências nas redes sociais nos últimos anos fez com que muitas empresas, principalmente durante a pandemia, tivessem que mudar suas estratégias de vendas e atendimento.

Se o seu negócio já está presente nas redes sociais, seja para fins de visibilidade ou não, atender seus clientes online é praticamente essencial.

Direct no Instagram e Messenger no Facebook são ferramentas no mercado para este fim, pelo que o uso e abuso de tais soluções proporcionam um atendimento humano e profissional através destes canais.

Serviço de videoconferência

A videoconferência aumentou drasticamente durante a pandemia. Por isso, muitas novas ferramentas surgiram no mercado, facilitando a busca por tais serviços e facilitando diversos tipos de procedimentos.

O serviço de vídeo é uma ótima ferramenta de vendas, pois facilita a visualização dos produtos e o entendimento dos serviços, simulando o atendimento presencial e personalizado.

Além disso, os serviços de videoconferência durante a pandemia deram a muitas empresas a oportunidade de vender mais produtos, pois podem atender pessoas de diferentes regiões.

4 dicas para fazer um bom suporte online

Agora que você já sabe como funciona e os benefícios de ter um suporte online, confira essas cinco dicas para um bom atendimento.

1. Prestar um atendimento humanizado e amigável

Uma das principais tendências no atendimento ao cliente é criar uma comunicação amigável e pessoal com os clientes.

Ao ser mais humano em seu atendimento, sem mensagens excessivamente forçadas ou clichês, as chances de seus clientes serem confiáveis ​​e reconhecíveis dentro de sua marca e sua fidelidade aumentam.

Por isso, procure personalizar o atendimento de forma que se adeque a diferentes perfis de consumidores.

2. Tenha modelos de mensagens

Os modelos de mensagens nos permitem obter um serviço mais rápido e automatizado. Devem levar em conta as principais dúvidas e observações que os clientes possam ter.

Desta forma, é possível adaptar-se às necessidades dos clientes e atendê-los de forma eficaz. Mas lembre-se de pensar com quem você está falando na linguagem apropriada, e não use jargões e frases muito robóticas para tornar a mensagem mais atraente, senão pode prejudicar a experiência de atendimento do cliente. Claro, também preste atenção à sintaxe da mensagem.

3. Medindo Resultados

É fundamental realizar pesquisas de satisfação do cliente para saber mais sobre suas dificuldades e opiniões. Desta forma, podemos melhorar onde os usuários criticam e fornecer o melhor serviço possível.

Afinal, o cliente tem a palavra final, e sua opinião é importante. A Infracommerce possui soluções completas para que você proporcione a melhor experiência de  satisfação do cliente.

4. Tenha uma equipe de suporte online sempre preparada

Em alguns casos específicos, os serviços automatizados não são suficientes. Para não decepcionar os clientes nesses momentos de maior necessidade, uma equipe de suporte online e manutenção deve estar disponível.

Dessa forma, você evita complicações futuras e resolve os problemas de seus clientes com mais cuidado e eficiência.

Gostou deste artigo? Continue nos acompanhando para ter acesso a mais conteúdos com dicas como essas. Não deixe de acessar nossa plataforma e conhecer as soluções da Infracommerce!

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