A evolução do comércio digital e a importância de estratégias modernas

A evolução do comércio digital e a importância de estratégias modernas

Comércio digital: Confira, neste artigo, a evolução e entenda a importância do uso de estratégias modernas. 

À medida que o valor do comércio eletrônico aumentou, também aumentou a complexidade das transações online. O e-commerce hoje significa mais do que simplesmente processar pagamentos eletrônicos e possibilitar vendas pela internet. É também mais do que conhecer o seu cliente, por mais crucial que seja. As vendas de comércio digital em 2022 dependem do desempenho robusto de praticamente todos os aspectos das empresas modernas, desde operações e cadeia de suprimentos até serviços de entrega e programas de fidelidade do cliente.

As organizações devem aproveitar todo o poder dos sistemas integrados de back-office em conjunto com os sistemas inteligentes de percepção do cliente para fornecer transações digitais personalizadas e contínuas que encantem o cliente. 

Evolução do comércio digital: é hora de traçar o seu caminho! 

O futuro do comércio digital deve ser analisado a partir da evolução da compra e venda pela Internet - desde os primeiros sites corporativos que funcionavam como folhetos on-line até os poderosos sites de vendas de concierge de hoje que podem ser acessados ​​por meio de vários canais. Além do impacto do COVID-19 nas transações digitais, é necessário superar os desafios e elaborar estratégias modernas para o seu negócio. Abaixo destacamos os principais aspectos para compreender a evolução do comércio digital

1. De 'centrado em produto' para 'centrado em solução', o comércio digital evolui

Uma combinação de fatores está impulsionando a evolução do comércio digital. No centro está a internet.

As empresas antes competiam principalmente nos chamados quatro P's do marketing: praça, preço, produto e promoção. Mas a função de busca da web e o alcance da internet neutralizam um ou mais desses fatores diferenciadores. Comprando online, um cliente pode facilmente obter o mesmo produto ou produto similar pelo mesmo preço ou menor, com tempos e custos de envio comparáveis.

Como resultado, outros fatores estão surgindo como principais diferenciais, sendo a personalização o termo genérico para os novos elementos que impulsionam os hábitos de compra no mundo digital.

Transações de venda online

O conceito de comércio digital está mudando de transações de venda online para uma experiência personalizada e interativa. Os clientes têm acesso a uma ampla gama de recursos ao visitar uma loja online, incluindo experimentação virtual de produtos e jogos e conceitos interativos de narrativa que aumentam o envolvimento e educam o consumidor sobre produtos [e] marcas. 

No mercado de comércio digital de 2022, as empresas devem descobrir como entregar o produto e a solução para o problema do cliente. Para fazer isso, eles devem entender a intenção do cliente online.

Por exemplo, um varejista que atende um cliente que procura um vestido preto deve ser capaz de usar ferramentas digitais, além de dados gerais e pessoais, para entender que o comprador não precisa apenas de um vestido, mas sim de uma roupa para um evento. Na verdade, a cor do vestido pode, neste caso, ser irrelevante – com vestido preto sendo quase sinônimo de vestido de coquetel.

Entender a intenção faz parte da personalização de uma experiência.

Transações B2B

A intenção do cliente também é relevante em transações B2B . Aqui, pode significar entender o processo de aquisição exclusivo de um cliente, por exemplo, exibindo automaticamente quaisquer preços especiais especificados por um contrato de aquisição existente, facilitando quaisquer requisitos de aprovação e antecipando necessidades com base em históricos de pedidos anteriores.

Nos espaços B2C e B2B, a venda online deixou de ser reativa para ser proativa e participativa. É uma mudança de centrada no produto para centrada na solução. Vamos usar a venda de uma bicicleta ergométrica online como exemplo.

Não é apenas vender uma bicicleta ergométrica online, mas sim entregá-la na casa do comprador, configurá-la e ajudá-los a maximizar seu valor através do uso. A bicicleta é um produto; quando está em minha casa e funcionando, é a solução.

2. Tecnologias de comércio digital 

Embora a internet tenha sido a tecnologia capacitadora para o comércio digital, ela está longe de ser a única tecnologia necessária para oferecer a experiência que os clientes esperam agora e no futuro. Alguns desses amplos recursos de tecnologia incluem o seguinte:

Capacidades voltadas para o cliente. Os sites devem ser fáceis de navegar e fáceis de usar, além de rápidos e responsivos. Os sites devem ter os recursos que mais importam para o público-alvo e ser capazes de interagir com outros sites – sites de mídia social para consumidores jovens, por exemplo, ou sistemas de compras da empresa para clientes corporativos.

Tecnologias relacionadas a dados: a evolução do comércio digital

As organizações devem ser capazes de coletar e usar seus próprios dados, bem como dados de fontes externas. Isso permite que a organização antecipe as necessidades de um cliente mesmo quando tiver poucos ou nenhum dado sobre esse cliente específico; a empresa pode usar suas outras fontes de dados para compilar uma compreensão do que aquele cliente precisa com base em suas interações com clientes semelhantes.

3. Inteligência artificial 

As organizações podem usar a IA para oferecer experiências online personalizadas. Uma marca de cosméticos, por exemplo, pode usar algoritmos de IA para fornecer análises de pele e recomendar produtos adequados.

Sistemas de back-end. As empresas precisam de infraestrutura moderna e arquitetura de TI atual que possa dar suporte a todos esses outros recursos. Normalmente, isso significa mudar de sistemas legados para computação em nuvem e aplicativos SaaS para permitir escala e velocidade rapidamente quando necessário; alavancar micros serviços para aumentar a agilidade e a flexibilidade; e quebrando silos por meio da integração e do uso de APIs.

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