Comece agora mesmo a aplicar SEO para ecommerce

Comece agora mesmo a aplicar SEO para ecommerce

É muito importante iniciar o SEO para ecommerce o quanto antes. Quer saber porque é importante investir em otimização? Saiba as vantagens lendo nosso artigo!

Com o passar do tempo, cada vez mais empresas decidiram abrir lojas virtuais e entrar no mundo do e-commerce. Os objetivos podem variar, desde ter outro canal para vender ou como alternativa a uma loja física.

Mas, seja qual for o motivo, uma coisa é certa: para se destacar no mercado digital e chamar a atenção de potenciais clientes, é preciso usar todas as estratégias possíveis.

O primeiro e um dos principais passos para se destacar no mercado digital é através do SEO de performance para e-commerce, que precisa ser bem estruturado e seguir todas as características ideais que os algoritmos dos buscadores desejam encontrar. Aplicando tudo isso, é possível otimizar os resultados orgânicos em muitos sites, como o Google.

Por que investir em SEO para ecommerce?

Tráfego em declínio, dependência excessiva de um único canal e falta de backlinks são alguns dos sinais de que você deve investir em SEO no comércio eletrônico. Isso porque o SEO dá ao seu site e, portanto, ao seu negócio, autonomia orgânica.

Quanto às vantagens, podemos destacar:

Mais visibilidade

Pode parecer uma ideia trivial, mas a verdade é que não adianta ter um negócio se ele não se destacar e ser visto – nem mesmo o produto de melhor qualidade do mercado pode sobreviver. Por esse motivo, o SEO pode ser uma ferramenta de engajamento eficaz para o inbound marketing. Afinal, traz potencial de compra para pessoas qualificadas por meio do uso de palavras-chave oportunas, conteúdo que se encaixa na intenção de busca da persona e uma estrutura otimizada.

Melhor posicionamento

É fato que todo mundo quer ser visto (de preferência antes da competição). Estamos vendo um crescimento positivo nas métricas de análise à medida que fazemos melhorias técnicas e de conteúdo na página.

Com comportamento positivo e métricas de conversão, o Google conhece bem seu site e deve estar bem posicionado para que mais pessoas o visitem. Como resultado, seu nome de domínio tem mais chances de aparecer à frente de seus concorrentes e fortalecer sua posição no mercado.

Mais vendas

Aparecer primeiro é uma ótima estratégia para aumentar as visitas, mas há uma série de critérios responsáveis ​​por garantir uma venda a partir do momento em que um potencial cliente entra no seu site.

Alguns exemplos incluem: velocidade de carregamento, navegabilidade, dados estruturados e, claro, conteúdo de alta qualidade (incluindo a criação de imagens, vídeos e texto). Tudo isso é fortemente apoiado pelo SEO para ecommerce.

Em conclusão, com SEO para ecommerce, buscamos autoridade e relevância, dois importantes critérios de classificação. Diante dos vários motivos para investir em tráfego orgânico, chegamos à conclusão de que realmente vale a pena investir em suas melhores práticas. É importante saber o momento certo para agir.

Critérios básicos para aplicar SEO para ecommerce

Como o momento mais adequado para apostar na segmentação orgânica depende da maturidade do e-commerce, aqui vai um checklist com o essencial para começar a otimizar no momento mais favorável:

Obtenha suporte de desenvolvedor ou plataforma para otimização técnica

Se o seu site já está funcionando bem, o próximo passo é obter o suporte de um desenvolvedor ou plataforma que forneça as otimizações técnicas necessárias. Esta norma é particularmente importante para garantir que as tarefas não tenham obstáculos no seu desenvolvimento. Então que venham os resultados.

