Como funciona gateway de frete

Como funciona gateway de frete

Se você tem e-commerce, deve ter percebido que haverá perda de vendas em um determinado ponto ou mais depois que seus clientes online calcularem o custo do frete, certo? Se você já passou por essa situação e parou de vender mesmo com o carrinho cheio, saiba que não está sozinho.

Uma série de pesquisas conduzidas na área de e-commerce indicam que a maioria dos saques se deve a altos custos de remessa.

Porém, existe uma forma muito eficaz de promover sua gestão de frete de e-commerce, ou seja, é necessário instalar um plug-in de gateway de frete em sua plataforma online de e-commerce. Para entender melhor o que é um portal de transporte e como funciona o portal de transporte de uma loja virtual, você veio ao lugar certo.

Vamos começar!

O que é Gateway de Frete?

Encontrar soluções de logística mais eficientes para pedidos online é o que todo empresário deseja. Nesse sentido, existem gateways de frete e sistemas de gerenciamento de transporte (TMS).

O gateways de frete é uma ferramenta competitiva na gestão da entrega de lojas online. Pode calcular com precisão o preço e o prazo de entrega, além de fornecer relatórios de desempenho, também pode fornecer funções mais desenvolvidas para as atividades de transporte. Por outro lado, o TMS é uma espécie de software que roda em distribuição e tem como principal função integrar todas as operações que envolvem a gestão de transportes.

Como funciona o Gateway de Frete para loja virtual? 

Ao utilizar a ferramenta gateways de frete em sua plataforma de e-commerce, mesmo que o cálculo seja feito fora da plataforma, você pode realizar rapidamente toda a operação de cálculo de preço e prazo. Isso deve ser feito para que o cálculo seja baseado em informações atualizadas da transportadora e dos correios.

Nesse caso, através do gateway, as informações podem ser devolvidas rapidamente para que o cliente escolha a forma de envio. Nestes sistemas, todos os tipos de operadoras são geralmente aceitos, desde as mais conhecidas no ramo até as pequenas empresas que prestam serviços por região. Normalmente, o Gateway de frete é fornecido por uma empresa que possui uma equipe dedicada à interpretação das tabelas de embarque. Existem também algumas plataformas que já prestam esse serviço no momento da contratação. Além de muitas opções, por favor avalie cuidadosamente a que melhor se adapta às suas necessidades.

Quando o gerenciamento de frete permite que os consumidores tenham várias escolhas, baratas e atraentes, a taxa de conversão de vendas será maior. Além disso, não podemos esquecer que o frete grátis é um dos aliados importantes na comercialização de produtos no e-commerce. 

Normalmente, o frete grátis é o que faz com que os consumidores escolham seu e-commerce ao invés de outro fator. Observe que o Gateway de Frete permite que você ofereça frete grátis sob certas circunstâncias, por exemplo, quando o valor da compra é superior a um determinado preço ou quando um pedido é feito em uma determinada região. Isso ocorre porque os recursos contribuem para o gerenciamento do frete, para que o depósito não seja sua perda.

Gestão de Fretes para e-commerce

O comércio eletrônico que presta serviços a vários estados do Brasil deve usar métodos diferentes para entregar seus produtos. Portanto, suas vendas no e-commerce são maiores e suas chances de sucesso são maiores. 

A razão é que alguns consumidores preferem gastar muito pouco dinheiro com frete, mesmo que tenham que esperar mais de uma semana para receber seus produtos, há algumas pessoas que não se importam de gastar mais dinheiro, desde que recebam o mais rápido possível.

Para agradar a todos, é recomendável que as lojas virtuais tenham diferentes formas de envio, o que significa que é necessário cooperar com as operadoras e com o Correio. Porém, você deve ter um sistema que permita aos seus clientes inserir o CEP no site, principalmente na hora de fazer uma compra, e receber uma resposta rápida quanto ao valor de cada tipo de frete disponibilizado pelo seu e-commerce.

Esse cálculo pode parecer simples para o consumidor final, mas esconde um processo muito complicado. Portanto, o Gateway de Frete torna-se muito útil por ser uma ferramenta que pode interpretar e processar contratos e programações de fretes disponibilizados pelos Correios e transportadoras diretamente no seu site de e-commerce.

Como o Gateway pode alavancar suas vendas

Um dos maiores desafios enfrentados pelos varejistas é combinar operações e logística de back-end para fornecer aos consumidores uma experiência consistente do cliente, seja na loja online ou no ponto de entrega.

A verdadeira colaboração bidirecional entre o varejista e a transportadora é essencial para o sucesso da execução logística geral. As métricas para o sucesso giram em torno de: custo total, tempo de trânsito e capacidade de resposta do representante da transportadora.

1 - Evita erros de cálculo de frete

O gateway analisa a programação de frete e verifica todas as opções e contratos firmados entre o e-commerce e a transportadora. A aplicação correta de cálculos torna o gerenciamento mais fácil.

2 - Disponibiliza opções ao consumidor

Se seu e-commerce oferece poucas opções de envio, seus clientes em potencial podem desistir da compra. Como são poucos os substitutos, o valor pode aumentar ou o prazo de entrega pode ser muito longo.

Por meio do gateway de frete, diferentes transportadoras podem ser adicionadas para aumentar a gama de opções e fornecer aos consumidores mais poder de decisão.

3 - Possibilita o oferecimento de fretes grátis

Oferecer frete grátis é uma boa estratégia para aumentar as vendas. No entanto, deve-se notar que isso não prejudicará suas margens de lucro. Com um gateway de frete, esse gerenciamento se torna mais fácil. 

É importante fornecer frete grátis apenas para compras acima de um determinado valor. Também pode ser limitado a uma determinada região ou outras circunstâncias onde você acha que se aplica. Nesse sentido, você pode aplicar essa estratégia de forma planejada e sem preconceitos.

4 - Crie relatórios de fretes 

A ferramenta de portal de transporte permite criar relatórios para determinar onde você pode perder vendas devido ao valor do transporte. Nesse caso, você pode definir e tomar medidas para minimizar essas perdas e aumentar as vendas. Os fatos provaram que, à medida que a eficiência dos gateways de frete melhorou, a empresa implementou um frete mais econômico, enquanto reduzia os custos de gerenciamento, o estoque total e o custo geral de processamento de cada pedido.

5 - Controla entradas e saídas

Ao trabalhar em estreita colaboração com seu fornecedor de transporte, você pode realizar ativamente as operações de depósito, incluindo processos, layouts e procedimentos. Ao usar a ferramenta de portal de frete, você pode garantir um bom controle da entrada e saída de produtos e, mais importante, seus clientes podem receber pedidos e produtos a tempo, sem atrasos e problemas. Também permite a criação de campanhas de frete e entrega grátis para dar oportunidade a novos clientes.

Além de utilizar o Gateway de Frete para converter mais vendas, por oferecer aos clientes um leque mais amplo de opções, a ferramenta pode gerar relatórios para o gerente determinar onde perdeu vendas com o frete e tomar as medidas necessárias com base neste indicador.

Lembre-se: quando os diversos departamentos de uma empresa estão alinhados, seja uma loja virtual ou uma loja física, suas vendas tendem a superar as expectativas.

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