5 dicas para melhorar a performance do seu e-commerce

5 dicas para melhorar a performance do seu e-commerce

O comércio eletrônico não para de progredir no Brasil. Segundo estimativas, a taxa de crescimento será de 10% ao ano, até o fim de 2017.

Aprimorar constantemente seu e-commerce é tarefa obrigatória de todo gestor para alavancar vendas e atingir suas metas. Confira algumas dicas que separamos para melhorar pontos que vão fazer a diferença em sua loja virtual.

1. O processo de compra deve ser curto

O cliente deve conseguir chegar ao produto que ele quer com, no máximo, três cliques. Por isso, organize os itens de seu e-commerce com filtros de busca úteis e inteligentes.

Além disso, o internauta não gosta de perder tempo ao preencher formulários extensos, nem de ser obrigado a navegar por várias páginas para finalizar uma compra. Diante disso, seu formulário deve ser prático e objetivo. O armazenamento de dados para compras futuras é uma opção que agrada muito, mas fique de olho nas normas sobre a retenção de dados do consumidor.

2. Facilite a navegação usando ícones

Os ícones agilizam a compreensão do consumidor e facilitam a compra, além de tornar o visual e a experiência em seu e-commerce mais intuitivos e agradáveis. Informações como o número do pedido, endereço, prazo para entrega e contato do fornecedor, por exemplo, podem e devem vir representadas por ícones. Pense sempre em unir facilidade e rapidez para garantir o retorno e satisfação do cliente.

3. Mobile – Crie um site responsivo

A cada dia, é maior o número de internautas que utilizam dispositivos móveis e, por isso, é imprescindível que seu e-commerce seja responsivo, com otimização para o mobile.

Comece com um layout que facilite a navegação, pensando que na compra online pelo celular ou tablet, o cliente quer a mesma eficiência e praticidade de seu e-commerce que em um desktop.

Diante disso, os conteúdos, produtos e serviços de sua loja virtual devem ser readaptados, para melhorar a experiência na plataforma mobile.

4. Invista em boas fotos dos produtos

É essencial que as imagens da vitrine de seu e-commerce sejam de alta qualidade. Desta maneira, seu cliente pode ver todos os detalhes dos produtos, agregando confiança e valor à sua loja virtual.

No e-commerce, o ideal é que existam fotos em todos os ângulos de seus produtos.

Além disso, uma prática interessante é de humanizar as imagens de sua loja virtual. Utilize imagens de pessoas fazendo uso do produto que está sendo demonstrado. Dessa forma, o consumidor consegue visualizar detalhes relacionados ao tamanho, por exemplo.

5. Fique atento ao tempo de carregamento de sua loja virtual

Seu e-commerce pode até ser atraente e oferecer o produto desejado, mas se as páginas de sua loja virtual demoram para carregar, o possível comprador pode desistir.

A velocidade de carregamento das páginas é decisiva para a efetivação da compra, e cria impacto direto no SEO.

No e-commerce, imagens em formato e tamanho adequado, código fonte limpo e bem escrito e servidores voltados à esse fim são pontos que melhoram o tempo de carregamento. Um bom tempo de carregamento é fator chave para promover experiências agradáveis ao consumidor.

A Infracommerce possui equipe dedicada à gestão de e-commerces, com serviços de gestão full commerce ou estrutura modular, para atuar com a melhoria de todas as questões apresentadas acima, e muito mais.

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