Alguns dos benefícios de ter um desenvolvedor são:

  • Direcionamento do modo mais adequado de adicionar dados estruturados e /ou qualquer alteração em tags não customizáveis no CMS;
  • Suporte para alterações mais complexas no layout (filtro nos menus, por exemplo);
  • Interpretação de problemas no servidor ou redirecionamentos com um olhar mais técnico;
  • Atuação mais que necessária em demandas sobre velocidade, especialmente em casos em que há necessidade de alterações mais complexas durante o código.

Crie personas para sua marca

Fazer SEO para ecommerce vai muito além de trabalhar com palavras-chave de nicho, trata-se também de entender seu público e resolver seus problemas combinando sua intenção de pesquisa.

Mais especificamente, ter um bom entendimento da sua persona (tipo de comprador, público etc.)

De posse dessas informações, é possível realizar ações estratégicas em uma série de ações, desde a definição dos tópicos e categorias do site até a escolha de temas básicos para o blog corporativo.

Conheça a curva A do seu produto

Para garantir retornos financeiros satisfatórios para o seu negócio, vale a pena utilizar o método da curva ABC baseado no Princípio de Pareto, desenvolvido pelo economista italiano Vilfredo Pareto.

A curva ABC permite que você concentre seus esforços nas categorias e subcategorias que têm maior impacto em suas operações. Dessa forma, você pode alocar recursos, estratégias e investimentos, seja no processo de vendas ou na gestão de estoque para o seu negócio.

Os benefícios de usar essa abordagem de forma decisiva são únicos:

  • Identificação de oportunidades;
  • Negociações informadas com fornecedores;
  • Otimização de estoque;
  • Previsão aprimorada;
  • Alocação estratégica de recursos (Inclusive do SEO);
  • Controle sobre itens de alto custo;
  • Melhor atendimento ao cliente;
  • Gerenciamento do ciclo de vida do produto;
  • Despesas de armazenamento reduzidas;
  • Gerenciamento simplificado da cadeia de suprimentos.

Pés no chão

Por último (mas não menos importante), para começar com SEO para ecommerce, é essencial ter os pés no chão. O que quero dizer é: você precisa ter expectativas tangíveis, o mais próximo possível da realidade.

O tráfego orgânico recebe esse nome porque acontece naturalmente. Isso significa que, ao investir em SEO para ecommerce, você não paga pelo tráfego (como na publicidade), mas pela otimização de todo o seu site. Nesse sentido, otimizar significa fornecer mais qualidade aos usuários e rastreadores, resultando em tráfego mais qualificado.

Portanto, entendemos que o pré-requisito mais importante (ainda mais importante do que os citados acima) é ter uma vontade real de crescer. A resiliência deve ser uma habilidade obrigatória para todo empreendedor, especialmente quando estamos falando de resultados de longo prazo.

É neste ponto que encerramos nosso artigo. Com todas essas informações, você tem a base para analisar se o seu e-commerce está pronto para SEO. Sem deixar de considerar a importância da otimização para qualquer negócio. 

Gostou deste artigo? Continue nos acompanhando para ter acesso a mais conteúdos como este. Aproveite para conhecer as soluções da Infracommerce para o seu negócio!

Fale com um especialista

Leia também

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Já ouviu falar da estratégia multi warehouse? Essa é uma das soluções para ter um Fulfillment gerenciado. Entenda como funciona o processo e como aplicar.

Acessar
Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Veja as diferenças entre marketplace e marketing digital. Duas modalidades ideais para qualquer negócio online ter sucesso no processo de vendas.

Acessar
Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evitar a ruptura de estoque no seu negócio utilizando os serviços da InfraLog. A solução Infracommerce que disponibiliza a gestão completa do seu estoque!

Acessar

Explore todos os assuntos do Blog

Revolucione sua
Customer Experience!


Descubra qual solução Infracommerce é a ideal para o sucesso do seu negócio.

Preencha o formulário abaixo que nossa equipe
entrará em contato para mais informações








Obrigado! Seu contato foi enviado com sucesso!
Oops! Algo deu errado, tente novamente.