Análise de performance: como fazer na sua empresa

Análise de performance: como fazer na sua empresa

Você realiza análise de performance com frequência na sua empresa? Esse é um processo essencial para enxergar claramente se as metas estão sendo alcançadas e como a empresa está se comportando no mercado. É com base nesse estudo que podem ser definidas ações que visam o crescimento da organização.

Diversos dados são gerados pela empresa diariamente, e a partir destes é possível realizar análises muito profundas. Para que isso ocorra, basta que exista uma cultura de avaliar o desempenho do negócio e um processo desenhado para a prática: a análise de performance está ao alcance de todas as empresas que desejam explorá-la.

O que é a Análise de Performance?

Análise de performance é o resultado da execução de todas as atividades que foram realizadas durante a avaliação de desempenho. Com a análise de performance é possível fazer correções sobre o andamento das tarefas e desenvolver melhorias no desempenho dos colaboradores, gerando melhores resultados para todos dentro de uma organização.

Esse estudo é fundamental justamente por ser a ferramenta que avalia os resultados individuais e coletivos, incentivando a motivação nas corporações e da equipe, por seus métodos que viabilizam o crescimento profissional dentro das empresas.

O estudo através da análise de performance classifica os pontos fortes e fracos de todos dentro da organização. Incentivando o aperfeiçoamento de habilidades técnicas e comportamentais dos colaboradores, identificando líderes e retendo talentos.

É a partir dessa estratégia que as informações são avaliadas, servindo de peso na tomada de decisões e estabelecendo soluções com a intenção de aprimorar a qualidade do trabalho e o rumo da empresa.

Confira 6 dicas para realizar a análise de performance de uma forma mais completa na sua empresa. 

Estabeleça os indicadores de desempenho (KPI)

Para poder mensurar os resultados de um jeito mais simples e direcionado, é necessário estabelecer os indicadores de desempenho ou KPI (Key Performance Indicator). Tais indicadores são informações numéricas distintas que irão atestar a performance de unidades, centros de custos ou processos.

Ao definir quais os indicadores de desempenho que irão mensurar os resultados mais importantes para os gestores, é possível ter uma tomada de decisão mais assertiva e uma análise de performance mais direcionada. 

Fique atento as vendas

As vendas costumam ser o setor mais importante da empresa, afinal, é através delas que deriva grande parte da receita da instituição. Por esse motivo, é muito importante fazer a análise de performance desse setor.

Para isso, é preciso estabelecer alguns indicadores, como: Quais foram os produtos que atingiram a meta, as unidades que obtiveram mais êxito, evolução do mercado, entre outros. Esses são apenas alguns parâmetros que podem ser usados na hora de analisar a performance. 

Sempre analise os seus volumes e custos

O planejamento orçamentário é de extrema importância para quem quer ter controle das finanças da empresa. É através dele, que serão projetados todos os volumes e custos que a empresa terá ao longo do ano.

Todos os custos com materiais, encargos, insumos, tributações, entre outros, devem ser considerados, para que na hora que a análise de performance for feita, possa aferir se os resultados estão dentro do que foi planejado ou se as coisas estão saindo do curso. 

Realize a projeção de fluxo de caixa

Para realizar uma análise de performance assertiva, é preciso fazer a projeção de fluxo de caixa. Ao realizar o planejamento orçamentário, todas as movimentações financeiras devem ser projetadas, levando em consideração variações tributárias ou inflacionárias, assim como contratações e demissões, manutenção de equipamentos e tantas outras despesas.

Através da projeção de fluxo de caixa, você pode analisar a evolução das entradas e saídas da empresa mês a mês e, desta forma, avaliar o Planejado X Realizado. Fora isso, é possível analisar o que foi liquidado e o que ainda está a vencer, assim como a performance por unidade ou projeto.

Analise a performance da DRE

Outra dica para realizar uma análise de performance completa é mensurar a demonstração de resultado da empresa. Não basta somente ter os dados expostos ali se não houver mecanismos para aferir os mesmos.

Através de parâmetros bem estabelecidos e de ferramentas que auxiliam os gestores a apurar os números que ali estão, é possível visualizá-los através de uma linha do tempo, de um mapa de análise, gráficos e até mesmo inserir comentários. 

Ferramentas são aliadas poderosas

Se você já realizou a análise de performance na sua empresa, sabe bem dos resultados positivos que a mesma traz para o seu negócio. Os gestores sentem mais segurança na hora da tomada de decisão e os resultados são mensurados mais assertivamente.

Ferramentas de avaliação de performance

Hoje em dia são muito utilizadas as ferramentas e softwares que fazem todo o processo de avaliação de performance de todos os colaboradores, por diminuírem o esforço manual e otimizarem o tempo para consolidar as metas automaticamente, deixando para trás as planilhas e formulários.

Os erros de operação e descentralização das informações são inexistentes, com as ferramentas de avaliação a coleta de dados é apurada rapidamente, sendo concreta e confiável. Todos os dados ficam disponíveis visualmente e de forma dinâmica, contribuindo na tomada de decisões e na criação dos relatórios finais, tornando tudo automático.

É possível fazer o monitoramento do desempenho e a execução das atividades em tempo real, auxiliando ainda mais na análise de performance, de acordo com o resultado da somatória do desempenho das demandas organizacionais.

Ferramentas de avaliação de performance são completas para mensurar resultados, porque utilizam o uso da avaliação de desempenho para ter o panorama completo de cada colaborador. A aplicação de soluções como o Reconhecimento e Recompensa também é usado na parametrização de performance, calculando o bônus de acordo com o desempenho individual, das equipes ou da empresa.

Conseguiu compreender a importância de realizar corretamente a Análise de Performance dentro do ambiente de trabalho? Ter uma equipe motivada para alcançar suas metas faz toda a diferença.

Conheça nosso LinkedIn!
Fale com um especialista

Leia também

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Já ouviu falar da estratégia multi warehouse? Essa é uma das soluções para ter um Fulfillment gerenciado. Entenda como funciona o processo e como aplicar.

Acessar
Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Veja as diferenças entre marketplace e marketing digital. Duas modalidades ideais para qualquer negócio online ter sucesso no processo de vendas.

Acessar
Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evitar a ruptura de estoque no seu negócio utilizando os serviços da InfraLog. A solução Infracommerce que disponibiliza a gestão completa do seu estoque!

Acessar

Explore todos os assuntos do Blog

Revolucione sua
Customer Experience!


Descubra qual solução Infracommerce é a ideal para o sucesso do seu negócio.

Preencha o formulário abaixo que nossa equipe
entrará em contato para mais informações








Obrigado! Seu contato foi enviado com sucesso!
Oops! Algo deu errado, tente novamente.