5 maneiras utilizadas para rastrear carga durante o processo de entrega

5 maneiras utilizadas para rastrear carga durante o processo de entrega

O processo de entrega é primordial nas etapas de uma venda bem sucedida. Conheça 5 maneiras de rastrear carga e garanta satisfação do cliente.

As soluções logísticas voltadas para a melhoria da gestão dos negócios são essenciais. Com isso, tecnologias são necessárias e automaticamente foram desenvolvidas ferramentas para rastrear carga.

Como muitas empresas enfrentam desafios na adaptação de seus sistemas logísticos, as soluções de rastreamento apoiam o planejamento organizacional para levar os produtos aos clientes no menor tempo possível.

O controle das operações de transporte é fundamental para o sucesso e a eficiência das atividades diárias de uma empresa. O planejamento de rotas de transporte e o rastreamento de cargas podem melhorar as operações de distribuição de cargas.

Por que é importante rastrear carga?

O rastreamento de cargas é uma solução de alta tecnologia, uma ferramenta que combina um sistema de transporte de produtos com o mecanismo de gestão estratégica de uma empresa. Entre as ferramentas mais eficazes estão softwares e programas instalados em rede, como os chamados sistemas SaaS (software as a service).

Ao rastrear carga, você pode entender a rota de transporte de toda a frota em tempo real e coletar informações importantes para a gestão. As informações coletadas contribuem para o controle gerencial e o bom andamento da carga. Esses programas registram dados de produtos, rotas, cargas e destinos, além de coletar referências de profissionais envolvidos em cada etapa do processo de entrega.

Programas mais avançados podem ainda fornecer funcionalidades adicionais, como o envio de incidentes diretamente para empresas e clientes em caso de acidentes e imprevistos.

5 tecnologias para rastrear carga

1. GPS: a mais conhecida tecnologia para rastrear cargas

O sistema para rastrear carga baseado em GPS tem 24 satélites para apoiá-lo: aqueles em órbita terrestre. Portanto, não importa onde você esteja, você tem pelo menos quatro satélites em sua empresa.

Um receptor é montado no caminhão para receber o sinal enviado pelo satélite e decodificar a posição com base nas coordenadas de longitude e latitude. Os dados de localização são enviados à central de monitoramento e encaminhados ao operador.

O equipamento instalado no caminhão é um navegador com tecnologia GPS (Global Positioning System), dentre suas vantagens podemos citar a possibilidade de consulta em tempo real.

Os gestores podem acessar os dados de qualquer lugar usando a internet, aplicativos ou plataformas digitais. Como o acesso aos dados é contínuo, ou seja, 24 horas, é possível alertar a polícia imediatamente em caso de roubo.

Os satélites têm relógios atômicos muito precisos que registram o tempo decorrido entre o momento em que o sinal é enviado e a resposta do GPS chega. A partir deste intervalo de tempo, pode-se calcular a posição exata do veículo e sua carga. A tecnologia GPS pode funcionar a partir do ponto mais distante, desde que não seja subterrâneo.

2. Radiofrequência: as ondas de rádio como sistema para rastrear carga

Rastrear carga por radiofrequência (RF) também se popularizou e já é um dos métodos mais utilizados no Brasil. O GPS é baseado em satélite, enquanto o RF obtém informações de antenas de rádio dentro do território de um país. O sinal captado pela antena é triangulado para que a localização precisa do caminhão possa ser alcançada.

Este sistema tem muitas vantagens, pois pode chegar a ambientes fechados e cobertos que o GPS não consegue. Os operadores priorizam o sistema no rastreamento de veículos em complexos urbanos repletos de galpões e túneis. RF opera no subsolo.

Este é um sistema muito estável porque cada dispositivo opera em uma determinada frequência. Portanto, o bloqueador de sinal raramente interfere na transmissão e recepção de sinais.

Esses interceptores são usados ​​por ladrões para dificultar o rastreamento de caminhões. A radiofrequência ainda possui um sistema de segurança que avisa a presença de um bloqueador de sinal próximo ao centro.

3. Telemetria: um monitoramento detalhado do veículo e da carga

A telemetria é um sistema técnico mais completo, ou seja, não apenas para rastrear carga, mas também monitora o veículo, coletando informações como a velocidade atingida e a situação do trânsito em áreas mais perigosas. Com isso, acidentes e roubos na rodovia podem ser evitados.

