Como funciona a logística de um E-commerce?

Como funciona a logística de um E-commerce?

Neste artigo você vai conferir, como funciona de maneira simples a logística de e-commerce.

A logística de e-commerce, às vezes chamada de e- logística, é o processo que uma marca de comércio eletrônico usa para enviar um pedido para as mãos do cliente. Depois que os compradores fazem uma compra on-line, o pedido é embalado, enviado, entregue e, em alguns casos, devolvido.

Embora esse processo seja diferente para cada empresa, a logística de comércio eletrônico de uma loja online inclui vários componentes.

Logística de e-commerce: entenda como funciona 

A logística de e-commerce é um processo complexo de várias etapas. Cada componente depende dos outros e as marcas de comércio eletrônico devem garantir que cada um deles esteja funcionando sem problemas para obter pedidos on-line aos clientes de maneira rápida e eficiente. 

Atendimento de pedidos de comércio eletrônico

O atendimento de comércio eletrônico envolve todas as etapas do processo de logística de comércio eletrônico que ocorrem dentro de um depósito até a etapa de envio. Isso pode incluir armazenamento, armazenamento, embalagem e entrega do pedido ao transportador. Isso também inclui o gerenciamento de estoque em outros armazéns da cadeia de suprimentos de comércio eletrônico.

O processo de atendimento de comércio eletrônico também é a parte da cadeia de suprimentos que tem o maior impacto na experiência de unboxing do cliente. Durante o processo de atendimento, uma marca de comércio eletrônico pode ditar quais embalagens e materiais de embalagem serão usados, quais amostras grátis serão incluídas e qual transportadora enviará o pedido.

O processo de atendimento permite que uma marca se conecte com o cliente por meio da transação online e pode afetar a forma como o cliente percebe a marca.

Visibilidade na logística de e-commerce

À medida que suas necessidades de logística de e-commerce crescem, fica mais difícil ver o quadro geral. As empresas que experimentam um crescimento rápido podem adicionar capacidade logística de forma ad hoc, juntando peças para lidar com um aumento de pedidos ou novos produtos. Talvez você tenha expandido para usar vários armazéns, transportadores diretos ou outras táticas de logística.

No entanto, essas peças podem não se comunicar muito bem, deixando a organização com uma visão incompleta de seu estoque e desempenho de vendas. Pode ser difícil ver toda a situação do seu estoque e ter isso refletido nas contagens de quantidade em seus sistemas internos, bem como em seu site.

Os compradores querem poder ver se um item está disponível antes de passarem pelo processo de checkout. É um ato de equilíbrio manter estoque suficiente à mão, mas não ter excesso de estoque limitando o caixa e o espaço nas prateleiras. As respostas são diferentes dependendo do seu espaço de mercado, e a melhor solução é sempre um alvo em movimento. Trabalhe com fornecedores de logística que podem ajudá-lo a desenvolver os sistemas e a disciplina operacional para fazer com que seu estoque funcione para você.

Gestão de estoque na logística de e-commerce

Não importa se você tem um único armazém ou vários, as coisas podem ficar muito confusas sem o gerenciamento adequado do estoque de comércio eletrônico. Ao rastrear adequadamente qual mercadoria está situada em qual armazém, os funcionários podem manter os níveis de fornecimento sob controle com base na demanda atual e prevista. Com um gerenciamento de estoque adequado, os pedidos on-line podem ser enviados mais rapidamente e os compradores online podem evitar esperar por seus itens.

O gerenciamento de estoque se torna especialmente importante se uma marca de comércio eletrônico vende sapatos, roupas ou qualquer item disponível em vários tamanhos e cores. Eles precisarão garantir que tenham o software de gerenciamento de estoque e o software de gerenciamento de armazém corretos para localizar e rastrear mercadorias em toda a rede da cadeia de suprimentos. As marcas de comércio eletrônico também podem terceirizar seu processo de gerenciamento de inventário para um parceiro 3PL confiável que pode lidar com essas atividades em seu nome.

Armazenamento de comércio eletrônico

Uma marca de comércio eletrônico precisa de espaço adicional para manter o estoque em estoque quando as vendas estão crescendo. Ao selecionar um depósito, eles precisarão considerar quanto estoque manter guardado e onde no mundo eles desejam que o estoque seja armazenado. Uma marca de comércio eletrônico precisa garantir que ela possa se comunicar com as outras partes da cadeia de suprimentos. Isso garante que os níveis corretos de estoque sejam mantidos e que os clientes não fiquem esperando seus pedidos.

Outro fator importante que uma marca de comércio eletrônico precisa considerar é a localização do armazém. Quando a mercadoria precisa viajar de um centro de distribuição para um centro de transporte, pode adicionar tempo às janelas de entrega apertadas. A localização de um armazém pode ser um fator importante quando se trata de calcular os tempos de envio e entregar os pedidos aos clientes no prazo.

Encomendar embalagem e envio na logística de e-commerce

A embalagem do pedido vai além de apenas garantir que os produtos certos estejam na caixa. Assim que o pedido for processado, uma transportadora será selecionada. Às vezes, o cliente pode selecionar uma opção de envio específica (se oferecida), mas na maioria dos casos, o sistema de gerenciamento de armazém decidirá. A encomenda será então recolhida e embalada por um funcionário que aplicará a etiqueta de envio posteriormente.

O embalador que prepara a caixa precisa saber como proteger itens frágeis, quais materiais de embalagem usar para itens específicos e quais amostras grátis incluir quando necessário. Se o pacote exigir kit, eles precisarão saber quais itens vão juntos na caixa.

Quando uma marca de comércio eletrônico estiver usando um depósito 3PL, ela precisará garantir que seu parceiro de logística possa acomodar qualquer embalagem personalizada que a empresa deseje usar.

Devoluções de comércio eletrônico e logística reversa

Com tantos compradores devolvendo itens que compraram e esperando um reembolso rápido, o processo de devolução de comércio eletrônico está se tornando uma parte muito importante da experiência pós-compra

As empresas on-line precisam garantir que sua logística reversa seja tão bem lubrificada quanto seu processo de atendimento. Pacotes perdidos podem levar a reembolsos atrasados, o que pode afetar a satisfação do cliente. Itens perdidos também podem resultar em perda dupla, pois esses produtos não podem mais ser revendidos após a emissão do reembolso.

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