A forma de pagamento também pode ser vista como estratégia para captar clientes

A forma de pagamento também pode ser vista como estratégia para captar clientes

Há uma ampla variedade de formas de pagamento disponíveis para o mercado eletrônico, mas quais elas devem oferecer para atrair os compradores?

Nos primeiros dias do comércio eletrônico, as opções de pagamento costumam ser limitadas a pagamentos com cartão, mas agora há uma variedade muito maior de métodos de pagamento para compradores online.

O desafio para os varejistas online é como acompanhar as mudanças nas preferências dos clientes e quais dos muitos métodos de pagamento diferentes oferecer aos clientes. 

Neste artigo, entenda como a forma de pagamento também pode ser uma estratégia para captar clientes. 

Como utilizar a forma de pagamento estrategicamente para captar clientes?

Não é nenhuma surpresa que o método de pagamento mais utilizado em todo o mundo ainda seja o cartão de crédito .

Uma razão pela qual os métodos de pagamento alternativos não são mais bem-sucedidos é que sua taxa de adoção geralmente é muito lenta. Assistentes de voz e vendas sociais podem estar se tornando comuns, assim como já é comum ver compradores pagando com seus smartwatches.

Em ordem de volume de uso, estes são os métodos de pagamento mais populares em todo o mundo:

  • Carteiras digitais (Paypal)
  • Cartões de crédito e débito (Visa, MasterCard)
  • Transferências bancárias
  • Débito Direto
  • Pix para e-commerce
  • Fatura
  • Cartões virtuais e moeda
  • Cupons e cartões-presente da loja

Na verdade, precisamos levar em conta a distribuição detalhada desses dados mundiais. As carteiras eletrônicas WeChat Pay e Alipay são as mais utilizadas, mas isso porque dois terços do volume global de pagamentos online é realizado na região Ásia-Pacífico e 50% corresponde à China. Se levarmos em conta as demais regiões do mundo, os cartões de débito e crédito ainda são o sistema dominante.

Tipos de métodos de pagamento online para comércio eletrônico

Cartões de débito e crédito

Como já mencionado, esses são os métodos mais populares nos Estados Unidos, Europa, América Latina e Índia.

Nas lojas físicas, os cartões são cada vez mais utilizados com um sistema de pagamento, que permite pagamentos sem contacto através de um dispositivo ou cartão. É também o sistema preferido dos jovens: segundo um estudo recente, 80% das transações feitas pelos millennials são feitas com cartão.

A tokenização, um sistema que oculta o número do cartão do comprador, está se espalhando para aumentar a segurança.

PIX no comércio eletrônico

O pagamento via PIX alcançou uma marca importante. Trata-se de um sistema de pagamentos instantâneos, que está cada vez mais popularizado e já é aceito por mais da metade do e-commerce nacional. 

Os e-commerces que têm incorporado este sistema estão se destacando no mercado competitivo. Lojas que têm oferecido promoções para quem efetua pagamentos via PIX. O que também serviu como incentivo para os consumidores adotarem a modalidade.

Carteira eletrônica

As carteiras eletrônicas são uma ferramenta digital que permite incluir cartões ou contas bancárias (e até criptomoedas) para efetuar pagamentos usando outro dispositivo, como seu smartphone ou smartwatch; Existem métodos globais de carteira eletrônica, como Apple Pay, Microsoft Wallet, Samsung Pay e Alipay, além de regionais.

Pagamentos bancários online (OBeP)

Um sistema de pagamento online, menos extenso que os anteriores, que facilita as transações bancárias com acesso e informações em tempo real, sem a necessidade de cartão. 

Pagamentos de aplicativos

Esses são os botões Comprar agora que estão se tornando populares nas plataformas de mídia social, como Instagram ou Facebook, e que facilitam o pagamento sem precisar sair do aplicativo.

Pagamentos biométricos

Pagar usando impressão digital ou reconhecimento facial não é mais apenas um truque de ficção científica. No entanto, seu uso ainda está longe de se tornar generalizado, pois mais da metade dos usuários não confiam em sua segurança. 

Parcelamentos

O familiar pagamento a prestações está a reviver graças aos avanços em machine learning, que permitem analisar o risco financeiro do requerente e, assim, decidir qual o empréstimo ou o parcelamento mais adequado para ele. Esse sistema ainda é muito utilizado para compras de produtos ou serviços que envolvem um grande investimento.

Para concluir, a maioria dos métodos de pagamento são fáceis de integrar e fáceis de usar. Vale reconhecer que os clientes preferem uma experiência digital a cada compra, e oferecer métodos de pagamento digital, sem dúvida, aumentará sua taxa de conversão. Quanto mais opções você tiver, mais lucro poderá obter.

Há uma variedade de métodos de pagamento online para escolher. Mas antes de escolher, você precisa entender as necessidades do seu negócio, como funciona cada opção e como ela irá beneficiar você.

Gostou do artigo? 

A Infracommerce tem soluções para seu negócio. Quer saber mais? Entre em contato

Fale com um especialista

Leia também

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Já ouviu falar da estratégia multi warehouse? Essa é uma das soluções para ter um Fulfillment gerenciado. Entenda como funciona o processo e como aplicar.

Acessar
Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Veja as diferenças entre marketplace e marketing digital. Duas modalidades ideais para qualquer negócio online ter sucesso no processo de vendas.

Acessar
Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evitar a ruptura de estoque no seu negócio utilizando os serviços da InfraLog. A solução Infracommerce que disponibiliza a gestão completa do seu estoque!

Acessar

Explore todos os assuntos do Blog

Revolucione sua
Customer Experience!


Descubra qual solução Infracommerce é a ideal para o sucesso do seu negócio.

Preencha o formulário abaixo que nossa equipe
entrará em contato para mais informações








Obrigado! Seu contato foi enviado com sucesso!
Oops! Algo deu errado, tente novamente.