A importância da tecnologia para ecommerce

A importância da tecnologia para ecommerce

Entenda a importância da tecnologia para ecommerce para o seu negócio. Mencionamos quais são os principais desafios e como superá-los na sua empresa.

Com a ênfase cada vez maior nas compras online e o acirramento da concorrência, as empresas de e-commerce devem investir em inovações tecnológicas para oferecer aos clientes uma experiência de compra diferenciada, mais completa e personalizada.

Essas inovações também ajudam a melhorar a capacidade da loja virtual de atender à demanda crescente, tanto na operação da plataforma quanto na organização de estoques e embarques. Então, veja abaixo alguns exemplos da importância da inovação de tecnologia para ecommerce.

Por que a tecnologia para ecommerce é importante?

Os avanços da tecnologia para ecommerce possibilitaram a substituição de espaços físicos por páginas ou sites na internet, o que acabou por facilitar não somente a vida do empreendedor, mas também a experiência de compra do consumidor.

Hoje em dia, os chamados chatbots são utilizados em sites de lojas online para responder dúvidas de clientes de maneira automática.

A tecnologia auxilia esse tipo de comércio com soluções de softwares que podem resolver as questões de pagamentos, recebimentos, marketing, coleta e tratamento de dados e muitas outras.

Além de tudo, as soluções de tecnologia para ecommerce ajudam a otimizar as atividades internas de vendas. E isso acaba resultando em uma melhor prestação de serviços para o cliente, que consequentemente ajuda a aumentar o rendimento do negócio.

Desafios relacionados à tecnologia para ecommerce

Vejamos alguns pontos destacados que são importantes para o mapeamento onde os esforços devem ser direcionados:

  • Estabilidade do site

Ainda em relação à qualidade da navegação do usuário, outra questão importante mapeada na pesquisa foi a estabilidade do site. Mais uma vez, é fundamental atentar para os recursos da plataforma de tecnologia para ecommerce.

Os sistemas de venda de ponta garantem que a loja ficará no ar, mesmo que haja um pico no volume de acessos. Isso ocorre, por exemplo, nos períodos de maior tráfego nos sites, como em datas comemorativas como a Black Friday.

Além da infraestrutura apropriada para a demanda, é essencial fazer o monitoramento contínuo das configurações, de forma os chamados erros de scripts, bastante prejudiciais à experiência do usuário.

  • Velocidade de carregamento das páginas

O tempo de carregamento das páginas é um dos fatores críticos para as lojas. Acostumado com a instantaneidade proporcionada pelas plataformas digitais, o consumidor hoje é bastante exigente neste quesito.

Para se ter ideia da importância do assunto, estima-se que há uma redução de 7% nas taxas de conversão a cada 1 segundo a mais no tempo de carregamento do site.

Refletindo sobre as condições para o e-commerce, é importante monitorar com frequência a situação da loja. Um dos fatores que devem ser analisados com atenção é o tempo de carregamento das imagens.

As fotos têm enorme importância na apresentação dos produtos, contudo, devem ser adotados os cuidados necessários na configuração das imagens. O ideal é evitar o uso de arquivos muito pesados, procurando otimizar o tamanho das fotos.

Outra dica importante refere-se à escolha da plataforma de tecnologia para e-commerce, que deve dispor de uma infraestrutura adequada em seus servidores para garantir mais velocidade para o usuário.

Importante lembrar, também, que a maioria dos acessos hoje ocorre via mobile, ou seja, essas análises devem considerar o que acontece com os dispositivos móveis.

O próprio Google, ao fazer a indexação das páginas para a busca, leva em conta esse tempo de carregamento, priorizando as mais rápidas.

Numa boa estrutura para SEO, por exemplo, considera-se que o tempo de carregamento da página deve ficar abaixo de 2,5 segundos; e o tempo de resposta para uma ação do usuário deve ser de até 100 milissegundos.

  • Experiência do usuário

A experiência do usuário tem relação direta com a usabilidade do site, ou seja, com o fato de a navegação ocorrer de forma fluída, sem atritos. Como se pode imaginar, vários fatores podem influenciar nessa experiência, até porque é preciso analisar tudo o que acontece na jornada de compra do cliente.

