Como funciona o trabalho de uma Agência Full Service?

Como funciona o trabalho de uma Agência Full Service?

Em algum momento você já ouviu falar em agência full service? Confira todos os diferenciais e os benefícios desse tipo de agência 360º neste artigo!

Uma empresa dessa categoria é aquela que tem capacidade para gerenciar todos os tipos de estratégias e ações de marketing e publicidade dos seus consumidores, realizando serviços nos mais diversos tipos de mídia, planejando, implementando e mensurando os resultados, de forma integrada e ampla.

Um conceito também relacionado a esse tipo de empresa é o de agência 360º, por focar em todas as características que envolvem uma estratégia de marketing. Mas você sabia que pouquíssimas agências existentes possuem esse formato de trabalho?

Conforme os dados divulgados pelo Panorama das Agências Digitais em 2018, por exemplo, 92,3% dos 1042 participantes afirmaram realizar serviços de marketing digital. Desse total, 40% afirmaram se considerar uma agência de marketing digital, 11,3% agência de Inbound Marketing, 12,6% agência de comunicação e 8,1% agência de publicidade e propaganda. Somente 9,7% se intitula uma agência full service.

Sendo assim, você pode se perguntar: por que contratar uma agência full service e não uma especializada? Quais os diferenciais e os benefícios desse tipo de agência 360º? Confira as respostas a seguir!

Quais são as características de agência full service?

Devido aos vários serviços prestados na área de comunicação, as agências full service vieram oferecer ainda mais benefícios aos negócios. Veja a seguir quais são os principais resultados proporcionados por elas.

  • Redução de custos

Concentrar a contratação de serviços de comunicação em uma agência full service é mais econômico para as empresas, até porque não existe a necessidade de contar com uma empresa específica que contemple, por exemplo, ações de marketing digital e com outra que desenvolva estratégias de propaganda e publicidade.

Fora isso, o planejamento feito de maneira integrada pelas agências full service possibilita que a verba seja otimizada e direcionada de acordo com os interesses centrais das empresas e proporcionam a potencialização de resultados. Algumas marcas, por exemplo, devem focar nos seus trabalhos de comunicação nas redes sociais, enquanto outras preferem priorizar estratégias off-line.

Cada produto tem necessidades diferentes. Dessa forma, os recursos também precisam ser destinados de formas distintas. Resumindo, os interesses da empresa serão atendidos, e as estratégias incrementadas.

  • Estratégia bem elaboradas

O planejamento bem feito por essas agências proporciona o foco no desenvolvimento de ações que estão ligadas aos interesses estratégicos dos consumidores. As estratégias podem melhorar, por exemplo, a comunicação com uma região específica ou trabalhar o lançamento de um produto.

A agência full service consegue estabelecer a comunicação da sua marca em todos os seus canais. Desse modo, o seu negócio transmite uma imagem positiva e coerente. Isso contribui para que a sua marca seja mais lembrada no mercado.

  • Otimização de tempo e produtividade

Você terá mais tempo para se dedicar ao desenvolvimento de produtos e serviços que se relacionam com o seu negócio, contribuindo para o aumento da produtividade da sua empresa. Isso porque ela vai contar com outra empresa que ficará encarregada de cuidar da comunicação e do marketing do seu negócio.

As agências full service ainda te auxiliam na identificação e a eliminar pontos fracos e favorecem o fortalecimento dos aspectos já positivos.

  • Coerência na comunicação

A sua empresa tem um propósito e uma razão para existir. Por esse motivo, é fundamental ter uma comunicação linear. Isso vai te ajudar a fortalecer a identidade da marca. As empresas que apresentam um branding forte costumam ser mais lembradas pelos consumidores e têm mais chances de conseguir vender seus produtos.

Em contrapartida, os negócios que se comunicam de uma forma nas redes sociais e que dialogam de outra forma nos situações off-line, têm uma comunicação incoerente. Nessas situações, o consumidor pode não conseguir entender o propósito da empresa e nem terá uma imagem clara dela. Isso dificulta as chances dele se lembrar da marca.

As agências full service trabalham em vários ramos da comunicação empresarial. Eles podem estar relacionados ao marketing, design gráfico, publicidade, entre outros. Esse trabalho simplifica o desenvolvimento de uma linguagem linear, e você pode transmitir uma mensagem única da sua marca aos seus clientes.

Como escolher uma agência full service?

Existem diversas agências no mercado. Por esse motivo, é fundamental atentar-se a alguns detalhes antes de fazer a sua escolha. Confira a seguir quais são os principais fatores a serem levados em consideração na hora de decidir.

  • Análise de portfólios

Vale a pena analisar os portfólios das agências e os cases de sucesso. Observe se a empresa tem uma área de atuação predominante. Caso ela esteja relacionada com o seu negócio, isso demonstra que ela tem experiência em uma área de interesse específico, o que contribui para o desenvolvimento de estratégias de comunicação de sucesso.

  • Indicações de pessoas próximas

Fale com conhecidos ou colegas da área para saber se eles têm indicações de agência full service. Algumas redes sociais, como Facebook e LinkedIn, também podem ser úteis para obter mais informações.

  • Visitas técnicas

É extremamente importante conhecer o escritório da agência. Veja como é o clima do local e como é a dedicação dos profissionais da equipe. Aproveite a ocasião para falar com as pessoas, desenvolver uma relação amistosa com elas e conhecer a experiência de cada uma. Essas informações ajudarão você a entender como funciona a dinâmica de trabalho na empresa e o clima do local.

  • Avaliações de valores

Pense no equilíbrio da relação custo-benefício na hora da busca e da contratação da agência. Para isso, estude os serviços que precisa contratar, faça a pesquisa dos preços e desconfie de valores muito acima ou abaixo do que é cobrado no mercado.

Também é importante lembrar de ter um orçamento disponível e cumprir o cronograma estabelecido para que a sua empresa tenha bons resultados em comunicação. As agências full service desenvolvem estratégias que integram diversos setores das empresas, como o marketing, a publicidade e o design gráfico. Isso contribui para que seja desenvolvida uma linguagem única e coerente, ajudando a fortalecer a marca da empresa.

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