A telemetria é um avançado sistema integrado cuja finalidade é monitorar e gerenciar o veículo ao longo do percurso. Por meio de uma rede sem fio (via satélite ou rádio), é possível identificar a localização do caminhão e controlar diferentes pontos como consumo de combustível, desempenho do veículo e do motorista, erros do sistema e perda de desempenho.

Desta forma, dependendo da carga que vai transportar, pode definir um limite de velocidade e verificar se o condutor do veículo está a cumprir efetivamente as regras. Esses dados ajudam a avaliar os motoristas e recompensar aqueles que apresentam melhor desempenho.

Portanto, vale a pena investir nessa tecnologia. Dá-lhe o controlo total da sua frota, aumentando a segurança. Além disso, ajuda a prever efetivamente as necessidades de manutenção. O resultado é a redução dos custos logísticos e da ociosidade, aumentando a produtividade do processo logístico.

4. RFID: a etiqueta de radiofrequência como sistema de rastreamento

As etiquetas RFID vão além do rastreamento de carga. O termo RFID pode ser traduzido como "Identificação por Radiofrequência". É uma tecnologia de comunicação e identificação baseada na rotulagem de mercadorias. Tem um alcance curto, mas ainda é muito útil no transporte de cargas.

A etiqueta libera uma onda que chega ao transceptor e a antena, entregando todas as informações sobre o produto. Por exemplo, RFID pode ser colocado em humanos, animais, mercadorias e embalagens. O sinal de ondas de rádio da etiqueta é convertido em dados digitais por um leitor apropriado, facilitando a identificação e rastreamento mais rápido.

Ao contrário dos códigos de barras tradicionais, a etiqueta pode ser lida sem aproximar a etiqueta do leitor. Como dissemos, as etiquetas emitem sinais de rádio, que são captados por receptores e antenas.

Dadas as vantagens que oferece, a ferramenta é valiosa para dissuadir as ações de criminosos por meio de um rastreamento de carga mais preciso, pois a localização pode ser rastreada em tempo real mesmo quando a carga é retirada do caminhão.

5. Softwares de gestão: opções que fazem um trabalho mais completo

Os softwares de gestão de transporte de cargas são uma boa escolha por serem mais completos, ou seja, podem não apenas rastrear, mas também realizar outros processos e ações que simplificam a gestão e melhoram a qualidade. Por meio deles, é possível monitorar todas as fases do serviço de transporte.

Esses sistemas podem compartilhar facilmente dados sobre cargas e veículos, dando às transportadoras visibilidade total do andamento da remessa. Alguns modelos realizam a análise de informações automaticamente.

Mostramos alguns exemplos de boas técnicas para rastrear cargas. Cada um tem suas vantagens e limitações. Em alguns casos, uma ou mais dessas soluções podem até ser combinadas. Avalie e escolha a opção que funciona melhor para o seu negócio.

Gostou deste artigo? Continue nos acompanhando para ter acesso a mais conteúdos como este. Não deixe de conhecer as soluções para o seu negócio na plataforma Infracommerce!

Fale com um especialista

Leia também

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Multi Warehouse Fulfillment Gerenciado: O que é?

Já ouviu falar da estratégia multi warehouse? Essa é uma das soluções para ter um Fulfillment gerenciado. Entenda como funciona o processo e como aplicar.

Acessar
Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Existe diferença entre marketplace e marketing digital?

Veja as diferenças entre marketplace e marketing digital. Duas modalidades ideais para qualquer negócio online ter sucesso no processo de vendas.

Acessar
Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evite ruptura de estoque com soluções InfraLog

Evitar a ruptura de estoque no seu negócio utilizando os serviços da InfraLog. A solução Infracommerce que disponibiliza a gestão completa do seu estoque!

Acessar

Explore todos os assuntos do Blog

Revolucione sua
Customer Experience!


Descubra qual solução Infracommerce é a ideal para o sucesso do seu negócio.

Preencha o formulário abaixo que nossa equipe
entrará em contato para mais informações








Obrigado! Seu contato foi enviado com sucesso!
Oops! Algo deu errado, tente novamente.