Como garantir a satisfação do cliente

Como garantir a satisfação do cliente

Existem muitas maneiras de alcançar a satisfação do cliente, entre elas a logística. Afinal, é a área responsável por envolver os departamentos comerciais conforme as demandas e necessidades dos clientes. Por meio dos setores logísticos que as mercadorias ou componentes de uma produção são recebidos. As atividades logísticas são responsáveis também por fazerem o output do produto para que ele chegue no tempo que foi previsto ao cliente.

O atendimento do prazo de entrega é o ponto mais básico e essencial para garantir a satisfação do cliente. Não basta ter a melhor estrutura de armazenagem e inúmeras ferramentas tecnológicas, se o material não chega nas mãos do cliente no tempo determinado.

Alcançar a satisfação do cliente deve ser um dos principais objetivos de qualquer negócio, principalmente agora que os consumidores modernos foram impactados, de uma vez por todas, pelo comércio eletrônico. Ou seja, qualquer falha na logística deve ser evitada.

Como garantir a satisfação do cliente por meio da logística

Se o seu negócio está enfrentando desafios com atrasos de entrega, é importante prestar atenção às etapas dos processos logísticos que podem estar causando a falha. 

Ela pode acontecer no momento do recebimento, da separação dos pedidos, por divergências de estoque ou por atrasos no transporte.

Mas não se preocupe, para te ajudar separamos algumas ações que podem ajudar a melhorar sua operação logística.

Controle e atualização de estoque

O controle do estoque está diretamente ligado ao atendimento do prazo de entrega, isso porque qualquer divergência faz com que uma linha de produção pare e que seja necessária uma nova compra para continuar a produção. Imagine o atraso se o componente que faltou for importado! Tudo isso impacta na experiência do cliente.

Exatamente por isso é muito importante que a empresa tenha a classificação das mercadorias que estão no estoque para que os inventários aconteçam conforme os detalhes de cada componente para a produção. Ter pessoas treinadas desempenhando a atividade e conscientizar os demais colaboradores envolvidos para que não retirem as peças do estoque sem avisar ao responsável também é fundamental para que a empresa tenha um excelente controle.

Acompanhamento da carga em tempo real

A tecnologia deve ser uma aliada essencial da empresa. O transporte pode ser o maior responsável pelos atrasos, tendo em vista que é o processo que mais sofre com incidentes fora do planejado. Acompanhar a carga durante o trajeto de entrega é muito importante para que, no caso de qualquer situação fora da ordem estabelecida, o gestor tenha mais tempo para resolver o problema.

Outra vantagem é que ter um acompanhamento em tempo real também aumenta a confiança do cliente na empresa, pois qualquer resposta de que precise será passada de forma rápida, bastando somente uma consulta na ferramenta.

Uso de indicadores de desempenho

Monitorar a operação é indispensável para que ela seja controlada e para que as discrepâncias e pontos de falha sejam evidenciados. Para garantir o atendimento do prazo de entrega, o gestor precisa conhecer os processos no detalhe. A forma ideal para que ele tenha esse conhecimento está na utilização de indicadores de desempenho logísticos.

Informações como o número de entregas avariadas, desempenho do motorista e avaliação dos motivos de atraso, podem ser compiladas em relatórios de resultado que irão evidenciar as operações logísticas que precisam de melhoria, investimento ou novos treinamentos para a equipe.

A transparência, nesse caso, é fundamental: o gestor deve deixar claro que informar onde está a falha apenas trará melhorias para todos os envolvidos.

Parceiros confiáveis

Algumas vezes, a melhor opção para melhorar o prazo de entrega está em terceirizar alguns serviços para que nenhuma parte do processo seja negligenciada. O negócio irá contar com outras empresas com trabalho personalizado no foco de atuação, como a Infracommerce, que pode ser sua parceira para um atendimento e e-commerce eficientes. Permitindo que o processo seja mais preciso e organizado.

Resumindo, para ter profissionais exatamente qualificados é preciso encontrar parceiros em que se possa confiar completamente. A visão e a missão dos parceiros devem ter relação com os objetivos do seu negócio, para que todos caminhem em prol de um mesmo propósito: garantir sucesso na experiência do cliente.

Otimização dos processos logísticos

Ter uma operação logística enxuta, conforme as premissas do lean manufacturing — ou seja, voltada ao zero desperdício em todas as suas atividades -—  pode ser uma das formas de solucionar problemas com prazo de entrega. As atividades desempenhadas pela logística devem ser precisas e a empresa deve auxiliar os colaboradores que estão nessas funções a partir de ferramentas e estrutura para que isso ocorra.

Além disso, quando erros forem identificados pelos indicadores de desempenho, o processo deve ser revisado. Pode ser que a simples alteração do layout da sua área de separação de materiais reduza o tempo que o operador gasta com a atividade. A implementação de um sistema Push-Back também pode otimizar o processo de armazenagem, diminuindo o tempo total de entrega para o cliente.

Benefícios de ter uma logística eficiente

O primeiro grande benefício é que você estará garantindo uma boa experiência de compra. Mas também é essencial lembrar que um cliente feliz é marketing positivo para o negócio.

Ou seja, o que queremos dizer é que a forma como o nome de seu negócio é visto no mercado é melhorada. Sua marca será considerada confiável, transparente e precisa, aumentando a sua vantagem competitiva.

Os processos internos também são responsáveis por passar melhorias, visto que a empresa gira em torno da entrega para o cliente. Compras, vendas, financeiro e recursos humanos são áreas que dependem de um trabalho bem feito de logística.

O contrário também é válido de ser exposto: a logística tem a necessidade da parceria com outros departamentos para funcionar de maneira adequada. Desse modo, ao otimizar processos logísticos, a empresa estará trazendo melhorias para as demais áreas.

O cliente é o responsável pelo sucesso da empresa e todos os colaboradores necessitam estar cientes de como é essencial manter o relacionamento com eles em um alto nível. Os gestores devem auxiliar no direcionamento da equipe para que todos estejam direcionados ao objetivo de atingir a satisfação máxima do cliente.

Um bom atendimento, o respeito aos prazos de entrega e uma operação que dê o resultado que ele espera são aspectos fundamentais para que seja possível evoluir, se desenvolver e se diferenciar no mercado. Desse modo, fará com que os clientes desejem ser parceiros de seu negócio.

Se você tiver alguma dúvida, a Infracommerce está pronta para te ajudar nesse processo com soluções inteligentes e uma equipe qualificada para que você se sinta seguro do início ao fim.





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