Ela começa, então, com a qualidade do serviço de busca da loja, que deve ser facilitado, até a entrega do produto, passando pela questão do atendimento e do suporte oferecido ao cliente.

Com a evolução da tecnologia para ecommerce, hoje o comércio virtual dispõe de recursos importantes para cada uma dessas etapas.

Na busca, por exemplo, temos visto o emprego de ferramentas que permitem que o cliente faça suas pesquisas por voz e por imagem. 

Outro recurso importante é o emprego de soluções responsáveis por identificar o consumidor e, assim, oferecer-lhe uma experiência personalizada, baseada no seu histórico de visitas.

No atendimento, soluções simples, como os chatbots, têm ajudado a resolver as dúvidas dos clientes relacionadas ao produto, ao serviço de entrega ou mesmo à forma de pagamento.

Na logística, vale atentar para a importância dos controles de gestão de estoque. Parece um detalhe, mas ao fazer esse trabalho de forma bem-feita a loja não corre o risco de vender algo que não está disponível para entrega imediata.

Nessa mesma linha, temos ainda os sistemas que permitem otimizar as rotas de entrega dos produtos, o que pode gerar economia de tempo e, assim, aumentar o nível de satisfação do cliente com a compra.

Como vimos, o emprego adequado das soluções de tecnologia para ecommerce disponíveis pode fazer a diferença em todas as frentes do negócio. 

Considerando que o objetivo deve estar além da venda imediata, privilegiando o relacionamento, é fundamental que os gestores enfrentem o desafio de orientar os processos pela experiência do usuário.

Para isso, conte com ferramentas de tecnologia para ecommerce que vão te ajudar a superar todos os desafios do setor. 

Soluções Infracommerce

A Infracommerce é uma empresa brasileira especializada em soluções para e-commerce e logística. Algumas das soluções oferecidas pela Infracommerce incluem:

  1. Plataforma de e-commerce: A Infracommerce oferece uma plataforma de e-commerce que pode ser customizada de acordo com as necessidades do cliente. A plataforma é escalável e pode lidar com volumes de tráfego e transações elevados.
  2. Logística: A Infracommerce oferece soluções de logística integradas, incluindo armazenamento, separação, embalagem e entrega de produtos. A empresa possui uma rede de centros de distribuição em todo o Brasil e utiliza tecnologia avançada para gerenciar estoques e entregas.
  3. Atendimento ao cliente: A Infracommerce oferece serviços de atendimento ao cliente multicanal para empresas de e-commerce. Os serviços incluem atendimento telefônico, chat e e-mail, com equipe especializada para suporte em vendas, SAC, pós-vendas e gestão de pedidos.
  4. Pagamentos: A Infracommerce oferece soluções de pagamento online para empresas de e-commerce, incluindo integração com os principais meios de pagamento, como cartões de crédito, boletos bancários, transferências eletrônicas e carteiras digitais.
  5. Marketing digital: A Infracommerce oferece serviços de marketing digital para ajudar empresas de e-commerce a aumentar a visibilidade, engajamento e conversões em seus canais de venda. Os serviços incluem SEO, SEM, mídia social, e-mail marketing e retargeting.

Essas são apenas algumas das soluções oferecidas pela Infracommerce. Cada empresa tem necessidades específicas, por isso é importante entrar em contato com a Infracommerce para discutir suas necessidades e ver quais soluções são mais adequadas para você.

Entre em contato conosco e confira!

Fale com um especialista

Leia também

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Já ouviu falar da estratégia multi warehouse? Essa é uma das soluções para ter um Fulfillment gerenciado. Entenda como funciona o processo e como aplicar.

Acessar
Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Veja as diferenças entre marketplace e marketing digital. Duas modalidades ideais para qualquer negócio online ter sucesso no processo de vendas.

Acessar
Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evitar a ruptura de estoque no seu negócio utilizando os serviços da InfraLog. A solução Infracommerce que disponibiliza a gestão completa do seu estoque!

Acessar

Explore todos os assuntos do Blog

Revolucione sua
Customer Experience!


Descubra qual solução Infracommerce é a ideal para o sucesso do seu negócio.

Preencha o formulário abaixo que nossa equipe
entrará em contato para mais informações








Obrigado! Seu contato foi enviado com sucesso!
Oops! Algo deu errado, tente novamente.